Ao fim da primeira parte do Barcelona - Granada, já dá para ter uma ideia do que procura Quique Sétien para o seu Barcelona.
A defender o 4-4-2 herdado de Valverde. 2 linhas de 4, Messi e Griezmann soltos, sem grandes responsabilidades. Dá ideia de haver um indicador para iniciar a pressão com passe atrasado. Normalmente algum jogador salta na pressão atrás da bola, outros jogadores ajustam em marcação HxH.
Organização defensiva vs Granada |
Com bola, Alba e Fati soltos nas alas, bem profundos; Roberto fica atrás junto de Piqué e Umtiti; Vidal mais próximo da área e Rakitic mais próximo de Busquets; Messi com total liberdade e Griezmann também livre, mas mais junto da área. Primeira fase de construção muito paciente, muita troca de bola, essencialmente até bola entrar em Messi.
Organização Ofensiva vs Granada |
Ficam algumas dúvidas:
- Onde encaixa de Jong? Como central por troca com Umtiti? No lugar de Roberto? Desce Busquets para central? Por troca com Vidal ou Rakitic? E Arthur?
- Quem mais cria oportunidades? Para já, só Messi entra na área adversária (seja em passe ou drible). Noutros tempos tinha ajuda de Xavi, Iniesta e Dani Alves. Pede-se mais criatividade, principalmente aos 2 interiores que jogam nas costas dele e mais golo aos extremos.
- Como é que a equipa adapta ao deambular de Messi? Por vezes, Messi procura a ala direita e Fati desviou para o meio, mas quando equipa perde a bola, fica o lado direito desfalcado.
Sem comentários:
Enviar um comentário