A ocupação do espaço à frente da defesa é crucial, principalmente em jogos entre equipas de topo. Quando esse espaço não é bem ocupado, pode dar origem a jogadas de enorme perigo ou mesmo golo como é o caso que se analisa de seguida.
Começando pelo vídeo, este corresponde ao golo do Milan ao Barcelona.
Seria fácil culpar Dani Alves. Afinal, o golo surge na zona do lateral direito. Mas vendo melhor a jogada, pode analisar-se de outra maneira.
Contexto
Lançamento lateral para Jordi Alba, Iniesta e Busquets dão opção frontal e recuada, Alexis Sanchez dá opção avançada. Repare-se em Xavi e a distância para Piqué.
Reacção à perda
2º momento do lance |
Milan recupera a bola e Montolivo explora a profundidade com passe para Niang. Alves, Puyol e Piqué recuperam a posição, Jordi Alba e Busquets também reagem, mas Xavi apercebe-se que não há nenhum jogador prestes a invadir a sua zona (Muntari ainda não tinha iniciado a corrida) e não recupera. Um momento depois, Muntari inicia a corrida e só depois Xavi reage.
Pré-golo
O momento que antecedo o golo de Muntari. Excelente tecnicamente Shaarawy. |
Como se pode ver na imagem, com a bola já dentro da área, Shaarawy recebe a bola e dá para o jogador que entrou desacompanhado e em velocidade. Xavi está à entrada da área.
Erros
O primeiro erro será a distância entre a defesa e jogador que ocupa a posição "6", no caso Xavi. Pode ser visto na primeira imagem.
O segundo e mais importante, prende-se com o motivo de escrita deste texto. A ocupação do espaço central à frente da defesa. Normalmente, seria Busquets que o faria (sem falhas, diga-se). Nesta situação, Busquets aproxima-se da linha lateral para dar a linha de passe e Xavi ocupa essa posição. Até aqui, tudo bem. Mas na reacção à perda de bola, Xavi fica muito imóvel e em corrida é facilmente ultrapassado por Muntari. A sua reacção deveria ser a de compensar a descida da defesa. Isto é, manter a distância entre a defesa e a sua posição ou até reduzir essa distância devido à aproximação a zonas de golo. Assim, não só Xavi poderia ter reagido a tempo de evitar o golo de Muntari, através do acompanhamento da corrida, como também poderia estar no espaço em que Shaarawy recebe (com a possibilidade de não lhe dar oportunidade de receber) e poderia ser Dani Alves a ficar na zona do segundo poste e assim ocupar o espaço onde entra Muntari.
Sem comentários:
Enviar um comentário