Na Liga Espanhola é quase tradição jogar com duplo pivô. Um mais defensivo/posicional, outro mais dinâmico/organizador. Na selecção principal, Del Bosque optava por uma solução alternativa. Duplo pivô, mas com 2 jogadores posicionais: Busquets de passe curto, mais preocupado com equilíbrios e Xabi Alonso de passe longo. O organizador, Xavi, jogava à frente dos 2. No entanto, tanto em alguns jogos de qualificação como no 1º jogo da Taça das Confederações, surgiu uma alteração: pivô único. Neste último jogo foi Busquets.
Por outro lado, a selecção sub-21 iniciou o Euro da categoria com Illarramendi como pivô único, mas a partir do 2º jogo, Lopetegui mudou para 2 pivôs: Koke e Illarramendi.
Sub-21
1 - Primeiro jogo do Euro Sub21; 2a - Resto da competição; 2b - Variação com Isco na direita (na variação, Thiago e Isco trocavam muitas vezes de posição) |
Selecção A
1a - Equipa base do Mundial anterior; 1b - Jogo de qualificação contra a França; 2 - Primeiro jogo da Taça das Confederações |
Dinâmica
Naturalmente, o problema não se resolve por análise do desenho táctico (estático). O importante é perceber a dinâmica que os jogadores dão a esse mesmo desenho.
No caso da sub-21, Thiago e Isco jogavam muito subidos e deixavam muito espaço nas costas para Illarramendi defender. A entrada de Koke permite dar liberdade a Illarramendi, mantendo um médio bastante capaz com bola e levando Thiago e Isco para espaços de decisão do jogo sem os retirar da organização.
Na seleção A, Busquets e Xabi Alonso eram demasiado posicionais, principalmente com Xavi que procura muito a bola em zonas recuadas. Na saída de bola tornava-se quase um triplo pivô (obriga a ter muitos jogadores da equipa que ataca atrás da linha da bola, impedindo a progressão). Outro factor importante é que a sobre-ocupação do meio obrigava Iniesta a jogar mais encostado na ala. Sem Xabi Alonso, Iniesta joga mais por dentro e tem mais bola. Também permite ter mais um avançado. Desta vez o escolhido foi Soldado. Cesc ganha liberdade e joga em trocas posicionais com Iniesta entre a ala e a posição de enganche.
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