quinta-feira, 23 de junho de 2011

Proposta de Plantel: Benfica 2011/2012

O plantel que acabou a época
GR: Moreira, Roberto e Júlio César
DD: Maxi Pereira e L.Filipe
DE: Fábio Coentrão e Carole
DC: Luisão, Sidnei, Jardel e Roderick
MD: Javi Garcia, Airton e R.Amorim
MC: Carlos Martins e César Peixoto
MO: Aimar e F.Menezes
EX: Nico Gaitán, Salvio e J.L.Fernandez
PL: Cardozo, Nuno Gomes, Saviola, Jara, Kardec e Weldon

Portugueses: 7
Total: 26


Saídas e Entradas já confirmadas
Entradas
André Almeida (MC/MO, Belenenses), Bruno César (MO/PL, Corinthians), Enzo Peréz (EX/MO, Estudiantes), Daniel Wass (DD/EX, Brondby), Matic (MC, Chelsea), Nolito (EX, Barcelona B), Artur Moraes (GR, Braga), Nuno Coelho (MD, Académica)
Saídas
Nuno Gomes, Sidnei (Besiktas), Airton (Flamengo), F.Menezes (Botafogo) e Salvio (retorna do empréstimo)

Quem deve ficar e quem deve sair?
Deve Ficar
Maxi Pereira, Carole, Luisão, Jardel, Roderick, Javi Garcia, R.Amorim, Carlos Martins, Aimar, Nico Gaitán, Cardozo e Jara
Deve Sair
L.Filipe, J.L. Fernandez, Saviola, Kardec e Weldon
Dúvidas
Júlio César - um dos três GR deve sair. não se tendo afirmado como solução após o mau momento de Roberto, faz com que seja incluído nesta lista, mas acho que vai continuar.
Moreira - ser mais uma vez terceiro GR não deve agradar a Moreira, por isso, acho que devia procurar outro clube, mas como não parece que isso vá acontecer, mantenho-o no plantel.
Roberto - foi muito criticado, os jogadores não confiam nele e foi contratado um jogador para o lugar dele, por isso, é bastante provável que saia. No entanto, o elevado ordenado e a necessidade de recuperar o investimento podem dificultar esta venda.
César Peixoto - como polivalente pode ficar no plantel para "tapar buracos", mas tendo em conta a idade e as soluções existentes, a melhor solução seria sair.
Fábio Coentrão - quer sair e tem convites, mas o Benfica tem dificultado a sua saída e isso pode afastar algum interesse. No entanto, é bastante provável que saia.

Entradas propostas
No caso de sairem 2 Guarda-Redes (entre Moreira, Roberto e Júlio César), a escolha deverá cair em Oblak (retorna do empréstimo) para 3º GR. Se só sair 1, então ninguém deve entrar.
Necessariamente, terá que comprar um defesa central. A decisão será entre um jogador de futuro e continuar a apostar em Jardel para fazer parelha com Luisão ou num titular indiscutível. No segundo caso, teria que ser um jogador complementar a Luisão e que seguisse o perfil de David Luiz (rápido e bom a sair a jogar). Não me lembro de muitos nomes que correspondam ao perfil e estejam disponíveis para o Benfica, mas certamente que Tolói (Goiás) e Mário Fernandes (Grémio) podiam ser considerados. Para o primeiro caso, Léo Kanu, já deve estar contratado.
Saindo Fábio Coentrão e não contando com César Peixoto como opção, será necessário um titular, visto que Carole ainda tem que evoluir para ter esse estatuto. Falava-se em Ansaldi (Rubin), mas a demora do Benfica a finalizar o negócio (isto é, a vender Coentrão), parece ter desesperado os dirigentes do clube russo. Apesar de tudo, acredito que continue a ser uma opção. Outra opção seria recorrer ao mercado brasileiro ou argentino, por exemplo: Fabian Monzon (Boca Jr) ou a jogadores que estejam à procura de equipa, por exemplo: Insua (Liverpool). Uma terceira opção, seria apostar em Shaffer, que tanto quanto sei ainda está sob contrato do Benfica.
Para a posição 10, apesar de já contar com alguns jogadores que podem fazer essa posição (Aimar, Gaitán, Enzo, Bruno César e Carlos Martins), Miguel Rosa e David Simão vão fazer a pré-época. Supondo que um deles fica, aposto em David Simão (retorna de empréstimo) pela experiência de Primeira Liga.
Quanto aos extremos, apesar de já terem no plantel 3 jogadores e Jorge Jesus só jogar com 1 (no outro lado costuma jogar um interior), pode haver uma alteração da estratégia e isso tornava Urreta ou Rúben Pinto como soluções a custo zero muito viáveis. No entanto, não considero necessário reforçar esta posição.
Finalmente, a última necessidade seria um ponta-de-lança. Tendo Jara e Bruno César como segundos-avançados e só Cardozo como jogador de área, a aposta natural seria num jogador com o mesmo perfil do avançado uruguaio. No entanto, a necessidade de apostar mais noutras posições e tendo em conta o que já foi gasto noutras contratações, a opção pode recair em Nélson Oliveira (retorna do empréstimo) ou em Urreta (retorna do empréstimo). Também se fala que Rodrigo Mora já está contratado. Se por outro lado, o Benfica optar por mais uma contratação, lembro os nomes de Federico Santander (Guarani) que esteve emprestado ao Toulouse mas já voltou ao Paraguai e Adrian Lopez (Deportivo) que desceu de divisão e tem estado em destaque no Europeu de Sub-21.

Plantel proposto
GR: J.César, Artur Moraes e Moreira
DD: Wass e Maxi Pereira
DE: Carole e Ansaldi
DC: Luisão, Roderick, Jardel e Tolói
MD: Javi Garcia, Nuno Coelho e R.Amorim
MC: Carlos Martins e Matic
MO: Aimar e David Simão
EX: Nico Gaitán, Enzo Peréz e Nolito
PL: Cardozo, Jara, Bruno César e Nélson Oliveira (/Urreta)

Portugueses: 7
Total: 25


Onze Base
Jorge Jesus não deve trocar o seu 4-4-2, apesar de ter alguns jogadores mais propícios a outros desenhos táticos.
GR: Artur Moraes
DD: Maxi
DE: Ansaldi
DC: Luisão e Tolói
MD: Javi Garcia
AD: Carlos Martins
AE: Enzo Perez
MO: Gaitán
SA: Bruno César
PL: Cardozo

Portugueses: 1
Jogadores Novos: 5 (1 do nosso campeonato)


Conclusão
O plantel está praticamente decidido, por isso, não tinha muitas escolhas a fazer. Saliento o baixo número de portugueses que deve ser corrigido nas próximas épocas (e estou a incluir David Simão, Nélson Oliveira e Roderick que podem não fazer parte do plantel).

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sub 21 - 2011 @ Dinamarca - Espanha vs Inglaterra

Nome: Ander Herrera
Data de Nascimento: 14.08.1989
Posição: Médio Centro / Médio Ofensivo
País: Espanha
Clube Actual: Saragoça / At. Bilbao

Talvez o mais próximo do que se pode chamar de "projecto de Xavi". Visão de jogo, capacidade de passe e temporização são as suas maiores qualidades. Joga ligeiramente mais adiantado no terreno do que o médio centro do Barcelona.
Acabou a época no Saragoça, mas já está contratado pelo At. Bilbao. Não sei se ficará por lá muito tempo.


Nome: Kyle Walker
Data de Nascimento: 28.05.1990
Posição: Lateral Direito
País: Inglaterra
Clube Actual: Tottenham

Impressionante a forma como ataca. A velocidade do drible cria muito perigo. Não deu para ter uma ideia muito clara do que vale como defesa porque a Espanha atacava muito pelo meio. Os extremos (Mata e Jeffren), faziam as diagonais e os laterais ingleses só ficavam a cobrir o jogador que ocupava o espaço (lateral que subia ou médio centro que flectia).
Começou a época no Tottenham, foi emprestado ao QPR (20 jogos) durante a primeira parte da época e acabou a época no Aston Villa (15 jogos). Ficar no plantel do Tottenham não é fácil, tendo a concorrência de Alan Hutton e Corluka que transitam da época anterior e ainda de Kyle Naughton que também regressa de empréstimo.

Nome: Thiago Alcântara
Data de Nascimento: 11.04.1991
Posição: Médio Centro
País: Espanha/Itália/Brasil
Clube Actual: Barcelona

Pés brasileiros e cultura de posse culé/espanhola. Fica uma mistura estranha. Joga muito, mas por vezes, é demasiado "brasileiro", isto é, adorna muito o lance. Tem tanta ou mais qualidade que o seu colega do lado (Ander), mas tem muito menos capacidade de temporização e decisão.
Joga principalmente na equipa B do Barcelona, mas já conta com algumas presenças na equipa principal. Se quiser jogar mais assiduamente numa liga competitiva, deverá sair, porque duvido que consiga ocupar o lugar de Xavi ou Iniesta no futuro.

domingo, 12 de junho de 2011

Sub 21 - 2011 @ Dinamarca - Dinamarca vs Suiça

Não tive oportunidade de ver o jogo todo, apenas a primeira parte. Saltaram à vista três jogadores suiços: Rossini, Emeghara e Shaqiri

Nome: Jonathan Rossini
Data de Nascimento: 05.04.1989
Posição: Defesa Central/Lateral Esquerdo
Nacionalidade: Suíça
Clube Actual: Sampdória

Dos 3, foi o jogador que tive menos oportunidade de ver, mas ainda assim, pareceu-me ser um defesa bastante seguro e que sabe sair a jogar. Esteve grande parte das 2 últimas épocas emprestado ao Sassuolo (com 31 jogos na primeira e 18 na segunda, na qual só esteve emprestado desde Janeiro), mas é jogador da Sampdória e poderá fazer parte do plantel na próxima época, principalmente com a descida da equipa à Série B. Já tem 1 internacionalização A (45 minutos de jogo).

Nome: Innocent Emeghara
Data de Nascimento: 27.05.1989
Posição: Médio Ofensivo/Extremo/Avançado
Nacionalidade: Suíça
Clube Actual: Grasshopper

Nascido na Nigéria, mas internacional Suiço. Jogou mais interior do que era esperado, o que acabou por ser bom para ele, pois teve mais bola. Quase todos os ataques passavam por ele e por Shaqiri, o que prova a sua influência (o golo surge no seguimento de uma dessas jogadas, com "assistência" de Emeghara e jogada individual e remate de Shaqiri). Tem 1 minuto de jogo pela selecção A!

Nome: Xherdan Shaqiri
Data de Nascimento: 10.10.1991
Posição: Extremo
Nacionalidade: Suíça
Clube Actual: Basel

Também nasceu no estrangeiro, mais precisamente no Kosovo. Impressiona pela capacidade de aceleração, pelo 1-vs-1 e pelo remate potente de pé esquerdo com que termina as suas diagonais. Já tem 11 internacionalizações A.

Nota:
Do que vi no resumo, na segunda parte esteve em destaque o guarda-redes Yann Sommer do Basel. Como na primeira parte a Dinamarca não criou lances de grande perigo, não me chamou muito à atenção, mas podia muito bem figurar neste destaque.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Proposta de Plantel: Braga 2011/2012

O plantel que acabou a época
GR: Artur, Quim, Marcos
DD: Miguel Garcia e Sílvio
DE: Elderson e Marco Ramos
DC: Paulão, Kaká e Rodriguez
MD: Vinicius, Custódio e Vandinho
MC: Hugo Viana, Leandro Salino e Guilherme (penso que foi emprestado mas não tenho a certeza)
MO: Mossoró
EX: Ukra, Alan, Hélder Barbosa, Paulo César
PL: Lima, Meyong e Keita

Portugueses: 8
Total: 24

Saídas e Entradas já confirmadas
Entradas
Imorou (DE, Chateauroux), Zé Luís (PL, Gil Vicente), Rodrigo Galo (DD/MC/EX, Gil Vicente), Djamal (MD, Beira-Mar), Douglas (PL,VSC), Henrique (DC, Feirense/Olhanense) e NAC (DC, Sporting)
Saídas
Artur (Benfica), A.Rodriguez (Sporting), Sílvio (At. Madrid) e Kaká (acaba o empréstimo)

Quem deve ficar e quem deve sair?
Deve Ficar
Quim, Elderson, Paulão, Custódio, Vandinho, Custódio, Salino, Guilherme, Mossoró, Ukra, Hélder Barbosa, Lima
Deve Sair
Marcos, Marco Ramos, Vinicius e Keita
Dúvidas
Hugo Viana - só o ponho nesta lista porque não sei se está emprestado ou se tem contrato com o Braga. Se tiver (penso que tem) é para manter.
Alan - pode proporcionar algum retorno e certamente que terá algum interesse em sair.
P. César - ipsis verbis.
Miguel Garcia - não sou admirador das suas qualidades, por isso, se surgir um negócio interessante, seria um jogador a vender. noutro caso, é para manter.
Meyong - é um bom jogador, mas a sua permanência deve depender do salário que auferir, principalmente com a contratação de Douglas e Zé Luís.
Custódio/Vandinho - Chegou a haver a certeza que Vandinho não faria parte do plantel, mas nos últimos dias correram notícias de que faria mais uma época no Braga. Custódio pode estar de saída, principalmente já estando garantido Djamal e se não se concretizar a saída de Vandinho. De qualquer modo, tinham os 2 qualidade para se manterem no plantel.


Entradas propostas
Com a saída de Artur Moraes, o Braga deve procurar um Guarda-Redes titular. Assim, no seguimento da política de contratações do clube, surgem os nomes de Beto (FCP) que pode ser dispensado do Porto e Rui Rego (Beira-Mar) como jogador que se evidenciou na Liga e já foi treinado por Leonardo Jardim. O Braga também tem apostado no mercado brasileiro e em jogadores dispensados em equipas da Europa como foram os casos dos GR titulares deste ano (Felipe do mercado brasileiro e Artur dispensado da Roma), mas não tenho conhecimento de um jogador em tão boas condições de ser titular no Braga como Beto. Outra opção será ficar com Mário Felgueiras e Quim, mas não sei até que ponto é que oferecem a qualidade que o Braga procura. Cristiano ou Diego Silva podem ficar como terceiro guarda-redes.
No caso de Miguel Garcia sair, Ivan Piris (Cerro Porteño) seria a minha primeira opção, mas surge nos últimos dias associado a Benfica e Porto, entre outros, o que certamente dificultaria a sua aquisição. Como segunda opção, mais uma vez, há a dispensa de jogadores dos grandes: Miguel Lopes (FCP) e João Gonçalves (SCP) podem não ficar no plantel e seriam opções interessantes.
Para o centro da defesa, se Paulão continuar e se apostarem em Aníbal para quarta opção, não será preciso acrescentar ninguém. No entanto, é pouco provável que ambas aconteçam e nesse caso, a minha aposta recairia em Sereno (FCP) ou Cohene (Paços). Se houver disponibilidade financeira para uma aposta mais avultada, Zé Castro seria um caso a pensar.
Sabendo que o Braga procura um organizador de jogo para rivalizar com Mossoró, tem-se falado em duas boas opções: Darragi (Tunis) e Anas Sharbini (Hajduk). Contudo, acrescento Semir Stilic (Lech). Não acho extremamente necessário reforçar esta posição, por isso, qualquer jogador que venha tem que trazer um "extra" de qualidade. Por outro lado, fala-se que Leonardo Jardim pode querer mais um médio de transição. Nesse caso, faria sentido pensar em Rui Sampaio do Beira-Mar ou em Jorge Ribeiro que está a tentar desvincular-se do Benfica.
Tomando como certas as saídas de Alan e P.César, ficam abertas 2 vagas para extremos. Uma delas pode ser ocupada por Yazalde (retorna de empréstimo), apesar de se falar num possível empréstimo ao Olhanense. A outra vaga deverá ser ocupada por Pizzi (retorna de empréstimo). Como, segundo os jornais, tem mercado , pode ser vendido e assim há a possibilidade de recorrer ao mercado nacional com Bruno Gama (Rio Ave), Artur (Beira-Mar) e Edgar Costa (Nacional) bem colocados ou ao mercado internacional, no qual proponho Pedro Morales (Dinamo Zagreb) e Hernán Pérez (Villarreal B). Não sei o valor de mercado de Pedro Morales, mas acredito que não seja muito alto e Hernán Pérez tem tido poucas oportunidades no Villarreal e com 22 anos deve procurar mais regularidade numa equipa que jogue na Europa. Dos cinco, a minha escolha recai em Bruno Gama, porque é português, deve contar como jogador formado no Braga e acredito que tem capacidade para ser uma peça influente numa equipa com mais ambição do que o Rio Ave (não querendo criticar o Rio Ave, mas não é uma equipa de Europa). Além destes, ainda há Diogo Valente. Pertence ao Braga e pode ser uma solução para o plantel ou pode servir de moeda de troca.
Por último, fala-se que o Braga pode procurar mais um avançado. Para mim, só faz sentido se Zé Luís for emprestado (e nesse caso, pode ser ele a seguir viagem para Olhão na vez de Yazalde). Nesse caso, Ernesto Farias, como já se tem falado, seria uma opção do meu gosto, mas que parece fora do alcance do Braga (pelo menos a título definitivo). Outra opção, também pouco provável era a tentativa de "resgatar" João Silva ao Everton.

Plantel proposto
GR: Quim, Cristiano (/Diego Silva) e Beto (/Mário Felgueiras)
DD: Rodrigo Galo e Miguel Garcia (/Miguel Lopes)
DE: Imorou e Elderson
DC: Paulão, NAC, Henrique e Aníbal (/Zé Castro)
MD: Vandinho e Djamal
MC: Hugo Viana, Salino e Guilherme
MO: Mossoró e Stilic (/Jorge Ribeiro - não é MO, mas lendo o texto acima, percebe-se o porquê da sua colocação aqui)
EX: Ukra, Hélder Barbosa, Yazalde e Bruno Gama
PL: Lima, Douglas e Zé Luís (/Farias)

Portugueses: 12
Total: 25

Onze Base
Apostando num 4-3-3 ao estilo do usado por Leonardo Jardim no Beira-Mar mas com um elemento mais adiantado no meio-campo, em detrimento do duplo-pivot que usava (Djamal-Renan). Também contei com o facto de por vezes (durante o jogo) o 4-3-3 se transformar em 4-3-1-2 e nesse caso, Hélder Barbosa poderia ser esse "1" e Pizzi juntar-se-ia a Lima no ataque.

GR: Beto
DD: Galo (/Miguel Lopes)
DE: Elderson
DC: Paulão e Henrique
MD: Djamal
MC: Hugo Viana
MO: Mossoró
EX: Pizzi e Hélder Barbosa
PL: Lima

Portugueses: 5
Jogadores Novos: 5 (todos do nosso campeonato)

Conclusão
Seria um Braga na linha de continuidade com os últimos plantéis. Deverá chegar para assegurar o quarto lugar na Liga, principalmente se Manuel Machado continuar à frente do Vitória de Guimarães. Tenho algumas dúvidas quanto a alguns jogadores, nomeadamente Elderson, Henrique e Lima. São jogadores interessantes, mas para o nível que o Braga quer ter, não sei se deveriam ser titulares (não gosto particularmente de NAC, por isso não o escolhi na vez de Henrique. No caso de Sereno ou outro central entrar no plantel, será um possível concorrente pela titularidade).

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Proposta de Plantel: Sporting 2011/2012

O plantel que acabou a época
GR: Patricio, Hildebrand e Tiago
DD: João Pereira, Abel e Cédric
DE: Evaldo e Grimi
DC: Carriço, Polga, Torsiglieri e NAC
MD: P.Mendes e Zapater
MC: Maniche e A.Santos
MO: Matias, Valdés e Tales
EX: Vukcevic, Djaló, Izmailov, Salomão e Cristiano
PL: Postiga e Saleiro

Portugueses: 14
Total: 26

Entradas e Saídas confirmadas:
EntradasA.Rodriguez (Braga), Carrillo (Alianza Lima) e Ricky Van Wolswinkel (Utrecht)
Saídas
Hildebrand e NAC (Braga)

Quem deve ficar e quem deve sair?
Deve FicarPatrício, JP, Evaldo, Carriço (possível mudança de posição), Torsi, A.Santos, Matias, Valdés, Djaló, Salomão, Postiga e Saleiro
Deve SairAbel, Grimi, Polga, Zapater, Maniche, Tales, Vukcevic, Cristiano
Dúvidas
Tiago - se é para 3º GR, serve. no entanto, depende do salário. se for elevado e não aceitar reduzir, deve sair.
Cédric - se J.Gonçalves voltar à equipa pode ser emprestado para rodar, senão era bom mantê-lo e deixá-lo jogar em jogos de menor dificuldade.
Izmailov - se os problemas continuarem, é um salário gasto num jogador que não está disponível para a equipa. como é uma mais-valia, é importante definir a sua situação.
Pedro Mendes - depende da condição física e do salário.

Entradas propostas
Golas como GR jovem parece ser uma boa opção. Outra opção seria contratar um jogador com créditos firmados que pudesse ser segunda opção: Bracalli, por exemplo.
João Gonçalves deve retornar do empréstimo e pode ser uma opção interessante como segunda opção para lateral direito.
Wendt em final de contrato ou Bruno Teles do Vitória de Guimarães seriam escolhas que lutariam pelo lugar no onze.
Entendendo que Carriço pode render mais como médio defensivo e tendo em conta que foi dos sectores mais frágeis da época que findou, optar pela contratação de Alex Silva para fazer par com "El Mudo" Rodriguez e Cohene ou outro jogador barato e com algum potencial são soluções interessantes (Paul Baysse é um jogador que se tem afirmado no futebol francês e que já vi a jogar, mas não faço ideia do seu valor de mercado).
Rinaudo, que já tem sido falado como uma possível contratação leonina seria figura de destaque no meio-campo, impondo a sua agressividade na recuperação de bola.
Zézinho das camadas jovens do clube é um jovem que acredito ter muito potencial. A melhor forma de o potenciar/aproveitar seria através de uma integração na equipa principal.
Com Izmailov e Salomão como jogadores de ala que teriam a mesma tarefa que Alan no Braga, Wilson Eduardo pode ser o suplente de Djaló como extremo que procura as diagonais (Paulo César no Braga). Outra possibilidade é optar por Carrillo. No caso de Izmailov sair, Bruno Gama e Vieirinha seriam casos a pensar para o substituir.

Plantel proposto
GR: Patrício, Tiago e Golas (/Bracalli)
DD: JP e J.Gonçalves (/Cédric)
DE: Evaldo e Wendt (/B.Teles)
DC: Torsi, Rodriguez, Alex Silva e Cohene (/Carriço)
MD: Carriço e Rinaudo (/P.Mendes)
MC: A.Santos e Zézinho
MO: Matias e Valdés
EX: Djaló, Salomão, Izmailov (/Bruno Gama) e Wilson Eduardo (/Carrillo)
PL: Saleiro, Postiga e RVW

Portugueses: 12 a 14
Total: 24

Onze Base
Tendo em conta a características do onze da equipa treinada por Domingos na época que findou (Braga), o do Sporting deverá passar por:
GR: Patrício
DD: JP
DC: Alex Silva
DC: Rodriguez
DE: Wendt/Evaldo
MD: Carriço/Rinaudo
MC: A.Santos
MO: Matias
EX: Djaló e Izmailov/Salomão
PL: RVW

Jogadores Novos: 3 (1 do nosso campeonato) a 5 (1 do nosso campeonato)
Portugueses: 4/6

Conclusão
Pode não ser plantel para ganhar o campeonato, mas também não acredito que uma mudança tão brusca seja possível e seja benéfica (o tempo de adaptação seria enorme). Assim, acrescentaria qualidade na defesa com a entrada de Rinaudo, Rodriguez e Alex Silva e tem um jogador mais capaz na finalização e melhor dentro da área. Outra hipótese, seria jogar com Postiga nas costas de RVW (trocando com Matias), possivelmente com Valdés a entrar para o lugar de A.Santos ou do médio mais defensivo (descendo A.Santos para essa posição).

Nota:
Não estou a contar com a saída de jogadores para equilibrar o orçamento, mas nesse caso, as saídas mais prováveis seriam de Patrício e A.Santos. Ainda assim, as saídas de Vukcevik, Maniche, Zapater, Polga e Grimi dariam alguma folga (tanto ao nível da folha salarial como ao nível do encaixe financeiro, principalmente no caso de Vukcevik)