quinta-feira, 9 de junho de 2011

Proposta de Plantel: Braga 2011/2012

O plantel que acabou a época
GR: Artur, Quim, Marcos
DD: Miguel Garcia e Sílvio
DE: Elderson e Marco Ramos
DC: Paulão, Kaká e Rodriguez
MD: Vinicius, Custódio e Vandinho
MC: Hugo Viana, Leandro Salino e Guilherme (penso que foi emprestado mas não tenho a certeza)
MO: Mossoró
EX: Ukra, Alan, Hélder Barbosa, Paulo César
PL: Lima, Meyong e Keita

Portugueses: 8
Total: 24

Saídas e Entradas já confirmadas
Entradas
Imorou (DE, Chateauroux), Zé Luís (PL, Gil Vicente), Rodrigo Galo (DD/MC/EX, Gil Vicente), Djamal (MD, Beira-Mar), Douglas (PL,VSC), Henrique (DC, Feirense/Olhanense) e NAC (DC, Sporting)
Saídas
Artur (Benfica), A.Rodriguez (Sporting), Sílvio (At. Madrid) e Kaká (acaba o empréstimo)

Quem deve ficar e quem deve sair?
Deve Ficar
Quim, Elderson, Paulão, Custódio, Vandinho, Custódio, Salino, Guilherme, Mossoró, Ukra, Hélder Barbosa, Lima
Deve Sair
Marcos, Marco Ramos, Vinicius e Keita
Dúvidas
Hugo Viana - só o ponho nesta lista porque não sei se está emprestado ou se tem contrato com o Braga. Se tiver (penso que tem) é para manter.
Alan - pode proporcionar algum retorno e certamente que terá algum interesse em sair.
P. César - ipsis verbis.
Miguel Garcia - não sou admirador das suas qualidades, por isso, se surgir um negócio interessante, seria um jogador a vender. noutro caso, é para manter.
Meyong - é um bom jogador, mas a sua permanência deve depender do salário que auferir, principalmente com a contratação de Douglas e Zé Luís.
Custódio/Vandinho - Chegou a haver a certeza que Vandinho não faria parte do plantel, mas nos últimos dias correram notícias de que faria mais uma época no Braga. Custódio pode estar de saída, principalmente já estando garantido Djamal e se não se concretizar a saída de Vandinho. De qualquer modo, tinham os 2 qualidade para se manterem no plantel.


Entradas propostas
Com a saída de Artur Moraes, o Braga deve procurar um Guarda-Redes titular. Assim, no seguimento da política de contratações do clube, surgem os nomes de Beto (FCP) que pode ser dispensado do Porto e Rui Rego (Beira-Mar) como jogador que se evidenciou na Liga e já foi treinado por Leonardo Jardim. O Braga também tem apostado no mercado brasileiro e em jogadores dispensados em equipas da Europa como foram os casos dos GR titulares deste ano (Felipe do mercado brasileiro e Artur dispensado da Roma), mas não tenho conhecimento de um jogador em tão boas condições de ser titular no Braga como Beto. Outra opção será ficar com Mário Felgueiras e Quim, mas não sei até que ponto é que oferecem a qualidade que o Braga procura. Cristiano ou Diego Silva podem ficar como terceiro guarda-redes.
No caso de Miguel Garcia sair, Ivan Piris (Cerro Porteño) seria a minha primeira opção, mas surge nos últimos dias associado a Benfica e Porto, entre outros, o que certamente dificultaria a sua aquisição. Como segunda opção, mais uma vez, há a dispensa de jogadores dos grandes: Miguel Lopes (FCP) e João Gonçalves (SCP) podem não ficar no plantel e seriam opções interessantes.
Para o centro da defesa, se Paulão continuar e se apostarem em Aníbal para quarta opção, não será preciso acrescentar ninguém. No entanto, é pouco provável que ambas aconteçam e nesse caso, a minha aposta recairia em Sereno (FCP) ou Cohene (Paços). Se houver disponibilidade financeira para uma aposta mais avultada, Zé Castro seria um caso a pensar.
Sabendo que o Braga procura um organizador de jogo para rivalizar com Mossoró, tem-se falado em duas boas opções: Darragi (Tunis) e Anas Sharbini (Hajduk). Contudo, acrescento Semir Stilic (Lech). Não acho extremamente necessário reforçar esta posição, por isso, qualquer jogador que venha tem que trazer um "extra" de qualidade. Por outro lado, fala-se que Leonardo Jardim pode querer mais um médio de transição. Nesse caso, faria sentido pensar em Rui Sampaio do Beira-Mar ou em Jorge Ribeiro que está a tentar desvincular-se do Benfica.
Tomando como certas as saídas de Alan e P.César, ficam abertas 2 vagas para extremos. Uma delas pode ser ocupada por Yazalde (retorna de empréstimo), apesar de se falar num possível empréstimo ao Olhanense. A outra vaga deverá ser ocupada por Pizzi (retorna de empréstimo). Como, segundo os jornais, tem mercado , pode ser vendido e assim há a possibilidade de recorrer ao mercado nacional com Bruno Gama (Rio Ave), Artur (Beira-Mar) e Edgar Costa (Nacional) bem colocados ou ao mercado internacional, no qual proponho Pedro Morales (Dinamo Zagreb) e Hernán Pérez (Villarreal B). Não sei o valor de mercado de Pedro Morales, mas acredito que não seja muito alto e Hernán Pérez tem tido poucas oportunidades no Villarreal e com 22 anos deve procurar mais regularidade numa equipa que jogue na Europa. Dos cinco, a minha escolha recai em Bruno Gama, porque é português, deve contar como jogador formado no Braga e acredito que tem capacidade para ser uma peça influente numa equipa com mais ambição do que o Rio Ave (não querendo criticar o Rio Ave, mas não é uma equipa de Europa). Além destes, ainda há Diogo Valente. Pertence ao Braga e pode ser uma solução para o plantel ou pode servir de moeda de troca.
Por último, fala-se que o Braga pode procurar mais um avançado. Para mim, só faz sentido se Zé Luís for emprestado (e nesse caso, pode ser ele a seguir viagem para Olhão na vez de Yazalde). Nesse caso, Ernesto Farias, como já se tem falado, seria uma opção do meu gosto, mas que parece fora do alcance do Braga (pelo menos a título definitivo). Outra opção, também pouco provável era a tentativa de "resgatar" João Silva ao Everton.

Plantel proposto
GR: Quim, Cristiano (/Diego Silva) e Beto (/Mário Felgueiras)
DD: Rodrigo Galo e Miguel Garcia (/Miguel Lopes)
DE: Imorou e Elderson
DC: Paulão, NAC, Henrique e Aníbal (/Zé Castro)
MD: Vandinho e Djamal
MC: Hugo Viana, Salino e Guilherme
MO: Mossoró e Stilic (/Jorge Ribeiro - não é MO, mas lendo o texto acima, percebe-se o porquê da sua colocação aqui)
EX: Ukra, Hélder Barbosa, Yazalde e Bruno Gama
PL: Lima, Douglas e Zé Luís (/Farias)

Portugueses: 12
Total: 25

Onze Base
Apostando num 4-3-3 ao estilo do usado por Leonardo Jardim no Beira-Mar mas com um elemento mais adiantado no meio-campo, em detrimento do duplo-pivot que usava (Djamal-Renan). Também contei com o facto de por vezes (durante o jogo) o 4-3-3 se transformar em 4-3-1-2 e nesse caso, Hélder Barbosa poderia ser esse "1" e Pizzi juntar-se-ia a Lima no ataque.

GR: Beto
DD: Galo (/Miguel Lopes)
DE: Elderson
DC: Paulão e Henrique
MD: Djamal
MC: Hugo Viana
MO: Mossoró
EX: Pizzi e Hélder Barbosa
PL: Lima

Portugueses: 5
Jogadores Novos: 5 (todos do nosso campeonato)

Conclusão
Seria um Braga na linha de continuidade com os últimos plantéis. Deverá chegar para assegurar o quarto lugar na Liga, principalmente se Manuel Machado continuar à frente do Vitória de Guimarães. Tenho algumas dúvidas quanto a alguns jogadores, nomeadamente Elderson, Henrique e Lima. São jogadores interessantes, mas para o nível que o Braga quer ter, não sei se deveriam ser titulares (não gosto particularmente de NAC, por isso não o escolhi na vez de Henrique. No caso de Sereno ou outro central entrar no plantel, será um possível concorrente pela titularidade).

Sem comentários:

Enviar um comentário