segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A (não) importância do físico em detrimento do talento

Já não devia ser uma questão nos dias de hoje, mas infelizmente ainda é. Há perto de 40 anos, Laureano Ruiz chegou ao Barcelona (como treinador principal, penso eu) e a primeira coisa que fez foi descolar um cartaz que dizia: "Se vens oferecer-me um jovem que mede menos de 1,80 m não vale a pena entrares". Isto foi o que permitiu que Messi, Xavi e Iniesta, entre outros, fizessem parte da actual equipa do Barcelona. Infelizmente, em muitos clubes, apesar de não haver um cartaz igual, há essa mentalidade que prefere o físico ao talento.

Por hoje, não escrevo mais sobre este assunto. Talvez um dia volte a ele. Aconselho vivamente a leitura da entrevista.

Entrevista de Laureano Ruiz (re-fundador de La Masia) à Marca

9 comentários:

  1. Boas Luis,

    Infelizmente isso acontece por todo o mundo. Mesmo fora da Europa, com a intenção de formar para vender. Enfim... Haja paciência!

    Abraço, Jorge D.

    ResponderEliminar
  2. Depende. O mal é que muitas vezes o físico impede o talento. O físico deve adaptar-se ao jogador. Por exemplo, no ciclismo os profissionais ganham e perdem peso em função do tipo de corredores que são (sprinters mais pesados, montanhistas mais leves, normalmente). No futebol, por norma, defende-se o físico "à la Cristiano Ronaldo" em todos os jogadores. E acho que mesmo ele ficou a perder. Obviamente que qualquer um pode contrapor com as estatísticas dele, mas eu gostava mais de o ver jogar quando era mais ágil.

    Já estou a fugir um pouco ao assunto, visto que o texto era mais relacionado com os jogadores no período de formação e não na "carreira profissional". O mais importante é que não se deve por de parte um jogador talentoso só porque fisicamente é mais débil. Mas durante e após a formação pode ser procurada a compleição (não é a palavra certa, mas acho que se entende) física ideal para cada jogador.

    ResponderEliminar
  3. Não acho que o físico impeça o talento.

    Acho que poderíamos entrar numa discussão muito longa,não sei qual é a tua noção de talento,as fintas curtas do Messi ? O drible bonito ?

    O Messi com o físico que tem nunca conseguirá ter o remate do Ronaldo.O Ronaldo com o físico que tem não consegue a finta curta do Messi.O Messi com o físico que tem nunca terá o jogo aéreo do Ronaldo.O Ronaldo com o físico que tem nunca terá a velocidade em distância curta do Messi.O Messi nunca terá em distância longa a velocidade do Ronaldo.O Ronaldo com o físico que tem nunca terá a mudança e variação de direcção do Messi.

    Portanto,o que te quero dizer com isto é que o físico não impede o talento,quanto muito,pode torná-los diferentes.

    ResponderEliminar
  4. Sem entrar na discussão Messi vs Ronaldo, o mal é que muitas vezes procura-se encaixar num corpo "maior" um jogador que beneficiaria de ser mais "pequeno". Por exemplo, não sei se o Ronaldo não teria a ganhar em ser mais leve. Não tem a ver com ficar mais parecido com o Messi ou "ganhar" talento. Tem a ver com a forma como o consegue aproveitar. Mais leve podia aproveitar melhor algumas coisas que sabe fazer melhor.

    Relendo a tua última frase, o que pensamos é muito similar. Simplesmente eu estou a pensar em casos muito diferentes de Ronaldo e Messi que são casos de sucesso. Estou a pensar naqueles jogadores que fazem treino específico para ganhar massa muscular quando as suas características técnicas não o pedem. Por exemplo, li que 2 jogadores do Sporting estão a fazer isso. Um deles é o Carrillo (o outro já não me lembro...). Na minha opinião, a capacidade de desequilibrar do Carrillo precisa de um corpo leve. É evidente que pode ganhar peso e um dia tornar-se um jogador ao estilo do Ronaldo, mas não me parece que vá conseguir atingir os mesmos patamares de "performance" com esse tipo de corpo. E, desse modo, o corpo estaria a limitar o talento.

    Se calhar não me consegui expressar tão bem como queria... É um tema complicado e para explicar melhor a minha percepção tinha que escrever um texto mais estruturado. Agora estou em exames, mas daqui a 1 mês ou pouco mais que isso vou tentar escrever sobre isto. Já agora, também sobre a transição júnior-sénior que também dá muito que falar.

    ResponderEliminar
  5. Para já quando falas de talento,pareces-me que só estás a olhar para o último terço,logo ai...

    Posso concordar que exista um 'ponto ideal',se me disseres que a fragilidade física do Carrillo nesta altura não o prejudica,antes o beneficia,não concordo.Acho que vão encontrar o seu ponto e fazer com que as suas potencialidades sejam maximizadas,tal como o foi no caso do Ronaldo - embora no caso do Ronaldo,por exemplo,concorde que tenha sido moldado à imagem do futebol inglês e por isso o possa ter tornado esteticamente menos bonito,certamente que a sua evolução física foi feita por forma a explorar o seu potencial nos diferentes parâmetros,exploração essa que o tornam o jogador completo que é hoje.

    ResponderEliminar
  6. Quanto à primeira frase, nada disso... Se dei a entender isso foi um grande erro meu. Podia enumerar vários defesas e GRs que acho talentosos, mas acho que não é necessário.

    Mas eu não acho que o Carrillo não possa ganhar peso e ser melhor. Acho é que não precisa de ganhar "demasiado" peso para atingir o seu "ponto ideal". Por exemplo, o Messi também ganhou algum peso (não li nenhuma notícia relativa ao assunto, mas nota-se) e continua ao mesmo nível nos aspectos que mais o distinguiam antes desse ganho de peso e agora até aguenta mais o choque. Tal como o Ronaldo que, como bem dizes, foi adaptado (/moldado) ao futebol inglês. Daí, se calhar pode-se dizer que o tal "ponto ideal" varia de liga para liga e de jogador para jogador. As ligas inglesa e alemã, por exemplo, exigem mais fisicamente (ao nível de força) dos jogadores do que as ligas "latinas" e necessariamente que é preciso um físico diferente.

    Já agora, para não pensares que sou "anti-ganho de peso", há um jogador (são vários os que eu acho que têm que ganhar, mas este sempre achei mais notório) que eu sempre defendi que devia ter ganho: Meireles. Para o tipo de médio box-to-box que ele é, precisava, entre outras coisas, de mais resistência ao choque. Mesmo na Liga Portuguesa. Não faço ideia se está a fazer algum trabalho específico em Inglaterra, mas podia/devia.

    ResponderEliminar
  7. Por isso é que eu gosto de futebol,sobre o mesmo assunto podemos ter várias visões e gosto de discutir com pessoas a quem dou crédito.

    Por exemplo,não imagino o Raul Meireles um jogador mais pesado e fisicamente mais robusto,a grande virtude dele na minha opinião está na agilidade que consegue conferir quer na recuperação quer depois na forma como se intromete nas aproximações,a facilidade com que consegue com fintas de corpo criar superioridades ou a forma como chega no corte mais rápido que o adversário.

    Imaginar o Meireles um jogador mais físico era perder a essência praticamente toda do seu jogo...deixava de dar a elasticidade e proporcionar a dinâmica que proporciona ao meio campo.

    Podes-me falar do Yaya Toure,mas estarmos a comparar jogadores é sempre injusto..ele tem uma predisposição própria,cada jogador tem a sua o tal 'ponto ideal' de que falei,cada um tem o seu... e o Meireles sinceramente não o imagino nesse registo que referes.

    Como dizia o outro as opiniões são como as vaginas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que podemos terminar a discussão com essa última frase :P

      Era engraçado que fosse daquelas frases clichè dos treinadores e eu mudasse o título do blogue. De certeza que tinha muitas mais visitas lol

      Abraço!

      Eliminar