quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Valores e Contratações - Notas

Camisola 2 do Porto
É uma camisola com história, normalmente usada por jogadores da casa. Hoje é "entregue" a Danilo. É um valor imaterial que o Porto perde. Vale o que vale, naturalmente.

Ribas no Sporting
Domingos pediu mais um avançado e deram-lhe Sebastián Ribas. Não se afirmou no Inter, na 2a Liga Francesa tem estatísticas interessantes (média de 1 golo a cada 2 jogos não é muito impressionante) e não conseguiu encontrar o seu espaço no Génova. Não quero dizer que é mau jogador ou que é uma má aposta. Mas quando Domingos conta com Wolfswinkel, Bojinov e Rubio no plantel, a ideia que me deu das suas afirmações era a necessidade de um valor seguro (não deve duvidar do potencial de Rubio ou desconhecer a história de Bojinov) e Ribas não o é. Se era para ter mais um jogador disponível para essa posição porque não apostar num jogador das camadas jovens como Betinho que até tem mostrado algum potencial? Já agora, e Djaló? Volta ao Sporting? Ou ao Nice? Está sem clube?

Sigurdsson no Swansea (empréstimo)
Brendan Rodgers pode apostar nele para várias posições, principalmente para "10" e para extremo, mas não o excluía de hipótese como médio centro e mesmo como avançado centro. O Swansea tinha a necessidade de um jogador que criasse mais oportunidades de golo e o islandês, pelo seu preço, é a escolha ideal.

Marco Reus no Dortmund (na próxima época)
É a segunda contratação anunciada do Dortmund para a próxima época (a primeira foi Leonardo Bittencourt do Cottbus). Mostra o cuidado com que é feito o planeamento a médio prazo. Falta só saber se esta contratação é feita a pensar na saída de Gotze no Verão (tendo em conta a polivalência de Reus, também Kuba, Kagawa ou Grosskreutz podem estar de saída) ou se é para juntar qualidade à equipa (Zidan e Le Tallec não são soluções e Reus é melhor que Kuba e Grosskreutz)

2 comentários:

  1. Penso que a vinda do Ribas resulta fundamentalmente de tentar retirar maiores dividendos no jogo aéreo da profundidade que o Sporting usa.

    O Ribas é um bom jogador,tem talento,mas receio que o Sporting não seja o destino ideal para esta fase da carreira,depois de no Génova - outra equipa a par da Udinese - que compra muito e bem,mas que depois e em virtude de não ter espaço para todos,interrompe ciclos positivos de muitos jogadores,emprestando - às vezes mal - e levando com que muitos desses talentos nos caminhos irregulares que são obrigados a percorrer se acabem por esfumar,ou por outra,tenham dificuldade em materializar de forma eficaz e constante essa mesma qualidade.

    O Ribas nesta altura procura essencialmente jogar e conquistar novamente a confiança que um PL necessita...mas para isso precisa igualmente de ... tempo ! ... coisa que não sei se uma equipa como o Sporting tem oportunidade de oferecer.

    Tem concorrência no plantel e uma equipa base consolidada onde Wolfswinkel é mais do que dono e senhor da posição,isto sem falar da obrigatoriedade e pressão de vitórias a que uma equipa como o Sporting está sujeita.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente. Comentei a notícia pelo lado da equipa e da gestão do plantel que o recebe, mas na perspectiva do jogador (carreira) e da equipa que o empresta também parece ser um mau negócio.

    Não falei noutra hipótese, mas tendo em conta o mercado, não sei se deva por totalmente de parte a saída do RVW. Não me parece nada provável, mas dizem que está a ser seguido e com os passes nas mãos dos fundos e agentes, tudo é possível.

    Também tenho curiosidade para ver o que acontece ao Sporting no final da época. Acho que escolheram um mau ano para fazerem este investimento... Benfica comprou bem e já tinha grande parte da equipa montada, Porto vendeu pouco (mesmo com a "turbulência" aguenta-se muito perto do 1º lugar) e Braga também conseguiu manter a equipa (ainda a reforçou) e arranjou um grande treinador. Se não houver campeonato e/ou competição europeia (pouco provável com City e United na Liga Europa), financeiramente vai ser complicado. E se para o ano não houver LC, ainda pior.

    ResponderEliminar