sexta-feira, 6 de julho de 2012

Euro2012 Sub19: Portugal (3) vs Espanha (3) - Notas



Espanha
Nada que não se saiba. O futebol espanhol está numa fase dourada. É fantástico o trabalho feito nas camadas jovens e isso reflecte-se na enorme quantidade de talento ao dispor de todas as selecções (desde a base até à principal). O estilo de jogo é o que já se conhece. Posse de bola, bolas em profundidade, pressão alta, etc. Deulofeu (Barcelona B), Jesé (Real Madrid B) e Suso (Reservas do Liverpool) são os artistas do ataque e criam imensos problemas aos adversários. Espera-se que sejam aproveitados pelas equipas principais. Ainda uma nota para o lateral esquerdo Alejandro Grimaldo (Barcelona) que conta apenas com 16 anos e é titular (também já fez 1 jogo pela equipa B do Barcelona).

Portugal
Com um estilo de jogo próximo do espanhol, salienta-se a qualidade do meio-campo: Agostinho Cá, João Mário, André Gomes e Tozé (tem sido suplente, mas podia jogar no lugar de André Gomes, não pela qualidade mas pelo estilo de jogo mais apropriado, isto é, combinaria melhor com a dupla Cá-Mário). São todos capazes de fazer passes curtos e passes de 30/40 metros com igual eficácia e nenhum tem medo de ter a bola, sendo bastante capazes de jogar sobre pressão. Continuando as menções individuais, chamou-me à atenção o lateral direito João Cancelo. Faz lembrar um pouco Bosingwa pela facilidade em fazer o corredor todo, mas tem que melhorar ao nível defensivo e na decisão. Também gosto de ver Tiago Ferreira. O central do Porto é o central-tipo que gosto de ver jogar: líder, com raça e com capacidade para sair a jogar. Tem que corrigir algumas lacunas, principalmente na reacção às bolas em profundidade e jogo aéreo, mas tem tudo para ser um central de selecção. Bruma também é bom. Desequilibra, mas devia procurar afunilar o jogo no último terço (tal como toda a equipa). Joga muito próximo da linha lateral e Betinho acaba por ficar muito só. Mais negativo, será talvez Ricardo Esgaio como extremo. Já o vi a jogar como lateral e acho que tem bastante potencial, mas tão avançado no terreno, não me parece que seja a posição ideal para desenvolver todas as suas capacidades. Ivan Cavaleiro tem entrado bem, tanto para extremo como para avançado centro. Poderá ser solução para jogar de início no lugar do jogador do Sporting.

Acima de tudo, é uma melhoria imensa em relação ao futebol apresentado pelos sub20 Mundial do ano passado. Podem não chegar tão longe na competição, mas o sucesso não deve ser medido dessa maneira especialmente nestes escalões.

Jogo
Foi um jogo com um ritmo muito elevado, com as 2 equipas a quererem controlar o jogo. Na selecção espanhola, destacou-se o trio de ataque e na portuguesa o trio do meio-campo. Falhas na defesa deram azo a um jogo com muitos golos, mas ainda assim, muito agradável de se ver.

2 comentários:

  1. Arranjei um tempinho para andar pela Blogosfera e vim aqui espreitar.Tens continuado com isto e muito bem !

    Gostei dos artigos e análises.

    "Acima de tudo, é uma melhoria imensa em relação ao futebol apresentado pelos sub20 Mundial do ano passado. Podem não chegar tão longe na competição, mas o sucesso não deve ser medido dessa maneira especialmente nestes escalões."

    Quando fazes esta afirmação, achas que essa melhoria que notas é devido à melhor qualidade dos intervenientes ou de uma estratégia/modelo mais vistosa, mesmo que possa ser menos eficiente em termos de resultados?

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!

      Obrigado pelos elogios. Por acaso tinha-me lembrado de falar contigo, mas perdi-me com outras coisas que tenho andado a tratar... Mando-te mensagem no facebook.

      Acima de tudo, a melhoria é nas bases em que assenta o estilo de jogo. Quanto aos intervenientes, há alguns melhores, outros piores, mas no geral também acho que são melhores. Principalmente o meio-campo. Além dos que foram convocados ainda havia João Carlos (L'pool), Chaby (Sporting), Jota (Nacional) e Ricardo (Guimarães), por exemplo.
      Já agora, só duvido de um bom resultado por 2 razões: a defesa tem falhas graves (a nível individual e colectivo) e há outras equipas muito fortes: França e Espanha, principalmente (Inglaterra ainda não vi).

      Abraço!

      Eliminar