Hoje o Porto B alinhou com:
Fabiano Freitas, David Bruno, Mangala, Abdoulaye Ba, Quiño, Mikel Agu, Pedro Moreira, Tozé, Kelvin, Iturbe e Dellatorre
São 6 jogadores da equipa A (Fabiano, Quiño, Mangala, Ba, Kelvin e Iturbe) e 8 estrangeiros.
Fabiano Freitas, David Bruno, Mangala, Abdoulaye Ba, Quiño, Mikel Agu, Pedro Moreira, Tozé, Kelvin, Iturbe e Dellatorre
São 6 jogadores da equipa A (Fabiano, Quiño, Mangala, Ba, Kelvin e Iturbe) e 8 estrangeiros.
Onde está o jogador português? E quantos farão parte do 11 base do plantel principal do Porto no futuro? |
Transição A-B em vez de B-A?
Olhando aos exemplos máximos de aproveitamento da equipa B, Barcelona e Marítimo, esta equipa serve principalmente para fazer a inclusão de jogadores jovens na equipa principal. Maioritariamente jogadores que passaram a idade de júnior ou estão nela ou apostas em jogadores jovens de campeonatos "secundários" (principalmente no caso do Marítimo). O Porto subverte esta ideia e apresenta jogadores que se incluem no plantel principal nesta equipa. Qual é o passo seguinte? Permitir aos que estão em idade júnior darem outro passo atrás? Podem dizer que é uma falsa questão porque grande parte destes jogadores ainda não jogaram pela equipa A. Mas então porque não integram definitivamente o plantel da B?Liga Orangina
Como é que as outras equipas do segundo escalão podem competir com jogadores das principais equipas do escalão superior? Hoje o Penafiel até conseguiu o empate, mas em vez de ser um jogo aberto como é normal nesta Liga, foi um jogo de sentido único em que a "outra" equipa só procurava transições rápidas ofensivas. Que melhoria é que isto traz ao futebol nacional?
PS: Do outro lado estava o Penafiel que no ano passado vendeu Michel (Braga) ao Paços de Ferreira, este ano vendeu Manoel ao Braga e conta no plantel com jovens que pode potenciar e vender: Mbala (Avançado, 19 anos), Diogo Viana (Extremo, 22 anos), Aldair (Extremo, 20 anos) e Robson (Médio Centro/Ofensivo, 24 anos). Podem não ter equipa para subir, mas têm um plantel que garante sustentabilidade.
Jogadores Portugueses
E quanto à dita promoção do jogador nacional que foi usada como objectivo desta medida? São 8 os não-portugueses em campo! Como é que isto promove o jogador português? Fábio Martins, Tiago Ferreira, Edú e Sérgio Oliveira, Frédéric Maciel e Eloi Silva em comum têm o facto de serem portugueses e terem cedido os seus lugares a jogadores não-portugueses.Conclusão
Acima de tudo, espero que este ano sirva de experiência e que se aproveite melhor a oportunidade de ter uma equipa B no próximo ano. Já agora, era bom que Tozé conseguisse lutar por um lugar na equipa principal. Qualidade não lhe falta.PS: Do outro lado estava o Penafiel que no ano passado vendeu Michel (Braga) ao Paços de Ferreira, este ano vendeu Manoel ao Braga e conta no plantel com jovens que pode potenciar e vender: Mbala (Avançado, 19 anos), Diogo Viana (Extremo, 22 anos), Aldair (Extremo, 20 anos) e Robson (Médio Centro/Ofensivo, 24 anos). Podem não ter equipa para subir, mas têm um plantel que garante sustentabilidade.