domingo, 7 de abril de 2013

Sporting e a próxima época - Proposta de Plantel

Bruno de Carvalho propõe um plantel de 20 jogadores para o Sporting na próxima época. Concordo plenamente. Quem tem o benefício de uma equipa B, não precisa de um plantel tão extenso (em comparação com os tradicionais planteis de 25/27 jogadores). E assim também ajuda a resolver o problema das finanças. Neste momento, melhor que vender muitos jogadores e fazer uma equipa de novo, será aproveitar o que há de bom nas equipas principal e B.

Actualmente, o plantel (unificado) conta com:
GR: Patrício, Boeck, Golas, Ribeiro e Ventura
DF: Cédric, Arias, M. Lopes, Joãozinho, Rojo, Mica Pinto, Boulahrouz, Dier, Ilori, Fokobo, Pedro Mendes e Tobias Figueiredo
MD: Rinaudo, Zezinho, Kikas, J. Mário, A. Martins, Adrien, Schaars, J. Alves, Labyad e Chaby
AV: Capel, Carrillo, Jeffren, Bruma, Esgaio, Iuri, Viola, RVW, Betinho, Etock e Rubio.

Por empréstimo:
DF: Nuno Reis e Onyewu
MD: Gelson e Pranjic
AV: Wilson Eduardo

Certamente que faltam alguns jogadores, principalmente por empréstimo, mas também não interessa abordar todos.

O que proponho? Vender quem pode ser substituído e render algum dinheiro ou quem tem salário alto e não tem rendimento correspondente.
Plantel Proposto 1 (só com compra de Ghilas)
GR: Boeck e Golas
DF: Arias, M. Lopes, Mica Pinto, Rojo, Dier, Onyewu e Nuno Reis
MD: Rinaudo, Zezinho, J. Mário, A. Martins e Labyad
AV: Capel, Carrillo, Bruma, Rubio, Ghilas e Wilson Eduardo

Não esquecendo que permaneciam na B:
GR: Ribeiro
DF: Fokobo, Ilori e Tobias Figueiredo
MD: Kikas e Chaby
AV: Esgaio, Iuri, Betinho e Etock

Em relação a vendas não há muito a dizer: Patrício é vendido para realizar encaixe, Joãozinho acaba o empréstimo, Cédric tem interessados na Alemanha e poderá render algum, Pedro Mendes já acertou com o Parma e Boulahrouz nunca provou acrescentar valor e tem um salário proibitivo. No meio-campo, Schaars ou Adrien poderiam ficar no lugar de João Mário (ficaria na B). Na frente, RVW já está vendido, Viola quer sair e não tem provado valor e Jéffren traz mais problemas do que soluções numa posição em que o Sporting está bem servido.

Quanto às compras, limitei-me a Ghilas que parece estar referenciado (e possivelmente com um primeira opção). Sugeria ainda:
Ewerton (Defesa Central, ex-Braga) tem sido pouco usado no Anzhi e pode ser opção para o lugar de Onyewu ou Nuno Reis. Já conhece a Liga Portuguesa e o seu valor também é conhecido.
Rúben Ferreira para o lugar de Rojo ou Mica Pinto (ficaria na equipa B ou a rodar na Primeira Divisão). Um dos melhores laterais esquerdos que não joga nas equipas que lutam pelo acesso à Champions. Não tem a polivalência de Rojo (pode ser compensada com a equipa B) e tem um salário mais elevado que Mica Pinto, mas ganha aos 2 em qualidade.
Soudani (AV, Guimarães) é um avançado muito completo (e mais experiente que Ghilas) na vez de Wilson Eduardo. Mais uma vez, é um jogador que conhece e é conhecido.

Plantel Proposto 2
GR: Boeck e Golas
DF: Arias, M. Lopes, Rúben Ferreira, Rojo, Dier, Ewerton e Nuno Reis
MD: Rinaudo, Zezinho, J. Mário, A. Martins e Labyad
AV: Capel, Carrillo, Bruma, Rubio, Ghilas e Soudani
Não seria um plantel para ganhar o campeonato, mas o onze inicial seria suficientemente forte para lutar pelos primeiros lugares (certamente ao nível do Braga).

Onze Inicial
Sugestão de onze para a próxima época

Sem comentários:

Enviar um comentário