segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Mundial Sub17 @ E.A.U. - Nomes a Reter

Copiando o que já escrevi noutro texto (Sudamericano Sub20):
"No geral os jogadores destacam-se pelas características técnicas e físicas (principalmente a velocidade), mas pouco se viu da parte táctica (e daí a baixa quantidade de defesas e médios defensivos nos jogadores que me chamaram a atenção). Dos vários nomes que apontei, vou falar de alguns em específico, ficando os outros apenas com a chamada de atenção."
Diga-se que neste torneio o nível táctico foi muito mais elevado, principalmente o jogo Japão-Suécia a lembrar os Barcelona-Real Madrid entre Guardiola e Mourinho.

Argentina

Sebastian Driussi - PL - River Plate
Interessante a nível físico e técnico e inteligente a ler o jogo.

Emanuel Mammana - DC - River Plate
Parece um líder da defesa, não deu para ver muito dele, mas gostei.

Leonardo Suarez - MO - Boca Juniors
Foi "escondido" durante o torneio, mas quando apareceu mostrou toques de jogador fora do comum. Acredito que poderia ter sido dos melhores do torneio se tivesse tido a oportunidade.

Joaquin Ibáñez - DE - Lanus
Numa defesa a 3 é ala esquerdo, mas chama a atenção pelos 3 golos e 1 assistência em 4 jogos.


Brasil

Nathan - MO/EX - At. Parananense
É comparado a Kaká. Não notei tantas semelhanças e muitas vezes estes rótulos são prejudiciais, mas não há dúvidas do seu talento.

Mosquito - PL - At. Paranaense
Mexe-se muito bem e tem "golo". Parece ter mais físico do que o típico jogador brasileiro, que pode ajudar na integração no plantel profissional.

Danilo - MD - Vasco
É quem garante o equilíbrio da equipa. Confortável com a bola no pé e esteve muito bem a nível defensivo.

Matheus Índio - MC - Vasco
Já seguido pelo Arsenal, estranhamente só fez 1 jogo a titular, mas mostrou qualidade.

Auro - DD - São Paulo
Faz lembrar Dani Alves. Muito bom tecnicamente e com capacidades físicas impressionantes. Tem que "largar" o excesso de fintas, mas corrigindo isso, poderá ser um lateral de topo.

Abner - DE - Coritiba
Vi pouco dele, mas gostei do que vi e o facto de já ter sido chamado para a Sub20 brasileira diz muito da sua qualidade.

Gabriel Boschilia - MO - São Paulo
Tentei apanhá-lo, mas nunca consegui... Ainda assim, 6 golos e 3 assistências em 4 jogos (tem 1 participação em golo por cada 35 minutos!) não acontecem por acaso.


Costa do Marfim

Franck Kessie - DC - Stella Club
A maior surpresa deste torneio! O central que se entende melhor com a bola. Com espaço progride e nunca há "chutão" para a frente. Defensivamente também não parece mau, apesar de alguns erros. Estranho na Europa: é o número 10... e não lhe assenta assim tão mal na selecção da Costa do Marfim.
O "10" que é central

Croácia

Ante Roguljic - PL - Liefering
Gostei de alguns pormenores. Já agora, não falo de Halilovic porque já é extremamente conhecido.


Eslováquia

Jakub Hromada - MC - Juventus
Já ter sido recrutado pela Juventus diz muito. Bom toque de bola, dos médios mais evoluídos tecnicamente do torneio.

Tomas Vestenicky - PL - FC Nitra
Muito trabalho e golos: 5 (dos 7 da sua selecção) em 4 jogos.

Nikolas Spalek - EX - FC Nitra
Vestenicky marcou, Spalek assistiu: 3 assistências em 4 jogos.

Itália

Luca Vido - SA/MO - AC Milan
Numa selecção italiana com poucos motivos de interesse, aparece Luca Vido. Tecnicamente muito bom e com excelente visão de jogo. Mal acompanhado...

Elio Capadrossi - DC - Roma
Não o achei um jogador de top, mas parece certinho. Pode crescer muito.

Alberto Cerri - PL - Parma
1,93m impressiona e sabe usar bem o físico, mas precisa de participar mais no jogo.


Japão

Ryoma Ishida - DD - Jubilo Iwata
A selecção que mais gostei de ver jogar. Na lateral direita joga Ishida. Muito completo, na minha opinião o mais próximo da sua posição do nível que se exige a um sénior. Saiu em todos os jogos, substituído por outro lateral direito (Sakai, também bom jogador), não sei qual a explicação, mas duvido que seja de ordem táctica. Poderá ser um impedimento, se for algum problema físico.

Kosei Uryu - MO/EX - Chuo Gakuin High School
Muito móvel no ataque, tal como os seus companheiros de equipa. Também tem remate fácil de média distância (marcou um grande golo à custa disso).

Koji Miyoshi - EX/MO - Kawasaki Frontale
Dos jogadores que mais gostei. Acredito que renda ainda mais no corredor central.

México

Ulises Jaimes - PL - Monarcas Morelia
Alguns pormenores interessantes numa equipa mais fraca do que seria de esperar.

Pedro Teran - DC - Atlas
Pega-se muito com os adversários, mas não parece perder o controlo. Se for forte mentalmente, como aparenta ser tem qualidade para ser jogador de equipa da LC.


Nigéria

Kelechi Iheanacho - PL/SA/EX - Taye Academy
Impressionou com os seus 4 golos no primeiro jogo (contra o México), no jogo dos quartos fez uma assistência espectacular a demonstrar visão de jogo e qualidade técnica. Com a Nigéria a tentar afastar as dúvidas sobre a idade dos seus jogadores, pode ser um bom negócio.

Musa Muhammed - DD/DC - ?
Como é normal dos jogadores nigerianos, impressiona pelas característcas físicas, mas não se limita a isso. Ainda conseguiu 2 golos e 1 assistência neste Mundial.


Suécia

Sixten Mohlin - GR - Malmo
O comentador da Eurosport, achou-o inconsistente. Viu mais jogos do que eu, é provável que tenha razão. Mas fiquei com uma ideia positiva do jogador. Entre os GR, foi o único que me chamou a atenção.

Valmir Berisha - PL - Halmstads
Surgem as comparações com Ibrahimovic. Tal como no caso de Nathan, não acho correctas. Neste caso, acho Zlatan muito mais capaz de participar noutros momentos do jogo. Ainda assim, é inteligente, sabe usar o físico, tem técnica e tem "golo".


Tunísia

Chiheb Jbeli - EX - CA Tunis
Único jogador a chamar-me a atenção da selecção tunisina. É um extremo típico dos países norte-africanos: muito bom tecnicamente, mas inconsistente.


Uruguai

Franco Pizzichillo - MC - Defensor Sporting
Junto com Kessie e Miyoshi, foi um dos meus jogadores preferidos do torneio. Faz lembrar Oliver Torres pelo físico, pela técnica e pela visão de jogo.
Promete fazer grande dupla com Cristoforo na selecção charrua

Kevin Méndez - EX/SA - Peñarol
O trio de ataque do Uruguai é muito interessante (tal como o da selecção principal). Têm todos capacidade para marcar uma geração. Tecnicamente são excepcionais.

Franco Acosta - PL/SA - CA Fenix
Do trio de ataque do Uruguai, é o elemento mais capaz de ser goleador de serviço. Não se limita a isso.

Leandro Otormín - EX/MO - Nacional Montevideu
Tecnicamente o mais dotado dos 3. Conseguiu 4 golos, mas não parece ser por aí que passe a sua carreira. Seja como extremo ou "10" tem tudo para vingar.

Venezuela

José Caraballo - PL/SA - Caracas FC
Dois avançados parecidos. Caraballo mais dotado tecnicamente, acredito que possa jogador mais recuado ou até nas alas.

Nicolás Márquez - PL - Aragua FC
Mais jogador de área que Caraballo (na linha de Saviola, entenda-se), também é bom tecnicamente. A sua carreira profissional poderá passar por jogar próximo de um avançado mais possante, mas não será de estranhar que ocupe a frente sozinho.

O "11"

Tendo em conta que ficaram por ver muitos jogos e que não conheço nada destes jogadores para lá do que vi neste torneio, é natural que algumas opções sejam criticáveis, mas fica a ideia:

2 comentários:

  1. O japoneses só não foram mais longe, porque o gr teve péssimo no jogo com a Suécia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Na minha opinião, era a melhor equipa do torneio de longe. Mas foi grande jogo. A Suécia estava muito bem organizada defensivamente e muito perigosa no contra-ataque.

      Eliminar