domingo, 5 de janeiro de 2014

Coisa boa do futebol

Interpretações diferentes da mesma jogada, sem necessidade de cair no certo e errado:

O Telmo Frias do Cenas da bola e eu analisámos a mesma jogada. Ficam os vídeos:

Telmo:




Eu:

19 comentários:

  1. Concordo com a tua análise. Bola descoberta, deve controlar-se a profundidade com várias linhas de cobertura verticais, assegurando o espaço central.

    ResponderEliminar
  2. Não concordo...
    Quando a contenção apertar (e a bola ficar coberta como dizes) vai demorar muito mais tempo para poderes subir o bloco e reduzir o espaço jogável.
    O espaço entre o ultimo e o penúltimo (em toda a largura do campo) fica jogável sem necessidade.

    ResponderEliminar
  3. Exacto. Só que é isso mesmo que eu procuro no meu modelo de jogo. Defender os espaços centrais, indicar os corredores laterais, e aí ser agressivo no desarme. Depois, se a contenção, for uma contenção de verdade, não vai haver progressão. Vai haver passe para o llado, pelo exterior, ou passe para trás. Que é o objectivo do meu modelo d jogo em transições. Procurar atrasar o adversário, procurar que a equipa se reorganize atirando o adversário para as linhas, até encontrar as condições ideais para o desarme. Seja quando a equipa já está organizada, seja quando o adversário está encurralado no corredor, seja por um mau passe, recepção, ou bola dividida.
    Quero sempre no meu modelo assegurar a profundidade, principalmente no corredor central com a bola descoberta, até chegar a contenção. Aí há tempo para adaptar.

    ResponderEliminar
  4. Ps:

    Para mim é impensável dar 40 metros de profundidade com a bola descoberta.

    ResponderEliminar
  5. Não li nada que a linha defensiva não consiga fazer... Controlo da profundidade e superioridade no corredor central. E com mais qualidade. Porque a linha garante coberturas sucessivas alternando a contenção quando for necessário.
    Só não consigo entender como é que com um jogador (o último que garante a profundidade) consegues controlar a profundidade.

    ResponderEliminar
  6. FT, confirma-me isto que não sei se estou a fazer leitura correcta do que pretendes: a tua ideia é fazer a linha e baixar até a contenção apertar (para controlar a profundidade), depois subir (para retirar espaço), certo?

    Já agora, como é que uma linha te garante mais coberturas? O mal das linhas é esse. Ultrapassado 1 jogador, ultrapassa todos os da mesma linha.

    Consegues controlar a profundidade com 1 jogador porque ele está uns bons passos atrás do último jogador ofensivo. Em qualquer situação, ele vai chegar primeiro à bola. Se ele estivesse próximo, fora-de-jogo, possivelmente. Depende da jogada. Pelo menos é a minha leitura, mas se o Baggio passar por aí, pode responder.

    ResponderEliminar
  7. "Bola descoberta, deve controlar-se a profundidade com várias linhas de cobertura verticais, assegurando o espaço central."

    Isso uma linha não consegue fazer. Chama se defender em linhas diferentes, ou como o Luís disse com várias linhas de cobertura, ou como ele explicou com o "máximo" possível de coberturas para assegurar que um passe não bata todos os jogadores.
    Nesta situação, há demasiado espaço para ser explorado, tal é a proximidade do meio campo o Gr não pode estar muito adiantado e garantir a distância entre sectores. Então, Defendo Com Várias Linhas. Umas mais próximas da contenção que aperta e outras mais longe que asseguram a profunda. Neste caso específico, para mim, não é possível formar uma linha de profundidade pelo número de jogadores que estão envolvidos e pela posição que eles ocupam no campo. Claro que a situação ideal é ter sempre a última linha de cobertura com vários homens, mas isso quando há jogadores em número suficiente para assegurar a cobertura do jogador que sai em contenção, que não é o caso.

    Portanto, por forma a garantir aqui o máximo de coberturas, sim, jogo como se houvesse um libero, a fechar a profundidade no meio. Tal como a linha funcionaria também da mesma forma, caso existissem homens suficientes. Não esquecer que isto é um ajuste, uma situação bastante específica. Para mim, claro, eu defenderia assim, com o losango, tal como está.

    ResponderEliminar
  8. Luís, sim é isso.
    Mas eu não disse que garante mais coberturas, disse que garante coberturas sucessivas. A linha garante menos coberturas no momento em que a imagem está parada, mas de forma dinâmica, da linha pode sair um jogador na contenção caso a 1ª linha seja ultrapassada.
    Se o portador fizer um passe longa para o corredor esquerdo nas costas da 2ª linha, o último jogador chega primeiro?

    Baggio, com a cobertura tenho 2 linhas. Se a primeira for ultrapassado tenho 2 na mesma pq um dos defesas sai na contenção e os outros 2 ajustam na cobertura.
    Apesar do vosso modelo proporcionar mais uma linha, essa última linha (a mais importante por ser a mais próxima da baliza) é composta por um único jogador que nunca conseguirá controlar toda a largura. Para além disso aumenta substancialmente o espaço de jogo do adversário numa zona vital.
    E claro, o posicionamento (e a acção) do guarda-redes é fundamental para controlar o espaço entre a linha e a baliza.

    ResponderEliminar
  9. Possivelmente. Mas se não chegar, a bola não está numa zona de perigo. Está onde quero: no corredor lateral.
    Telmo, eu percebo como tu idealizas e acho que faz sentido, mas não é a minha maneira preferida de defender. Sei que contigo o Allen não daria aquele espaço todo, logo partimos de uma premissa errada ao pensar que a defesa vai baixar muito, por a contenção não apertar... Mas continuo a preferir criar uma 3a linha

    Cumprimentos!

    PS: Peço desculpa pelo atraso a publicar os comentários, mas não tenho tido grande disponibilidade e quando tenho, esqueço-me...

    ResponderEliminar
  10. "com a cobertura tenho 2 linhas. Se a primeira for ultrapassado tenho 2 na mesma pq um dos defesas sai na contenção e os outros 2 ajustam na cobertura."

    Exacto. É isso que não quero. Apenas duas linhas. Quero muitas linhas de profundidade.

    "Apesar do vosso modelo proporcionar mais uma linha, essa última linha (a mais importante por ser a mais próxima da baliza) é composta por um único jogador que nunca conseguirá controlar toda a largura"

    Não me interessa controlar a largura nessa situação. Não há jogadores em número suficiente para isso. Se o passe sair longo para o corredor há mais que tempo para o meu jogador sair rapidamente na contenção e apertar o portador da bola, dando também tempo para os colegas ajustarem. Isto porque ele não terá de recuperar 40 metros. Apenas 20, estando o Gr a controlar qualquer bola que entre na área.

    "Para além disso aumenta substancialmente o espaço de jogo do adversário numa zona vital."

    Isso se o passe for curto. Mas com a bola descoberta há mais preocupações do que com o passe curto. E com a bola descoberta se não baixar na profundidade o que estou a fazer é aumentar o espaço sem cobertura para o onde o adversário pode jogar. Um passe e está toda a organização comprometida. Entenda se que não me interessa reduzir espaços caso não exista contenção (na posição onde está a bola, claro). Interessa me sim controlar a profundidade, essencialmente no corredor central, que dali um passe, uma ocasião de golo. Para o corredor não é assim. Também não me interessa deixar muitos espaços entre sectores. Então o losango parece-me muito bem ali. 3 linhas tendo em conta o nr de jogadores. Perfeito.
    Zonas vitais para mim são apenas as de finalização directa, e o corredor lateral não o é, para mim.

    ResponderEliminar
  11. Eu tb quero sempre muitas linhas, mas estamos a falar de uma situação de 3x4. Não me parece lógico criar 3 linhas com 4 jogadores.

    Se o passe sair para o corredor o adversário chega claramente primeiro. E depois disso: 1x1...

    A profundidade a linha controla na mesma. É só garantir a distância suficiente. E cm dizes, dps de haver contenção, a linha está indiscutivelmente melhor preparada para reduzir o espaço ao adversário.

    O corredor pode ser vital se alguém receber lá a bola com caminho livre para a baliza...

    ResponderEliminar
  12. "Eu tb quero sempre muitas linhas, mas estamos a falar de uma situação de 3x4. Não me parece lógico criar 3 linhas com 4 jogadores."

    A mim parece-me. Linha de contenção, linha de coberturas às linhas de passe próximas, linha de profundidade.

    "Se o passe sair para o corredor o adversário chega claramente primeiro. E depois disso: 1x1..."

    Reitero, é exactamente isso que quero. 1x1 no corredor lateral. Não quero 1x1 no corredor central, 1x0, no corredor lateral, ou 1x0 no corredor central. quero sempre uma situação mais fácil de defender e menos perigosa. Que seria o que iria acontecer caso o último jogador que está a garantir a profundidade tivesse subido uns metros para o FDJ, um passe, todos batidos. Caso os restantes baixassem na linha dele, poderia ter-se criado uma situação de um jogador enquadrado com apenas a linha defensiva pela frente, com espaço para atacar o corredor central. Ou seja, para mim, essas duas situações são mais difíceis de resolver que 1x1 no corredor lateral.

    "A profundidade a linha controla na mesma. É só garantir a distância suficiente."

    Já expliquei o que poderia acontecer caso a linha estivesse formada, sem coberturas próximas na zona da bola, acima.

    "E cm dizes, dps de haver contenção, a linha está indiscutivelmente melhor preparada para reduzir o espaço ao adversário."

    É uma questão de ajuste, depois de haver contenção toda a gente sobe para encurtar os espaços, assim como quando não há, alguns baixam para garantir profundidade, e a palavra chave aqui é alguns.

    "O corredor pode ser vital se alguém receber lá a bola com caminho livre para a baliza..."

    Tu acima, disseste e bem que seria 1x1. 1x1 não é caminho livre. Caminho livre seria se a linha estivesse formada e subida e com um passe toda a gente ultrapassada, ou se a linha estivesse baixa, com um jogador com espaço para atacar a defesa de frente no corredor central.

    ResponderEliminar
  13. "Reitero, é exactamente isso que quero. 1x1 no corredor lateral. Não quero 1x1 no corredor central, 1x0, no corredor lateral, ou 1x0 no corredor central. quero sempre uma situação mais fácil de defender e menos perigosa."

    1x1 no corredor lateral é menos perigosa que 1x3 no corredor lateral?

    "Que seria o que iria acontecer caso o último jogador que está a garantir a profundidade tivesse subido uns metros para o FDJ, um passe, todos batidos."

    Sem contenção a linha baixa. Este argumento não faz sentido.

    "Caso os restantes baixassem na linha dele, poderia ter-se criado uma situação de um jogador enquadrado com apenas a linha defensiva pela frente, com espaço para atacar o corredor central."

    A linha baixa. Se a primeira linha for ultrapassada (contenção) a linha ajusta e sai nova contenção com ajuste das coberturas. NUNCA seria um jogador contra uma linha...

    "É uma questão de ajuste"
    Não, é um questão de tempo. Ajuste há em ambas as situações...

    "Tu acima, disseste e bem que seria 1x1. 1x1 não é caminho livre"
    Não é livre, como é óbvio. Foi força de expressão. Mas é mais livre com o portador a poder ultrapassar 1 jogador e ficar com caminho livre do que ter que ultrapassar 3 (a contenção e as coberturas que sucessivamente se ajustaria,).

    ResponderEliminar
  14. "1x1 no corredor lateral é menos perigosa que 1x3 no corredor lateral?"

    Como 1x3 no corredor lateral?
    Com a solução que propuseste no teu vídeo, um passe longo (uma vez que a contenção não está próxima) batia a linha defensiva fácil. Toda ela. Por exemplo, Ronaldo, Bale, Alaba, William, Rooney, Aguero, Navas, Walcott, Lennon, k. Walker Manu, Salvio, Mazou ,Mangala, etc, etc, etc, qualquer jogador rápido ficaria facilmente numa situação de 1x0 no corredor central ou lateral, visto que a bola está descoberta. A solução ideal seria não haver atraso na contenção e a cobertura fechar dessa forma, mas não é o caso. São 40 metros para explorar e o passe nem precisa ter grande precisão tal é o espaço para errar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Baggio, mas o que o Telmo está a dizer é a linha baixar logo. No fundo, não era o último defesa que tinha que subir para a linha de 2, eram os 2 que baixavam para a linha de 1. Dava espaço no corredor central, mas tinha 3 homens à frente de quem recebe a bola nesse espaço.

      Eliminar
  15. Estarem mais dois jogadores na linha do último homem?

    ResponderEliminar
  16. Sim, os dois que estão à frente. Ficava 1 (Contenção) - 0 (Linha de Cobertura) - 3 (Controlo de Profundidade).
    Também há o risco do 1x1 sem cobertura, mas continua a ter 3 jogadores no corredor central, entre a bola e a baliza. No limite ficam 3x3.

    ResponderEliminar
  17. Pois, e como expliquei, sem cobertura próxima há a possibilidade de progressão no corredor central com espaço de frente para a linha defensiva. Ainda que depois seja 2x3 é para mim muito mais promissor que 1x1 no corredor lateral.

    ResponderEliminar
  18. Muita teoria meus amigos, os treinadores hoje em dia perdem-se em teorias, das quais a grande maioria nem sabe do que está a falar.. o futebol quer-se rápido e objectivo, com transições rápidas e uma boa cobertura defensiva. Quando a equipa está a defender, é defender em bloco, formando uma equipa compacta, capaz de se desdobrar rapidamente, em caso recuperação de bola. O resto são histórias que os teóricos inventam para terem atenção e ganhar €.. Não se iludam....

    ResponderEliminar