domingo, 26 de janeiro de 2014

Notas da Taça da Liga

Rúben Amorim, Rafa Silva, Danilo Dias, Rúben Brígido

São todos jogadores que admiro e espanta-me como não tiveram/têm carreiras melhores. Rúben Amorim varia entre suplente e não convocado; Rafa ainda está a ganhar estatuto em Braga variando entre a posição em que se destaca ("10") e o seu uso como extremo; Danilo Dias só ganhou a titularidade com a lesão de Sami e Rúben Brígido tem uns míseros 75 minutos na Primeira Liga.



Montero

Ouvi-a na rádio o locutor a falar na seca de golos... Continuamos a ver os avançados pela quantidade de golos que marcam e logo em relação a Montero que é claramente muito mais que isso.

João de Deus

Já não é deste tempo encostar a equipa atrás e jogar para o pontinho. Principalmente num jogo "a feijões" contra segundas e terceiras opções (algumas nem isso) ...

Paulo Fonseca

Não sei se foi desespero ou se a razão para as substituições foi lógica. Teve a sorte do jogo e agora será fácil dizer que teve razão nas suas escolhas. Com a equipa do Marítimo a encostar atrás, não acho estranho de todo que Paulo Fonseca tenha pensado que não correria muitos riscos em tirar Fernando, Defour e Maicon.

Quintero

É isto. Mais estranho é que mais de um mês depois continua a sê-lo... Jogou mais recuado porque havia excesso de jogadores na frente, mas as soluções continuam a ser as mesmas: bola longa ou bola em profundidade.

Já agora, aproveito para abordar outro tema: Marcos "Rony" Lopes. Tem nacionalidade portuguesa e brasileira. Não sei as regras para obtenção de nacionalidade inglesa, mas de certeza que é uma possibilidade. Se Portugal não se despacha a "marcar" o jogador, pode perdê-lo e perder um grande valor de futuro. Por mim, chamava-o já no próximo jogo à selecção A.
É estranha a dificuldade dos jogadores portugueses terem oportunidades nos clubes nacionais e vemos Marcos Lopes no City e Bruno Fernandes na Udinese a terem minutos. Será que jogavam se estivessem cá?

Só mais uma última nota: Rúben Alves. Anotem o nome.

7 comentários:

  1. O Ruben Alves é o sub-19 do Porto?

    ResponderEliminar
  2. Grande jogo do Danilo Dias... mais um (já contra Porto e Benfica tinha estado em grande). Se o PM não tira o Sami da equipa para o pôr, retiro a boa impressão que tenho dele enquanto treinador (estou a brincar... é um bom treinador; mas o Danilo Dias tem de jogar).

    O Brígido já percebo que jogue menos, embora goste dele, tem à sua frente Sami, Héldon e Danilo. Possivelmente um será vendido no Verão e subirá na hierarquia para o ano. Ainda vai a tempo, e parece-me que o PM (apesar de tudo) até gosta dele.

    Já o Rafa creio que escolheu a opção certa (Braga) e a carreira está exactamente como devia estar. Sempre teve habilidade, mas hoje é bem mais jogador do que no início da época... daqui a um ano imagino o nível a que estará!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo em relação ao Danilo Dias. Não é fácil defender um treinador que prefere o Sami a ele...

      O Brígido eu jogava-o a médio. No início da época jogavam Danilo-J.Luiz-A.Soares e também já jogaram Weeks, Artur e N.Rocha. Não o acho inferior a nenhum deles.

      Quanto ao Rafa, parece ter escolhido bem, pelo menos entre Sporting e Braga (no Sporting estaria a fazer o mesmo que o Vítor, em princípio). Mas o que estranho é a parte anterior da carreira: Alverca muitos anos e Feirense? Ninguém (de clubes maiores) viu o talento dele ou foi ele que não quis ir? Sinceramente, não sei.

      Eliminar
  3. O Ruben Alves cometeu o erro da sua vida em ter ido para o Porto, sou um pouco suspeita ao dizer o que disse pq sou boavisteiro e ele saiu do Boavista, mas ele raramente joga no Porto pq esta tapado pelo Andre Silva, no Boavista era titular nos seniores e na idade dele acho que o mais importante é jogar, jogar e jogar, ainda para mais ia jogar num nivel mais exigente que apenas o nacional de juniores

    ResponderEliminar
  4. O Ruben Alves podia ter sido mais inteligente no rumo que tomou na sua carreira. Ele nem sempre joga no Porto pq esta tapado pelo Andre Silva, podia ter ficado no Boavista e jogar na sua posiçao, pelo menos era titular e fazia o mais importante na sua idade, jogar, jogar e voltar a jogar, e ainda melhor, jogar num nivel mais exigente do que o Nacional de Juniores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo, mas é difícil ter uma opinião clara sobre o assunto. Por um lado está num clube que lhe dá mais condições e tem mais competição interna; por outro, jogava a nível sénior.
      Acima de tudo tenho pena que tanto ele como o André tenham tão poucas oportunidades, mesmo na B, ainda mais na A.
      Mas não acho que sejam casos "perdidos". De todo. São jogadores jovens e acho que devem forçar o clube a dar-lhes oportunidades. Se não der, siga para outro sítio. Tal como disse, Rony Lopes está a jogar ao lado de Aguero e outras estrelas, não há razão nenhuma para jogadores jovens portugueses não terem oportunidades nas equipas nacionais.

      Eliminar