quarta-feira, 15 de junho de 2022

Novo Man Utd - O meio-campo

Muito se tem questionado sobre a qualidade dos jogadores que compõem o plantel do Manchester United. Será que existe razão para tanta crítica? Fui dar uma vista de olhos às estatísticas do meio-campo do Man Utd e comparei com o City.


Primeiro os jogadores. (Dados retirados hoje do scout report do FBREF)

Percentis referentes a todos os médios centros das 5 ligas


Bruno destaca-se com bola, Fred e McTominay complementam-se sem bola. Donny van de Beek (DVB) parece ser mais opção a Bruno Fernandes do que aos outros dois, ainda que a época não lhe tenha corrido bem.


Comparando Bruno + Fred + McTominay a De Bruyne + Bernardo + Rodri (sabendo que a soma das estatísticas individuais não são necessariamente igual às estatísticas coletivas)


Olhando para as estatísticas com bola: passes tentados e percentagem de passes completos são expectáveis que subam com Ten Hag e podem aproximar-se dos valores do City. Mas será que no restante também haverá aproximação? Passes progressivos, penso que sim com Bruno a participar mais recuado no jogo e com mais envolvimento da equipa, Fred e McTominay também poderão subir esses valores. Nos "carries", a diferença é muito grande, mas dominando a posse de bola, haverá espaços para os médios progredirem mais. Toques na área é outro problema e aqui, sim, estará muito associado à melhoria do processo coletivo. Quando a equipa estiver confortável a chegar à outra área com bola, os médios aparecerão lá. DVB e Bruno mais naturalmente, Fred também poderá crescer nesse sentido. Poderá fazer sentido pensar em McTominay como 8 e Fred como 6. A altura e jogo aéreo do escocês podem ser um plano B e Fred a desbloquear a partir de posições mais recuadas.


No plano sem bola será natural um decréscimo das ações. Aumentando o tempo com bola, vão ser reduzidos os "tackles", as interceções e pressões. Ainda assim, valores interessantes do Man Utd, sobretudo para Fred.

Resumindo, a considerar alguma adição, pensaria em alguém que acrescentasse progressão com bola. Frenkie de Jong seria uma oportunidade a não desperdiçar, Guendouzi (Marselha) também seria interessante; Cheick Doucouré (Lens) e Maxime Lopez (Sassuolo) com mais risco, mas também acredito que seriam soluções.

Sem comentários:

Enviar um comentário