quarta-feira, 8 de junho de 2011

Proposta de Plantel: Sporting 2011/2012

O plantel que acabou a época
GR: Patricio, Hildebrand e Tiago
DD: João Pereira, Abel e Cédric
DE: Evaldo e Grimi
DC: Carriço, Polga, Torsiglieri e NAC
MD: P.Mendes e Zapater
MC: Maniche e A.Santos
MO: Matias, Valdés e Tales
EX: Vukcevic, Djaló, Izmailov, Salomão e Cristiano
PL: Postiga e Saleiro

Portugueses: 14
Total: 26

Entradas e Saídas confirmadas:
EntradasA.Rodriguez (Braga), Carrillo (Alianza Lima) e Ricky Van Wolswinkel (Utrecht)
Saídas
Hildebrand e NAC (Braga)

Quem deve ficar e quem deve sair?
Deve FicarPatrício, JP, Evaldo, Carriço (possível mudança de posição), Torsi, A.Santos, Matias, Valdés, Djaló, Salomão, Postiga e Saleiro
Deve SairAbel, Grimi, Polga, Zapater, Maniche, Tales, Vukcevic, Cristiano
Dúvidas
Tiago - se é para 3º GR, serve. no entanto, depende do salário. se for elevado e não aceitar reduzir, deve sair.
Cédric - se J.Gonçalves voltar à equipa pode ser emprestado para rodar, senão era bom mantê-lo e deixá-lo jogar em jogos de menor dificuldade.
Izmailov - se os problemas continuarem, é um salário gasto num jogador que não está disponível para a equipa. como é uma mais-valia, é importante definir a sua situação.
Pedro Mendes - depende da condição física e do salário.

Entradas propostas
Golas como GR jovem parece ser uma boa opção. Outra opção seria contratar um jogador com créditos firmados que pudesse ser segunda opção: Bracalli, por exemplo.
João Gonçalves deve retornar do empréstimo e pode ser uma opção interessante como segunda opção para lateral direito.
Wendt em final de contrato ou Bruno Teles do Vitória de Guimarães seriam escolhas que lutariam pelo lugar no onze.
Entendendo que Carriço pode render mais como médio defensivo e tendo em conta que foi dos sectores mais frágeis da época que findou, optar pela contratação de Alex Silva para fazer par com "El Mudo" Rodriguez e Cohene ou outro jogador barato e com algum potencial são soluções interessantes (Paul Baysse é um jogador que se tem afirmado no futebol francês e que já vi a jogar, mas não faço ideia do seu valor de mercado).
Rinaudo, que já tem sido falado como uma possível contratação leonina seria figura de destaque no meio-campo, impondo a sua agressividade na recuperação de bola.
Zézinho das camadas jovens do clube é um jovem que acredito ter muito potencial. A melhor forma de o potenciar/aproveitar seria através de uma integração na equipa principal.
Com Izmailov e Salomão como jogadores de ala que teriam a mesma tarefa que Alan no Braga, Wilson Eduardo pode ser o suplente de Djaló como extremo que procura as diagonais (Paulo César no Braga). Outra possibilidade é optar por Carrillo. No caso de Izmailov sair, Bruno Gama e Vieirinha seriam casos a pensar para o substituir.

Plantel proposto
GR: Patrício, Tiago e Golas (/Bracalli)
DD: JP e J.Gonçalves (/Cédric)
DE: Evaldo e Wendt (/B.Teles)
DC: Torsi, Rodriguez, Alex Silva e Cohene (/Carriço)
MD: Carriço e Rinaudo (/P.Mendes)
MC: A.Santos e Zézinho
MO: Matias e Valdés
EX: Djaló, Salomão, Izmailov (/Bruno Gama) e Wilson Eduardo (/Carrillo)
PL: Saleiro, Postiga e RVW

Portugueses: 12 a 14
Total: 24

Onze Base
Tendo em conta a características do onze da equipa treinada por Domingos na época que findou (Braga), o do Sporting deverá passar por:
GR: Patrício
DD: JP
DC: Alex Silva
DC: Rodriguez
DE: Wendt/Evaldo
MD: Carriço/Rinaudo
MC: A.Santos
MO: Matias
EX: Djaló e Izmailov/Salomão
PL: RVW

Jogadores Novos: 3 (1 do nosso campeonato) a 5 (1 do nosso campeonato)
Portugueses: 4/6

Conclusão
Pode não ser plantel para ganhar o campeonato, mas também não acredito que uma mudança tão brusca seja possível e seja benéfica (o tempo de adaptação seria enorme). Assim, acrescentaria qualidade na defesa com a entrada de Rinaudo, Rodriguez e Alex Silva e tem um jogador mais capaz na finalização e melhor dentro da área. Outra hipótese, seria jogar com Postiga nas costas de RVW (trocando com Matias), possivelmente com Valdés a entrar para o lugar de A.Santos ou do médio mais defensivo (descendo A.Santos para essa posição).

Nota:
Não estou a contar com a saída de jogadores para equilibrar o orçamento, mas nesse caso, as saídas mais prováveis seriam de Patrício e A.Santos. Ainda assim, as saídas de Vukcevik, Maniche, Zapater, Polga e Grimi dariam alguma folga (tanto ao nível da folha salarial como ao nível do encaixe financeiro, principalmente no caso de Vukcevik)

12 comentários:

  1. não concordo muito com as escolhas, principalmente o rodriguez a titular

    cumps

    ResponderEliminar
  2. Boas!

    Antes de mais, obrigado pelo comentário!

    Ponho o Rodriguez porque acho que o Sporting não terá capacidade financeira para ir buscar mais dois centrais para titulares. Assim, teria que escolher entre Rodriguez, Carriço, Torsiglieri e mais um (no caso escolhi Cohene, mas podia ser outro) e desses 3 escolho o Rodriguez. E não te esqueças que ele ainda tem a vantagem de acompanhar o Domingos.

    Já agora, quem escolhias?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Não sei bem pois as minhas escolhas são essencialmente jogadores algo caros mas com qualidade inegável, como por exemplo o Garay, Lugano(um central experiente fazia falta ao Sporting),Douglas .
    Penso que é um sector que devia ser seriamente reforçado
    E também preferia o Paulão ao Rodriguez, apesar do facto do peruano ter mais experiência internacional por ser capitão do Peru.

    Mas de resto o blog está bastante bom e penso que vale a pena explorar.
    Se calhar devias promove-lo um bocado mais devido ao baixo número de comentários.

    Eu também já tive um blog,mas foi um projecto que dorou pouco, pois o conceito era pouco original. Caso eu tenha alguma ideia(e tempo, que também me impediu a continuação do blog)voltarei a trabalhar nesse projeto.

    Cumprimentos e continuação do trabalho.

    P.S.:O link do meu blog

    http://s-mat-futebol.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. eu não falo muito do blog porque também não perco muito tempo aqui. se reparares, os posts são quase de mês a mês, muitas vezes até mais do que isso. só quando me "comprometer" é que promovo isto.

    de resto, concordo contigo em relação ao sector que deve ser mais reforçado, mas as opções disponíveis são caras.
    Garay é bom jogador, mas não se afirmou no Real, por isso, só podemos dizer que foi bom no Racing Santander, o que é pouco para um jogador do Sporting e deve estar a receber bem. Lugano já tem 30 anos, nunca fui muito fã dele e na Turquia também se ganha bem. Por isso, das que tu dizes, por mim, só o Douglas era uma situação a pensar, mas não sei se é assim tão melhor que o Rodriguez...

    Quanto à indecisão entre Paulão e Rodriguez, acho que depende do companheiro do lado. O Rodriguez é mais jogador de marcação, o Paulão é um jogador mais posicional.

    Já agora, ao que parece o Alex Silva está prestes a assinar pelo Grémio, por isso, é menos uma opção.

    Vou adicionar o teu blog à barra das "leituras interessantes". Assim que escreveres lá alguma coisa, já sei.

    Continua a comentar ;)

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, mas, penso que o meu blog não é propriamente um blog muito interessante, mas eu vou pensar num conceito para trabalhar e sim depois começo a escrever.
    Outro dia também descobri um site bastante interessante sobre futebol e que pode ser do teu interesse

    http://treinadorfutebol.com.pt/

    Fala sobretudo sobre promessas do futebol mundial, e que por acaso, já estive envolvido num projecto com eles, e ,se carregares Contacto no topo da página, podes ver algumas conversas entre nós.

    E só mais uma coisa.
    Só para ter alguma noção, com quantas visualizações de blog é que tens mais ou menos. Espero que tal questão não te incomode, e caso sim não há necessidade de responder.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. http://www.jogodearea.com/

    mais um site interessante

    ResponderEliminar
  7. O treinadorfutebol já conheço há algum tempo e até costumo comentar por lá. (um luís que aparece nos comentários, sou eu)

    Quanto às visualizações, não me incomoda nada a pergunta. Nas estatísticas aparece:
    "Histórico total de visualizações de páginas: 2710"
    Não sei se responde à tua questão... No entanto, não leves esse valor "a sério" porque 90% devem ser minhas, porque venho cá todos os dias para ver as actualizações dos blogs que sigo

    ResponderEliminar
  8. E há quanto tempo tens este projeto.

    ResponderEliminar
  9. faz qualquer coisa sobre o Inglaterra-Espanha sub-21

    foi um bom jogo

    ResponderEliminar
  10. não vi. e neste momento não tenho tempo para acompanhar esses jogos. pode ser que para a semana veja e escreva alguma coisa. também queria acabar as propostas de planteis (pelo menos Benfica e Porto queria fazer).

    ResponderEliminar
  11. ok
    continuação de um bom trabalho entao

    cumps

    ResponderEliminar