terça-feira, 5 de julho de 2011

Proposta de Plantel: Porto 2011/2012

O plantel que acabou a época
GR: Helton, Beto e Kieszek
DD: Sapunaru e Fucile
DE: A.Pereira e E.Rafael
DC: Rolando, Otamendi, Maicon e Sereno
MD: Fernando e Souza
MC: Moutinho, Belluschi, Guarín e R.Micael
EX: Hulk, Varela, Mariano, C.Rodriguez e J.Rodriguez
PL: Falcao e Walter

Portugueses: 7
Total: 24

Saídas e Entradas já confirmadas
Entradas
Bracalli (GR, Nacional), Djalma (EX, Marítimo), Kléber (PL, Marítimo/At.Mineiro), Iturbe (EX, Cerro Porteño) e Kelvin (MO, Paraná)
Saídas
Mariano (fim de contrato)

Quem deve ficar e quem deve sair?
Deve Ficar
Helton, A.Pereira, E.Rafael, Rolando, Otamendi, Sereno, Fernando, Moutinho, Belluschi, Guarín, Hulk, Varela, J.Rodriguez, Falcao e Walter
Deve Sair
Kieszek, C.Rodriguez
Dúvidas
Beto - Quer jogar na selecção, por isso, deve procurar um clube em que seja primeira escolha.
Sapunaru/Fucile - não são jogadores de topo, mas cumprem. Um deles devia sair para dar a um titular indiscutível (no caso de haver um bom negócio) ou a alguém da formação
Maicon - um pouco à semelhança de outro central que esteve no Porto nos últimos anos, Stepanov. Faz 95% do jogo a um bom nível, mas acaba por comprometer com erros crassos. O caso não é tão grave como o do sérvio, por isso, não surgindo nenhum grande negócio, deve ficar.
Souza - tem potencial, mas não sei se tem mais potencial que alguns jogadores da formação.
R.Micael - tal como Beto, devia procurar um clube onde fosse primeira opção e, no caso dele, onde se adaptasse melhor à táctica (um sistema que use um jogador mais perto do atacante, estilo 4-2-3-1 seria benéfico, no meu entender)
C.Rodriguez - acabou a época em boa forma, mas sendo um dos mais bem pagos (tanto quanto sei, até é o mais bem pago), exige-se mais. Deve sair, mas se ficar não é mau de todo para o clube.


Entradas propostas
Apesar de normalmente as equipas contarem com 3 guarda-redes, acho que não é totalmente necessário. Neste caso, em que os 2 têm qualidade para serem titulares, recorria à formação para fornecer o 3º GR em caso necessário. Outra opção seria optar por Hugo Ventura, mas não seria nada benéfico para a evolução dele.
Saindo um dos laterais direitos apostava em David Bruno (ex-júnior) da formação. Acredito que a integração na equipa principal deve ser feita o mais cedo possível e não após sucessivos empréstimos (bem ou mal sucedidos). Outra opção barata era a inclusão de Miguel Lopes, mas acredito mais no potencial de David Bruno do que Miguel Lopes.
Quanto ao centrais, supondo a saída de Maicon, optava por André Pinto (retorna do empréstimo). Sempre gostei de o ver a jogar e acho que precisa de um desafio maior para evoluir e um dia ser titular no Porto.
Não convencido por Souza, optava por fazê-lo rodar noutra equipa e chamava Sérgio Oliveira (retorna do empréstimo). É verdade que não é trinco como Fernando, mas tendo Moutinho, Guarín e Castro (como explicarei de seguida) no plantel, acho que não é necessário outro jogador desse estilo (e afinal, também Souza não é um trinco propriamente dito).
Se Rúben Micael sair, a melhor opção seria Castro (retorna do empréstimo). É um jogador identificado com a equipa e com a personalidade muitas vezes conhecida por "jogador à Porto". Tecnicamente pode ser inferior a outras opções mas o facto de ser português, formado no clube e a sua raça fazem com que esteja ao nível que se procura.
Para o lugar de C.Rodriguez, não será preciso contratar mais ninguém, pois o plantel já conta com quatro opções. No entanto, se algum sair ou houver interesse em juntar mais um jogador, optava por um jogador da formação: Christian Atsu ou Diogo Viana seriam as minhas opções (aliás, preferia qualquer um dos dois a Djalma, mas é muito pouco provável que o jogador seja cedido).

Plantel proposto
GR: Hélton e Bracalli
DD: Fucile (/Sapunaru) e David Bruno
DE: A.Pereira e E.Rafael
DC: Rolando, Otamendi, Sereno e André Pinto (/Maicon)
MD: Fernando e Sérgio Oliveira
MC: Moutinho, Belluschi, Guarín e Castro
EX: Hulk, Varela, J.Rodriguez e Djalma (/Atsu)
PL: Falcao, Walter e Kléber

Portugueses: 9
Total: 23

Onze Base
Não deve fugir muito ao onze da época passada.
GR: Hélton
DD: Fucile
DE: A.Pereira
DC: Rolando e Otamendi
MD: Fernando
MC: Moutinho e Guarín (/Belluschi)
EX: Hulk e Varela (/J.Rodriguez)
PL: Falcao

Portugueses: 3
Jogadores Novos: 0

Conclusão
Era bom que o Porto conseguisse manter o seu onze base, obtendo apenas receitas provindas da venda do treinador e de alguns jogadores com menos utilização (nomeadamente R.Micael e C.Rodriguez). O número de jogadores portugueses e da formação ainda é baixo, mas já aumentaria significativamente com a adição de Castro, D.Bruno, A.Pinto, S.Oliveira e Atsu. Além de valorizar estes activos, seria uma forma de reforçar o plantel sem gastar muito dinheiro. Se há oportunidade para um clube português de fazer isto, é certamente quando consegue manter o seu onze base e o Porto pode-se encontrar, nesta época, nesta situação quase única.

2 comentários:

  1. Concordo com boa parte,mas acho que saindo ou não alguém,precisam de uns 'apertos' na defesa.

    Na frente o Kleber vem cobrir uma lacuna que era notória no Porto e só não foi mais porque o Falcão fez a época que fez.

    De resto acho que concordo.

    ResponderEliminar
  2. Para mim, a defesa também é o ponto crítico. Mas sem sair Rolando ou Otamendi é difícil pedir que venha alguém para titular. E para suplentes Sereno e André Pinto ou Maicon chegam.

    ResponderEliminar