domingo, 24 de julho de 2011

Sporting (2) vs Juventus (1) - Notas

Mudanças
Mais que as alterações de jogadores, nota-se claramente uma mudança de atitude, principalmente na pressão que é exercida sobre a bola. Nota-se um bom trabalho de Domingos também na circulação de bola (Sporting acabou a primeira parte com 65% de posse).

Rinaudo
Que monstro! Já tinha visto um pouco dele e pareceu-me que era uma grande contratação para o Sporting, ainda assim, fiquei impressionado com a exibição. Muito forte no corte e excelente a encher o meio-campo. Além disso, tem um bom passe longo o que permite que a equipa saia a jogar através dele. De defeito, só lhe vejo a altura (1,76m) que o impossibilita de ser forte no jogo aéreo e de ajudar mais os centrais.

Schaars
Esteve muito bem na condução de bola, na organização de jogo e a gerir o equilíbrio da equipa (principalmente nas transições defensivas). Será o patrão do meio-campo. No caso de Matías Fernandez ser titular, veremos como jogam juntos, mas acho que são compatíveis.

O que correu mal no Sporting
Pereirinha, apesar de dar uma ajuda no centro e proteger as subidas de João Pereira, parece não ser o jogador ideal para aquela posição. Precisa de mais agressividade na bola e quando ataca. Onyewu é muito forte no jogo aéreo, mas a movimentação (aceleração, posicionamento e antecipação) deixa muito a desejar e isso pode deixá-lo fora desses lances em que é forte. João Pereira continua a perder muito tempo a discutir com os árbitros e os cruzamentos são muito mal direccionados.

Fora do 11
Alberto Rodriguez, Marat Izmailov, Luís Aguiar, Diego Capel, Matías Fernandez, Valeri Bojinov e André Santos não começaram o jogo, alguns ainda entraram, outros nem estavam com a equipa, mas podem ser todos alternativas viáveis aos 11 que o começaram (nalguns casos até podem ser titulares).
Rodriguez poderá render Onyewu, apesar de retirar centímetros à defesa, o que pode ser perigoso, visto que João Pereira, Carriço, Rinaudo e Evaldo não são muito altos.
Izmailov poderá (/deverá, no caso de estar disponível) jogar no lugar de Pereirinha.
Luís Aguiar será suplente de Schaars, mas é uma alternativa viável ao holandês, principalmente quando o calendário se adensar.
Capel deverá lutar pelo lugar na ala esquerda com Djaló. Tendo em conta a inconsistência de Djaló, Capel poderá ganhar a "corrida" e Djaló ficará como jogador que entra quando é preciso velocidade e desequilíbrios (até poderá entrar para outra posição, como ala direito ou avançado).
Matías Fernandez, poderá entrar para o lugar de Hélder Postiga, tendo como missão a ligação entre o meio-campo e o ataque e poderá assim, jogar na posição de enganche. Vou esperar para ver se Domingos prefere um esquema mais próximo do 4-4-2 (com Postiga) ou do 4-2-3-1 (com Matías).
Valeri Bojinov é uma das alternativas para o centro do ataque ou para as alas. A equipa ainda precisa de se adaptar a Ricky van Wolfswinkel e Bojinov poderá ganhar com isso (apesar de Rubio se ter mostrado uma alternativa viável e Postiga poder fazer essa posição quando Matías voltar). Também poderá servir como "arma escondida" (entrando, tal como Djaló, para criar desequilíbrios).
Quanto a André Santos, o caso é mais complicado. Pode ser suplente de Schaars, Rinaudo e mesmo de Izmailov (tudo aponta para a sua titularidade), mas é uma pena que não possa ser titular, o que pode ser um obstáculo ao seu desenvolvimento, ainda por cima, quando começava a ser chamado à selecção. Veremos o que o futuro lhe reserva.

Juventus
Uma sombra do que já foi. Faltam ideias (organização) e só Krasic desequilibra. Precisa de fazer o que o Sporting fez, uma revolução.

Classe
O segundo golo de Djaló foi muito bom, mas a classe de Del Piero é de outro nível (apesar de me parecer que parte em fora-de-jogo e de Ilori não ter pressionado muito).

Sem comentários:

Enviar um comentário