quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Liga dos Campeões: Udinese (1) vs Braga (1) - Análise à dinâmica da Udinese

Udinese
3-4-1-2: Brkic (1), Benatia (17), Danilo (5), Domizzi (11), Basta (8), Pinzi (66), Willians (88), Armero (27), Pereyra (37), Fabbrini (31) e Di Natale (10)

Braga
4-2-3-1: Beto (33), Salino (25), Douglão (44), Paulo Vinícius (26), Ismaily (21), Custódio (27), Hugo Viana (45), Alan (30), Mossoró (8), Rúben Amorim (5) e Lima (18)

Desenhos Táticos iniciais e algumas movimentações
3-4-1-2 vs 4-2-3-1
Como se pode perceber na imagem acima, um confronto entre estes 2 desenhos táticos não proporciona um "encaixe" natural entre as 2 equipas. No entanto, podemos observar esse encaixe durante quase todo o jogo devido à dinâmica da equipa da Udinese e dos movimentos dos laterais do Braga. Falo só nos laterais do Braga, pois numa luta entre estes dois desenhos, é natural que haja um sobrecarregamento dos jogadores laterais da equipa que joga numa defesa a 3 (por exemplo: na ala direita da Udinese estão Basta vs Amorim+Ismaily) que é provocado pela subida dos laterais contrários. A imagem seguinte mostra como a dinâmica da Udinese "resolveu" o assunto.
Braga em fase atacante e resposta dinâmica da Udinese
(as setas azuis indicam as referências individuais de cada jogador - os confrontos)

Assim, podemos ver que no caso de Salino e Ismaily terem dado largura aquando da fase atacante em vez de jogarem mais interiores, teriam obrigado Pinzi e Willians a saírem mais das suas posições e abriam espaços maiores entre a linha de 5 defesas e a linha de 4 médios, que podia ter sido aproveitada por Mossoró ou algum jogador que entrasse de uma posição mais recuada (possivelmente Hugo Viana).

Na perspectiva contrária, e porque a Udinese praticamente só atacou em contra-ataque, vemos que mal Basta e/ou Armero passem por Amorim e/ou Alan, respetivamente, podem criar uma situação de perigo. Se do lado esquerdo do ataque do Braga não houve grandes problemas (porque Amorim não é um extremo típico, Basta não fez um grande jogo e também porque Pinzi não saía tanto para o contra-ataque como Willians, libertando Ismaily para a marcação a Basta), já do outro lado, Armero criou imensos problemas, estando inclusive nos 2 lances de maior perigo da equipa italiana: o golo e o lance em que surge isolado, mas remata no chão. Isto ilustra que, o que teoricamente seria uma vantagem para o Braga, tornou-se uma vantagem para a Udinese.

Udinese em contra-ataque: Willians (88) arrasta Salino (25) e Armero (27) fica com a ala livre

Sem comentários:

Enviar um comentário