quarta-feira, 5 de junho de 2013

Toulon 2013 - Portugal, Bélgica, França, Coreia do Sul e Brasil

Portugal

A jogar num tradicional 4-3-3, em dinâmica tem várias formas, principalmente o 4-2-3-1. Defensivamente, muitas referências individuais. Pode ser pelo pouco tempo de trabalho ou preferência do treinador. Até ao Mundial Sub-20 (começa a 21 de Junho) isso deve ficar bem esclarecido e treinado.
Ofensivamente, é um alívio ver os melhores jogadores serem os médios, o que obriga a passar a bola por essa zona (ao contrário do que acontece na selecção principal). Tozé é um "10" criativo, excelente tecnicamente e de remate fácil e João Mário é inteligente e fantástico no passe, joga como "8" ou como "6" em duplo pivô. Ricardo Alves jogou como pivô defensivo, mas é essencialmente um médio de transição. Agostinho Cá integrará a equipa nos próximos dias e deverá ser o titular na posição "6". No banco, André Gomes e Tiago Silva são garantia de qualidade no meio-campo

Portugal (vs Bélgica)

Bélgica

Tem imensos talentos jovens de alto valor na alta roda do futebol, mas esta selecção sub-20, apesar de alguns talentos, ainda não tem capacidade de competir com as maiores forças nestes escalões (perdeu 2-1 com o Brasil e 2-0 com Portugal). Malanda é um "6" posicional, já com muita rodagem na 1a Liga Belga (titular indiscutível na surpresa deste ano, Zulte-Waregem), Praet tem pormenores de qualidade como "10" a jogar solto, caindo muitas vezes nas alas. Ferreira-Carrasco vai ter uma época difícil depois de uma época a titular no Mónaco, deverá ser difícil continuar o bom trabalho (27 jogos, 6 golos, 6 assistências). Joga preferencialmente na ala, mas também pode jogar como "10". Bakkali entrou cheio de energia contra Portugal e mostrou pormenores interessantes. Na ala esquerda será difícil entrar, mas o concorrente directo para a ala direita não parece ser de nível muito alto. De notar que Bakkali é de 96 e grande parte dos jogadores deste torneio são de 92 e 93.

Bélgica (vs Portugal)

França

Apresenta-se num 4-3-3 com posições pouco fixas (dinamicamente transforma-se muito). Fisicamente é muito forte, principalmente na velocidade de passada, mas tecnicamente não achei muito interessante. Eysseric é o organizador de jogo e parece o mais desenvolvido tecnica e tacticamente. Coeff impressiona pela qualidade com bola. Central de grande futuro. Gilbert Imbula é parecido com Malanda, trinco físico e posicional, cai muitas vezes no meio dos centrais, avançando os laterais Sidibé e Traoré. Entre Imbula e Eysseric vagueia Mendy. Jogador interessante com futuro indefinido (não deve ficar no Mónaco).

França (vs Coreia do Sul)

Coreia do Sul

Um dos adversários de Portugal no Mundial Sub-20 (com Nigéria e Cuba). Joga em 4-4-2, com um dos avançados com muita liberdade de movimentos. É o número 7, Ryu Seungwoo. Só vi 1 jogo desta equipa, mas pareceu-me o melhor jogador. Bom tecnicamente e inteligente. Além disso, ajuda muito defensivamente (quando a equipa adversária se aproximava da área era normal vê-lo junto do lateral e do extremo ou perto dos 2 médios centro). Acima de tudo, a equipa vale pelo conjunto e pela sua organização. Das equipas que tive oportunidade de ver, é de longe a mais organizada.

Coreia do Sul (vs França)

Brasil

Uma equipa à sua imagem. Técnica, técnica, técnica e pouco mais. Mas a qualidade é tanta que deve chegar para um lugar na Final e até para vencer a competição. Os 2 centrais são bons, especialmente Dória (já elogiado neste blogue, o outro é Wallace). Douglas Santos e Tinga são a imagem de um Brasil à procura de novos Cafús e Roberto Carlos. Não são maus, mas estão longe da qualidade do típico lateral brasileiro. No meio-campo, Matheus Biteco é o pivô defensivo. Corta e passa. Acabou o jogo como lateral direito. À sua frente, um dos jogadores mais interessantes da equipa: João Schmidt. Ao estilo de João Mário, é ele quem organiza o jogo e faz a ligação defesa-ataque. Segue-se Danilo. Começou como segundo avançado, acabou como médio centro. Parece capaz tacticamente, mas era preciso mais tempo para tirar a prova. Na ala direita joga Mamute. Faz lembrar Hulk na potência de corrida, mas parece mais ágil. Depois, Ademilson e Vinicius Araújo. São ambos avançados centro, mas Ademilson acabou por jogar mais encostado na esquerda. Têm muito golo nos pés e certamente grande futuro à sua frente. Por fim, falta falar de Rafinha. A qualidade é indiscutível e só uma chegada tardia à selecção (compromissos com a equipa) o impediu de fazer os primeiros jogos. Seria interessante ver se há alteração no estilo de jogo com a entrada de um jogador.

Brasil (vs Portugal)

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Tu não? Não é um jogador feito, mas acho que tem potencial para ter lugar no onze do Porto.

      Eliminar
  2. Detestei o jogo dele contra a Bélgica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê?
      Já o tinha visto a jogar várias vezes e posso ter uma opinião "deformada" por isso. Sei o que ele pode fazer e vejo o jogo dele nesse perspectiva em vez de o analisar como caso único. Não sei...

      Eliminar
  3. Ahhh, pois assim é diferente.
    Não gostei, porque, comparando com o João Mário, o perfil de decisão dele pareceu mau. Ou seja, não concordei com mais de metade das decisões que tomou. E para um médio, isso é desencorajador. A única coisa que achei que ele tem de bom são mesmo os remates.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também pode ter que ver com comportamentos coletivos (da equipa). Mas estou de acordo contigo em relação ao João Mário. A decidir é bem melhor. O Tozé joga muitas vezes a "10" e isso faz com que arrisque mais os passes. Acho que competição a sério ia moldá-lo. Tal como aconteceu com o Josué, por exemplo. Vai ser difícil incluí-lo no plantel do Porto. Com o perfil dele já foram contratados 2 jogadores (Carlos Eduardo e Josué) e normalmente dá-se primazia aos contratados. Mas podia e devia ficar na 1a liga numa equipa com um bom treinador (Rio Ave ou Estoril, por exemplo).

      Eliminar