domingo, 15 de março de 2020

Atacantes na Área vs Remates na Área

Tenho um grande interesse em estatísticas. Não que lhes dou uma importância maior do que têm. São números e quando descontextualizadas podem levar a leituras erradas da realidade.

Esta semana deparei-me com um quadro interessante:
Fonte: Euan Dewar (Twitter)

Relaciona o número de atacantes dentro da área quando um remate é feito (descontando o rematador) com o número de remates feitos dentro da área em jogo corrido por jogo.

A partir dos 7 remates por jogo: Dortmund, Real Madrid, Leverkusen, Gladbach, Barcelona, Inter, Leipzig, Nápoles, Chelsea, Juventus, Lazio, Liverpool, PSG, Atalanta, Man City e Bayern. Rapidamente percebemos que filtra as equipas que melhor estão a jogar este ano (as melhores posicionadas nos seus campeonatos - top 5 alemão; 3 do top 4 inglês (falta Leicester); top 2 espanhol; 5 do top 6 italiano (falta a Roma que também está quase nos 7 remates por jogo); e o PSG). Saliente-se a proposta mais ofensiva do campeonato italiano ao contrário do que era comum. Fim do catenaccio?

Em relação ao outro eixo, pode este sim dar azo a algumas leituras que carecem de alguma análise mais detalhada:
- O que se tem passado com o City esta época? Com tanto remate e tanta gente na área seriam de esperar melhores resultados. Demasiada gente a entrar na área está a desproteger a equipa nas transições?
- PSG e Juventus apesar de serem tão dominantes não têm muitos jogadores dentro da área. Do 11 que mais tem jogado, do meio-campo temos: Bentancur, Matuidi, Pjanic. Matuidi muitas vezes a jogar como ala, Bentacur também do meio para a direita e Pjanic como médio centro único. Aqui faltará a entrada dos médios, também de algum dos laterais, eventualmente. Mas também como no PSG, há uma clara dificuldade dos treinadores de encontrarem um onze-base. Seja por lesões de alguns jogadores ou outras questões.
- Impressionante a Atalanta. Não é só "hype", há muito trabalho feito. Muito remate, com muita gente a chegar. Quase tanta gente como o Liverpool. Levanta duas questões: com jogadores de nível mais alto, o que poderia fazer a Atalanta? Com o aumento de reputação, normalmente há uma alteração de comportamentos defensivos dos adversários. Conseguirá a Atalanta produzir o mesmo com equipas fechadas atrás?
- Em termos de Ligas: Espanha a chegar com muita gente à área, mas poucos remates na área. Na liga Francesa, também com poucos remates, mas é claramente a equipa que menos jogadores põe na área adversária?
- Também de notar a questão da análise estatística: enquanto no número de remates vemos uma variação grande entre 3 e 11 remates por jogo; na quantidade de jogadores a variação é muito baixa: entre 2.5 e 4.5, com grande parte das equipas entre os 3.25 e os 4.25, isto é, diferença de 1 jogador entre os dois limites.

Sem comentários:

Enviar um comentário