domingo, 18 de outubro de 2020

Influência do erro individual na organização coletiva

 Partindo do jogo Man City vs Arsenal de 17/10/2020, segue o lance do primeiro golo do City

1. Começando pelo posicionamento das equipas:

Man City em organização ofensiva: 4-4-2/3-1-4-2: Ederson; Walker DD, Rodri entre MD e DC, Rúben Dias DC, Aké DE, Cancelo e Bernardo como "8", Mahrez e Foden nas alas, Sterling e Aguero na frente.

Man City em organização defensiva 4-4-2: Cancelo baixa para lateral, Rodri a par de Bernardo, Walker como central.

Arsenal em organização ofensiva 4-3-3/4-4-2: Leno, Bellerin DD, Tierney DE, Gabriel e David Luiz DC, Ceballos MD, Xhaka MCD, Saka entre MCE e EXE, Pepe EXD, Aubameyang entre EXE e PL, William mais solto na frente entre 10 e PL

Arsenal em organização defensiva 5-2-3: Tierney recua para 3º central, Saka fecha a ala, Ceballos e Xhaka no meio.


2. Sobre o lance do golo: Xhaka sai no Rodri, Ceballos fica como pivô, centrais do Arsenal tinham indicação para seguir movimentos de apoio de Sterling e Aguero, por isso, Gabriel seguiu Aguero. Rúben Dias descobre Mahrez na ala, ultrapassando logo os 3 da frente e os 3 do meio-campo (Gabriel em vez de Ceballos).

Imagem 1
Imagem 2

Arsenal repõe a linha defensiva com Ceballos, mas muita distância entre linhas. E atente-se a Xhaka na Imagem 1 e Imagem 2. Dias sem pressão, vai fazer o passe para uma zona nas costas dele e a orientação corporal e dos apoios ainda é em relação a Rodri.
Imagem 3

Na imagem 3 dá para ver a distância entre linhas e também a distância de Xhaka à zona de ação do jogo.

Imagem 4

Ceballos vai saltar no Aguero e falha a interceção, deixando o argentino em 3x3 com Foden à esquerda e Sterling à direita, Gabriel, David Luiz e Bellerin à frente dele. Aguero progride, fixa o David Luiz e quando Bellerin fecha para dar cobertura a David Luiz, Aguero passa a Foden; Foden desequilibra no 1x1 com Bellerin, consegue o remate; Leno defende para a frente e Sterling marca na recarga.

Da imagem 1 em que Gabriel e Xhaka estão quase em linha, até ao final da jogada em que Gabriel recuperou até à última linha e Xhaka recuperou a passo e ficou à entrada da área, para além do erro na orientação corporal, a displicência na recuperação. A este nível são este tipo de pormenores que decidem jogos. A rever por Arteta.


Sem comentários:

Enviar um comentário