quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Final 8 da Champions League: Algumas notas - Parte 3

Conclusões

Atalanta interessante, mas sem grandes alternativas ao onze inicial. Será difícil manter o onze inicial por muito tempo, pois já são jogadores com 28+ anos: Toloi (29), Palomino (30), De Roon (29), Freuler (28), Papu (32), Ilicic (32) e Zapata (29). Não serão vendas de grande valor que permitam repor com jogadores mais jovens. A questão da marcação HxH funciona internamente, mas tem grandes dificuldades com oposição de maior qualidade, que consiga resolver facilmente 1x1.

PSG muito dependente da qualidade individual, sobretudo os 3 da frente: Di Maria, Neymar e Mbappe. Tuchel vem conseguindo juntar alguns jogadores, para equilibrar a equipa, mas ainda é um plantel muito deficiente de alternativas.

Leipzig com boas ideias, mas individualmente ainda não é top europeu. Estão em crescimento contínuo e com toda a estrutura RB certamente vão ser um clube de topo nos próximos anos.

Atlético Madrid com dificuldade a sair do seu modelo de agressividade e reação, para um modelo que controle mais todos os momentos do jogo. Com tempo e contratações certas, Simeone poderá transformar a equipa. Já tem bastante qualidade no plantel para construir algo mais.

Bayern soberbo, com um plantel fantástico. Constrói a partir da primeira linha, com jogadores com passe longo preciso. Depois da bola entrar nos jogadores da frente, partem todos para a baliza. Reação à perda de bola conjunta, com a preocupação em manter uma linha de 4 mais recuada. Vão perder (à partida) Thiago, mas já acrescentaram Nubel e Sane.

Barcelona destruído, sem líder. Mas com muita qualidade individual no plantel, emprestados e na academia. Com necessidade de se reinventar, começando por uma decisão clara sobre o treinador e o seu papel.

Man City estranhamente cauteloso, mas na mesma com as dificuldades em defender longe da baliza. Espera-se melhor época internamente assim como na LC.

Lyon com muitas dificuldades internas a bater-se com o PSG, mas apesar de uma má época, será de esperar que lute pelo 2o lugar no campeonato, relembrando que não haverá competições europeias para o Lyon.

Globalmente foram ganhando equipas com coletivos mais fortes, com ideias/objetivos comuns como o Bayern e o Lyon; a explorar espaços mais que jogar com um esquema tático rígido como o Leipzig e também o Bayern; equipas com jogadores a decidir no 1x1, com bola no pé e na profundidade como o PSG e (mais uma vez...) também o Bayern.


Minha Equipa dos Quartos de Final

Os que cumpriram mais com o princípio de jogar o espaço.



Sem comentários:

Enviar um comentário