sexta-feira, 6 de abril de 2012

Liga Inglesa: Swansea (0) vs Newcastle (2) - Notas

Como jogou o Swansea
A equipa galesa alinhou no seu habitual 4-2-3-1 com Vorm, Rangel, Caulker, Williams, Taylor, Britton, Allen, Sigurdsson, Dyer, Routledge e Luke Moore.
Posse de bola, posse de bola, posse de bola... Mas pouco mais se vê. A dificuldade em penetrar na área é enorme e as falhas em transições defensivas são muitas. É importante notar a participação de ambos os centrais nas situações de ataque organizado (principalmente porque o Newcastle jogou em bloco baixo). Ainda relacionado com a dificuldade de penetração, a entrada de Sigurdsson em Janeiro dá uma alternativa à equipa que é o remate de longa distância. Sigurdsson rematou 7 vezes!
Diga-se que melhorou bastante com a entrada de Scott Sinclair.

Como jogou o Newcastle
O onze inicial foi: Krul, Simpson, Williamson, Perch, Santon, Tioté, Jonas, Cabaye, Ben Arfa, Demba Ba e Papiss Cissé. O Newcastle jogou num sistema muito fluido que é difícil de transformá-lo em "números". No entanto, dizer que era em 4-3-3 não será de todo errado. Jonas tem-se destacado, nesta época, como jogador polivalente e jogou como pivô junto com Cabaye e Tioté. Bloco muito baixo, sem grandes preocupações com a posse de bola e jogando sempre muito directo. Os golos foram obtidos através de erros do Swansea que foram muito bem aproveitados pela dupla Cabaye (2 assistências)-Cissé (2 golos). Cabaye é exímio no passe em profundidade e Cissé finaliza muito bem. Voltando ao tema da fluidez, foi interessante ver o trio do meio-campo a trocar sempre de posição e o trio do ataque a fazer o campo todo. Cissé chegou a fazer intercepções na zona do lateral esquerdo em jogada de bola corrida (e era o avançado mais central), Ben Arfa por vezes aparecia no meio à frente dos três jogadores do meio-campo, outras na ala direita e Ba ocupava-se mais do lado esquerdo, mas também apareceu no centro e na ala direita.

Krul e Vorm
Os holandeses estão claramente no top de melhores GR da Liga Inglesa (e do Mundo). Vorm é inclusivé muito importante no estilo de jogo da equipa, pois é bastante hábil com os pés.

Ben Arfa
Não percebi o porquê de Ben Arfa ter jogado os 90 minutos. Em bloco baixo e a jogar directo, não faz muito sentido ter em campo um jogador de "dribles" em campo.

Dificuldades do Swansea contra bloco baixo
Como já disse, a equipa galesa teve muitas dificuldades em entrar na área adversária e grande parte dos remates que fez foram de longa distância. Assim, parece que a melhor abordagem ao jogo contra esta equipa é o bloco baixo que Alan Pardew apresentou. Depois, é esperar o erro e meter a bola em profundidade na zona entre os centrais que jogam muito distantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário