sábado, 28 de abril de 2012

Top21 Sub21 - Época 2011/12 (Parte 2)

Médios: Gastón Ramírez, Ilkay Gundogan, Isco Alarcón, Roberto Firmino, Thiago Alcântara e Yann M'Vila

Gastón Ramírez é, talvez, o nome menos conhecido desta lista. Escrevi recentemente sobre ele como um jogador que queria rever. É um grande talento ao serviço do Bolonha e da selecção uruguaia. Joga como médio ofensivo e por vezes também nas alas. Este ano deve dar o salto para uma equipa maior.

Quando Sahin saiu do Dortmund, temia-se que ficasse um vazio por preencher na equipa alemã. No entanto, chegou Gundogan para reclamar esse lugar. Foi introduzido aos poucos na equipa de Jurgen Klopp e acaba a época como titular e já é internacional A alemão.

O Valência deixou sair Isco e o Málaga aproveitou. O jovem médio espanhol jogou em quase todas as posições do meio-campo (extremo esquerdo, médio ofensivo e médio defensivo) e esteve sempre bem. Apesar da forte concorrência, acredito que não demorará a chegar à selecção principal espanhola. Deverá fazer parte da selecção olímpica neste Verão.

Isco
Roberto Firmino chegou ao Hoffenheim do Figueirense (que está a formar muitos bons jogadores) em Janeiro de 2011 e desde que chegou que chamou à atenção de todos. Acabou por ganhar o lugar a Sigurdsson (também ajudado por uma lesão do islandês) e é titular indiscutível da equipa alemã. Com 20 anos, tem uma enorme margem de progressão, mas será difícil chegar à selecção enquanto se mantiver no Hoffenheim. Deve sair entre esta e a próxima época.

Pouco é preciso dizer sobre Thiago Alcântara. É mais um "canterano" do Barcelona e o eleito de Xavi para o substituir. Alia à qualidade de passe, a capacidade de criar desequilíbrios individualmente típica dos brasileiros. Falta-lhe a capacidade de gerir o jogo que Xavi tem, mas a experiência e os grandes treinadores que terá na carreira certamente que lhe vão ensinar isso. Já é internacional espanhol.

Yann M'Vila também é pouco conhecido pelos que seguem menos atentamente o futebol, mas a sua inclusão nesta lista não deverá surpreender os mais atentos. Já é titular indiscutível da selecção francesa e é o patrão do meio-campo do Rennes. Acredito que sai esta época para uma equipa de topo (um dos Manchester ou uma das equipas de Milão parecem ser bons destinos).

Avançados: Danny Welbeck, Eden Hazard, Iker Muniain, James Rodriguez, Mario Götze, Rodrigo Moreno e Xherdan Shaqiri

Numa época irregular da equipa de Manchester, apareceu Welbeck. Esteve em quase todos os momentos de melhor forma da equipa. É verdade que teve alguma "sorte" com a má forma de Chicharito, mas soube aproveitar essas oportunidades. Com 21 anos, já é internacional A inglês.

Eden Hazard foi dos primeiros nomes a serem acrescentados a esta lista. É fácil de perceber porquê depois das últimas 2 temporadas de altíssimo nível. Faz parte da nova entusiasmante geração do futebol belga. É provável que saia para Inglaterra no próximo ano.
Eden Hazard
Aos 19 anos, o melhor elogio que se pode fazer é que já é internacional A pela selecção espanhola. Pode até não ir ao Euro, mas sem dúvida que faz parte do grupo de referências da selecção para a próxima década. É uma das estrelas do Atlético de Bilbao. Falo, naturalmente, de Muniain.

Sobre James Rodriguez não preciso de dizer muito, pois o seu talento é muito conhecido pelos portugueses. Teve uma época algo irregular, tal como o seu clube, mas quando jogou bem, mostrou ser um jogador de topo. Dificilmente o Porto o conseguirá segurar por mais do que 1 época.

Mario Götze explodiu no ano passado e aos 18 anos tornou-se estrela no campeão Dortmund. Este ano, já com estatuto, provou que não era ilusão. Tem imensa qualidade e já é internacional A alemão. Em princípio, fará parte da lista de jogadores que vai ao Euro. Mais difícil é adivinhar o seu futuro. O Dortmund sagrou-se bi-campeão, mas a prestação na Europa deixou a desejar e pode ser um incentivo para ficar. No entanto, a Bundesliga ainda não tem o estatuto de outros campeonatos e poderá sair.

Rodrigo Moreno era uma incógnita no início da época. Ainda não tinha mostrado nada ao serviço do Benfica e o empréstimo ao Bolton, também não resultou muito bem. No entanto, aproveitou os jogos pela selecção sub20 nos Mundiais da categoria para se mostrar e acabou por ficar no plantel. Depois, já todos conhecem a história. Tornou-se uma referência do ataque do Benfica até à lesão contraída no jogo com o Zenit. Demorou a recuperar, mas fica a certeza que é um jogador com enorme potencial.

Por fim, Shaqiri que começou a época com brilhantes exibições pela selecção sub20 da Suiça, ajudou o Basileia a passar a fase de grupos da Liga dos Campeões, passou a jogar pela selecção A (onde também brilhou) e assegurou uma transferência para o Bayern Munique.


Sem comentários:

Enviar um comentário