sexta-feira, 27 de abril de 2012

Top21 Sub21 - Época 2011/12 (Parte 1)

Escolhi os 21 jogadores sub21 que mais estiveram em destaque este ano nas ligas europeias. Naturalmente que não podiam entrar todos, por isso, é natural que a lista seja discutível. Procurei ter um número equilibrado de jogadores por posição. A ordem é meramente posicional e alfabética.

Guarda-Redes: David De Gea e Thibault Courtois
De Gea teve algumas dificuldades no início à custa de alguns lances que não eram representativos da sua qualidade, mas ao longo da época foi melhorando e afirmou-se como titular do Manchester United. Notável para quem tem 21 anos!
De Gea
Thibault Courtois foi titular a época toda no Atlético Madrid que acaba de chegar à final da Liga Europa. Se mostra isto aos 19 anos, naturalmente, será um dos grandes GRs da próxima década. Na próxima época deverá voltar a ser emprestado, pois Cech deverá continuar no Chelsea (quem sabe se alguma equipa portuguesa pode aproveitar esta situação).

Defesas: David Alaba, Jon Aurtenetxe, Kyle Walker, Kyriakos Papadopoulos, Phil Jones e Steven Caulker
Médio de formação, Alaba tem-se destacado como lateral esquerdo no Bayern Munique. Aos 19 anos é fácil augurar-lhe um grande futuro numa posição com poucas opções de qualidade.

Jon Aurtenetxe também é lateral esquerdo e pode jogar no centro da defesa. Joga no Bilbao de Marcelo Bielsa, onde melhorou imenso desde o início da época. Com 20 anos, tem ainda muita margem de evolução.

Já falei dele neste espaço. O seu nome é Kyle Walker e é um dos laterais direitos mais rápidos do futebol mundial. No início da época, pensei que não conseguisse ficar no plantel (tinha a concorrência de Hutton e Corluka), mas tornou-se titular indiscutível nos Spurs e já foi chamado à selecção principal inglesa. Tal como Alaba, é certo que será uma das referências da próxima década na sua posição.

Papadopoulos é dos nomes mais conhecidos desta lista. Já está no futebol de top há algum tempo (estreou-se há 4 anos pelo Olympiakos, joga há 2 épocas no Schalke) e manter-se-á por lá durante muitos anos. Com 20 anos, muito sucesso o espera.
Kyriakos Papadopoulos

Phil Jones chegou este ano ao Man Utd vindo do Blackburn Rovers e afirmou-se no clube inglês. Joga preferencialmente a central, mas devido à sua capacidade técnica com bola, também jogou como médio mais recuado e lateral direito. Também já é companheiro de Kyle Walker na selecção inglesa.

Joga no Swansea, emprestado pelo Tottenham. É Steven Caulker e pode ser considerado a "wild card" das minhas escolhas. Ainda não se afirmou em nenhum clube de topo e apesar de encaixar bem no modelo de jogo da equipa galesa, falta-lhe ser testado a outro nível. No entanto, incluí-o porque teve uma boa época e acredito no seu potencial.


No próximo texto, escolho os médios e avançados.


Sem comentários:

Enviar um comentário