terça-feira, 26 de junho de 2012

Euro2012: Portugal vs Espanha - Antevisão

O que esperar de Espanha?
4-3-3 sem alterações. Apenas há dúvida no ataque: entre Silva, Cesc e Torres, jogam 2. Previsivelmente serão Cesc e Silva. Pedro pode ser uma surpresa.

Reacção a Portugal
Tendo em conta os pontos fortes de Portugal que alterações poderá fazer o seleccionador espanhol? Tendo em conta que a equipa é dominante e já joga com um duplo pivô defensivo, é pouco provável que haja alterações. Busquets deverá aproximar-se de Arbeloa para o ajudar com Ronaldo, mais a contenção atenta de Piqué e o mesmo poderá acontecer do outro lado com Alonso, Alba e Ramos para Nani.

O que pode fazer Portugal?
Aqui é que as previsões se tornam mais complicadas. Na minha opinião há 3 hipóteses principais:
  • 4-3-3 habitual: com a possível alteração de Meireles por Custódio e Hugo Almeida no lugar do lesionado Postiga. Neste desenho tático, Varela pode uma opção interessante. Seja a jogar na ala com Ronaldo no meio, no meio para dar mais mobilidade ao ataque ou na ala com Nani como falso 9 (já mais aproximado a um 4-4-2).

  • 3-5-2 "à la Itália": tal como escrevi no final do jogo Espanha-Itália, foi das equipas que melhor conseguiu anular o estilo de jogo espanhol. Um onze inicial possível seria: Patrício, Pepe, Alves, Rolando/Veloso, JP, Coentrão, Veloso/Custódio, Moutinho, Nani/Custódio/Meireles, Ronaldo e Hugo Almeida.

  • 4-4-2: uma das reacções naturais ao estilo de jogo espanhol deveria ser encher o meio-campo, principalmente com jogadores que sejam capazes de sair a jogar após a pressão. Assim, um onze inicial poderia ser: Patrício, JP, Pepe, Alves, Coentrão, Veloso, Custódio, Moutinho, Nani/Meireles, Ronaldo e Hugo Almeida.

Acima de tudo, a reacção deverá passar por dar um pouco do remédio espanhol aos próprios, isto é, pressão nas primeiras fases de construção (Ramos, Arbeloa e Alonso optariam logo por um passe longo) e posse de bola. É muito importante aguentar a posse nos primeiros segundos após a sua recuperação, pois é quando a pressão alta espanhola é mais evidente.

Condição Física
Não sei se durante os 90 minutos se vão notar os efeitos do maior número de dias de descanso da selecção portuguesa. Duvido. Onde a condição física pode ter influência é nos jogadores que fizeram todos os jogos e tanto o 11 português como o espanhol pouco (ou nada) se têm alterado. No nosso caso, Meireles poderá ser subsituído por Custódio (ou Hugo Viana), mas os restantes casos não parecem tão relevantes. Já no caso espanhol, é preciso ter atenção a Xavi e Iniesta. São os jogadores que dão corpo à filosofia de jogo e tiveram um época complicada ao nível de lesões. Até agora, pouco descanso tiveram e isso pode beneficiar Portugal. Cazorla e Pedro poderão ser soluções no decorrer do jogo.

PS: Tinha escrito o texto antes de saber que Hugo Almeida estava confirmado no 11, mas já fiz as alterações. O desenho tático habitual ganha muita força nas hipóteses para amanhã. Ainda assim, será interessante ver a dinâmica da equipa. Quase aposto em Nani a jogar mais interior (aliás, pareceu-me que Paulo Bento tentou isso no início do jogo contra a República Checa quando Meireles jogou mais próximo da ala, Ronaldo mais no meio e Nani até chegou a trocar de lado - para a esquerda. Quando digo interior leia-se mais próximo da linha de Moutinho e Meireles do que de Ronaldo e Hugo Almeida).

Sem comentários:

Enviar um comentário