quarta-feira, 20 de junho de 2012

Euro2012: Portugal vs Rep. Checa - Antevisão Estatística

Ponto Prévio
Esta antevisão é simples e naturalmente que lhe podem ser apresentadas muitas falhas, principalmente porque os dados estatísticos baseiam-se somente nos 3 jogos disputados na fase de grupos desta competição. A ideia é abordar as situações ataque-vs-defesa de ambas as equipas.

Portugal
Alinhando em 4-3-3, com o 11 habitual: Patrício (12), Pereira (21), Pepe (3), Alves (2), Coentrão (5), Veloso (4), Moutinho (8), Meireles (16), Nani (17), Ronaldo (7) e Postiga (23). Não sendo conhecida nenhuma lesão, as únicas possíveis alterações serão a saída de Meireles e Postiga. Ainda assim, é pouco provável que aconteçam.

República Checa
Deve manter o 4-2-3-1 com: Cech (1), Selassie (2), Sivok (6), Kadlec (3), Limbersky (8), Hubschman (17), Plasil (13), Jiracek (19), Kolar (10, é o número de Rosicky mas os valores estão corretos para Kolar), Pilar (14) e Baros (15). Rosicky seria o titular no lugar de Kolar, mas não deve estar em condições físicas para o fazer (o próprio treinador da Rep. Checa disse que as probabilidades de Rosicky jogar são muito baixas).

Defesa e Ataque
Os dados que contei para a defesa foram: desarmes, intercepções de bola e remates bloqueados.
Para o ataque, os dados considerados foram: remates, passes perigosos e dribles.
Todos os valores são a média por jogo e o valor total de cada parâmetro (defesa e ataque) é dado pela soma dos valores de cada jogador. Os guarda-redes foram excluídos da análise e os dados dos centrais foram somados para obter um só valor.
Certamente que há muito mais dados que interessem e muita coisa que os dados não dizem, mas como veremos a seguir, não fogem muito ao entendimento geral de como funcionam ambas as equipas.

República Checa - Ataque vs Portugal - Defesa
Portugal à defesa: Nani e a dupla Pepe-Alves sobressaem, Moutinho com liberdade
Nota:  Raios representam proporção dos valores

Como podemos ver, Pepe e Bruno Alves têm funcionado bem como dupla e parecem suficiente para conter Baros que já ultrapassou a sua melhor fase da carreira. João Pereira e Coentrão poderão ter bons duelos nas alas contra Pilar e Jiracek, respectivamente. No meio-campo, a ausência de Rosicky é muito importante para Portugal em situações defensivas, pois é mais perigoso que Kolar, mas revela-se uma má notícia nas situações ofensivas (a seguir). Plasil é dos jogadores mais importantes da equipa e deverá dar bastante trabalho a Meireles. Por outro lado, Hubschman é mais "trinco" e poderá libertar Moutinho para outras tarefas (ajudar Meireles com Plasil, Veloso com Kolar e/ou Coentrão com Ronaldo com Selassie). Ronaldo pouco defende e apesar de Selassie não ter acções muito "importantes", numa das arrancadas conseguiu uma assistência, por isso, deverá haver algum cuidado com o jogador (tal como já referi, Moutinho poderá ajudar nessa acção). Do outro lado, Limbersky ataca bastante, mas Nani também tem cumprido muito bem as tarefas defensivas. O duelo entre Postiga e os centrais não deverá ser muito importante.

Portugal - Ataque vs República Checa - Defesa
Ronaldo e Nani sobressaem, equilíbrio entre laterais portugueses; médios poderão ter liberdade
Começando pelos sectores mais recuados, Pepe e Bruno Alves são mais importantes que Sivok e Kadlec nas movimentações ofensivas das suas equipas, pois a dupla portuguesa faz mais passes perigosos e é mais forte nas bolas paradas ofensivas (remates). Além disso, não deverão ter grande luta por parte de Baros. Nas laterais, mais uma vez há algum equilíbrio com Pilar a não esquecer as tarefas defensivas e Jiracek apesar de apresentar valores mais baixos, é um médio defensivo adaptado, por isso, não deverá ter dificuldades em cumprir essas tarefas. No meio-campo, a análise torna-se mais complicada. Se Rosicky jogar, Veloso terá muita liberdade, mas Kolar já está mais presente no momento defensivo. Meireles tem estado apagado nos momentos ofensivos e pode ser presa fácil para Plasil que não tem feito muito a nível defensivo. Resta saber o que acontecerá no duelo Hubschman-Moutinho. Teoricamente, seria equilibrado e até com vantagem para o checo, mas a presença de Ronaldo na sua zona de acção poderá retirá-lo do meio e dar espaço a Moutinho (e mesmo a Meireles). Tal como já disse, Ronaldo poderá ter que enfrentar 2 jogadores: Selassie e Hubschman. Nada a que não esteja habituado e que pode servir os nossos interesses (pois liberta outros jogadores). Também deverá aproveitar a tendência atacante de Selassie. Do lado direito, Nani tem sido dos jogadores mais importantes na fase atacante e poderá continuar a sê-lo, pois Limbersky não oferece muita resistência (é o lateral com menos acções defensivas). Postiga terá que lutar contra uma boa dupla de centrais, mas como se pode ver por ambas as imagens, nada que se compare à nossa dupla. Kadlec é lateral adaptado e isso pode restringir a dupla (pouca dinâmica).

Quadro-Resumo
Valores obtidos
Conclusão
Na defesa, devemos ter cuidado com Plasil (vs Meireles), as subidas dos laterais Selassie e Limbersky (vs Ronaldo/Moutinho e Nani) e com os extremos Jiracek e Pilar (vs Coentrão e João Pereira).
No ataque, devemos aproveitar a qualidade dos nossos extremos Ronaldo e Nani (vs Selassie/Hubschman e Limbersky), os ataques de Coentrão (vs Jiracek) e a liberdade de Moutinho/Meireles (vs Plasil).

Sem comentários:

Enviar um comentário