quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Arsenal: Dinâmica do meio-campo

Surgiu a dúvida no texto anterior sobre quem seria o pivô do Arsenal: Ramsey ou Rosicky. Mais do que responder à pergunta, segue-se uma vista de olhos pela dinâmica do meio-campo.

1. Início do jogo: 4-3-3 bem definido com 1x2 no meio-campo. Ramsey atrás de Rosicky e Cazorla.

2.Fase de pressão em organização: Cazorla saiu, Rosicky aproxima-se da linha de Ramsey

3. Saída de bola: por vezes um segundo jogador vem buscar a bola, não é só Ramsey a oferecer a linha de passe aos centrais.

4. Compensação: Ramsey saiu com a bola, Cazorla estava mais à frente, então Rosicky recua.

5. Cazorla não é sempre o elemento mais adiantado. Aqui, Rosicky subiu e Cazorla está ao lado da Ramsey.

6. Basculação: bola do esquerdo (defensivo do Arsenal) então Cazorla sai à bola. Quando a bola é jogada para o lado direito, Rosicky sai na contenção e Cazorla recua para o lado de Ramsey.

7. Lance do golo: Ramsey subiu, Rosicky foi dar linha de passe curto ao lateral, Cazorla recuou para a posição "6". Bola entra em Cazorla, passa para Ramsey, que tenta o remate mas a bola fica em Giroud que marca.

8. Basculação, mais uma vez: Cazorla na contenção e Rosicky perto de Ramsey, depois o contrário.

9. Outra saída de bola, esta mais dinâmica. A bola passa pelos 3 médios: Primeiro Ramsey e Rosicky baixaram, a bola entra em Ramsey (mais central), passa para Rosicky que dá em Sagna. Neste momento, Cazorla baixou e, ao mesmo tempo, Ramsey e Cazorla sobem. Cazorla tranquilo na posição mais recuada do meio-campo a organizar o jogo.

6 comentários:

  1. Ou seja, o que se mostra aqui é que o comportamento dos jogadores é percebido, não é decorado. Tal é a fluência com os que estão mais perto da cobertura ao médio mais defensivo, recuam para compensar a posição 6.
    Depois, com a facilidade que todos eles têm com bola, qualquer um pode ser 6, qualquer um pode ser interior.
    Isto é mais um óptimo trabalho de Wenger.

    De futuro, acho que Wilshire deverá entrar no 11, em detrimento de Rosicky.

    Eu como fã absoluto do losangulo, jogaria com todos os 4.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, parece percebido, mais do que decorado.
      Wilshere também queria ver. Ele jogou ontem na posição do Rosicky, mas não vi o jogo. Supreendeu-me o Ramsey. Falavam dele como um jogador violento após a lesão, mas não me pareceu. Um ou outro lance, sim, mas raro. Parece é muito inteligente e muito capaz de aparecer em todos os momentos. Seja a fechar o espaço entre os centrais (vi isso acontecer 1 vez, mas acredito que tenha acontecido mais vezes) ou a rematar perto ou mesmo dentro da área (como foi o lance que deu origem ao golo ou os 2 golos de ontem)

      Jogar em losango talvez, mas o Giroud tem-se portado bem. Bem mais versátil do que pensava. Queria era que o Wenger pedisse mais do Walcott. Acho-o grande jogador, mas só lhe pedem velocidade.

      Eliminar
  2. O Wilshere so nao foi titular neste jogo nos restantes jogos oficias tem jogado sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei. Mas não vi mais nenhum jogo do Arsenal com atenção.

      Eliminar
  3. Quando joga o Wilshere, ele faz as funções do Rosicky conforme foram descritas acima. Reparei nisso noutro jogo. Quando está Rosicky e Wilshere dentro de campo, é o checo que faz de Carzola. Só não gosto é quando o Carzola joga como extremo esquerdo. Por vezes o Wenger tem tendência a fazer isso e normalmente é quando joga pior. Parece querer imitar o posicionamento do Iniesta nessa posição nos jogos mais complicados do Barcelona. Quem está a deslumbrar é o Ramsey. Estou a gostar imenso neste novo reposicionamento do galês. Finalmente perceberam onde ele rende mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também fiquei impressionado com o Ramsey.
      Cazorla na ala é só para dizer que joga e acho que acaba por acontecer o mesmo com o Iniesta. O "rendimento" dele baixa imenso. Agora com a lesão do Podolski é provável que a solução passe por aí: Cazorla na esquerda e entra o Wilshere para o meio. Vamos ver.

      Eliminar