terça-feira, 27 de setembro de 2011

Liga Portuguesa 2011/2012: Jogadores a Ver

Alguns dos jogadores que podem ser as surpresas da época e/ou podem aumentar imenso o seu estatuto dentro das suas equipas e no panorama futebolístico nacional e, em alguns casos, internacional. Os critérios principais que tive em conta foram: a nacionalidade (preferência por jogadores portugueses), a idade (sub-23, com excepção do Edgar Costa que está explicado nos comentários) e a posição onde jogam (com preferência para posições que tenham menos soluções tanto no mercado nacional como internacional; ex: lateral esquerdo).

( Formato: Equipa - Nome (Posição, Idade) )

Porto - James Rodriguez (MO/EX, 20)/Kléber (PL, 21)

Benfica - Nico Gaitán (EX/MO/SA, 23)/Nélson Oliveira (PL/SA/EX, 20)

Sporting - Diego Rubio (PL, 18)/André Martins (MC/MO, 21)/Pereirinha (MC/EX/DD, 23)/Carrillo (EX/SA, 20)

Braga - Fran Mérida (MO/MC/EX, 21)/Zé Luís (PL/SA/EX, 20)

Guimarães - Barrientos (MO/SA/MC, 21)/N'Diaye (DC, 21)

Nacional - Luís Neto (DC, 23)/Edgar Costa (EX/SA/MO, 24)

Paços - Caetano (EX/SA/PL, 20)/Josué (MO/MC/EX, 20)

Rio Ave - André Dias (DE, 19)/Christian Atsu (EX/SA, 19)/Kelvin (EX/MO/SA, 18)

Marítimo - Rúben Ferreira (DE, 21)/Sami (EX/PL, 22)

Leiria - Djaniny (PL/SA/EX, 20)/Jô (SA/EX/PL, 21)

Olhanense - Salvador Agra (EX/SA, 19)/Wilson Eduardo (PL/SA/EX, 21)

Setúbal - João Silva (PL, 21)/Suswam (DD, 20)/Rafael Lopes (PL/EX, 20)

Beira-Mar - Joãozinho (DE, 22)/Ricardo Dias (MC/MD, 20)

Académica - Éder (PL, 23)/Sissoko (EX, 19)

Gil Vicente - Guilherme (MO/MC/EX/DE, 20)/Hugo Vieira (PL/EX/SA, 23)

Feirense - Ludovic (EX/SA/MO, 21)/ Diogo Rosado (EX/MO, 21)

5 comentários:

  1. Acrescentaria ainda o Danilo no Marítimo. Não só pelos dois golos da jornada passada, Carrillo no SCP e Carlos Fonseca do Feirense.
    Não me recordo de mais nenhum, mas penso que há muita gente nova com qualidade na 1 liga!

    Abraço, Jorge D.

    ResponderEliminar
  2. Boas!

    A ideia era escolher 2 jogadores sub-23 por equipa, mas nalguns casos acrescentei mais um porque achei que não faria sentido escolher um em detrimento de outro (Pereirinha e Martins no Sporting e Rafael Lopes e João Silva no Setúbal). E depois tive que acrescentar o Edgar Costa com 24 anos, porque no Nacional há poucos sub-23 que ainda não se tenham afirmado na equipa e mesmo na Liga (faltou-me o Marcelo Valverde que tem sido titular) e porque gosto de o ver jogar.

    No entanto, qualquer um dos que disseste podia fazer parte desta lista. Já no ano passado tinha gostado de ver o Danilo Dias e acho que as pessoas não lhe dão o devido valor. Estou espantado com o Carrillo, porque esperava que fosse só mais um extremo e está a provar ser um grande valor (a lista já estava feita antes de o Carrillo começar a jogar. podia ter alterado, mas os outros também ficam lá bem). O Carlos Fonseca é que ainda não conheço muito bem. O ano passado vi alguns jogos do Feirense, mas ou ele não jogou ou não me chamou muito a atenção. Certamente que além destes haverá muitos mais. Lembro-te que muitas equipas têm jogadores jovens no plantel que ainda não jogaram e que em situação normal não deverão ter muitas hipóteses mas, azares acontecem e aparecem assim muitos jogadores.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Eu acrescentaria também o Kelvin do Rio Ave emprestado pelo Porto.

    ResponderEliminar
  4. Boas!

    Tal como respondi ao Jorge D., só queria escolher 2 jogadores por equipa e acabei por escolher um terceiro em algumas porque não queria deixar de mencionar certos jogadores.

    Quanto ao Kelvin, na altura não o escolhi em detrimento do Atsu ou do André Dias porque o André Dias é português e lateral esquerdo e acho o Atsu um jogador com mais potencial. No entanto, agora tem-se destacado e até ficava bem nesta lista.

    Devo dizer que cometi um grande erro. Na altura, fiquei com a ideia que tinha escrito que eram "alguns dos jogadores" e não "os jogadores" no início do texto. Talvez isso tenha criado alguma confusão a quem leu. Vou já alterar isso.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Já agora, também acrescentei os critérios usados.

    ResponderEliminar