terça-feira, 6 de setembro de 2011

Liga Portuguesa: Leiria (2) vs Porto (5) - Notas

James Rodriguez
Grande jogo do jovem jogador do Porto. Muita classe e com muita importância no jogo colectivo. Cresce quando a equipa faz posse de bola, mas também é verdade que acaba por desaparecer quando o jogo está mais partido. Se o Barcelona está interessado em alguém do Porto, esse alguém não deve ser Iturbe, mas James.

Kléber
Fez 2 golos e teve algumas movimentações interessantes, mas não pode falhar ocasiões como a desperdiçada no final do jogo quando se encontrava isolado. Ainda assim, um bom jogo para o brasileiro e com o bónus dos golos que lhe devem dar muita moral para os próximos jogos.

Fernando
Nota-se uma grande diferença na equipa com a sua presença em campo em detrimento de Souza. A capacidade de ocupar espaços e de ler a jogadas dos adversários é notável. Se tiver a cabeça assente no Porto, pode-se tornar o melhor "reforço" desta época.

Belluschi
Esteve bem na condução de bola e organização de jogo, mas o mais interessante do jogo dele é o que oferece quando a equipa perde a bola. Esta noite, a capacidade de pressão permitiu ao Porto marcar 2 golos (ambos finalizados por Kléber).

Maicon
Durante grande parte do jogo teve pouco trabalho e pareceu bem, mas falhou nos 2 golos do Leiria. No primeiro, aborda muito mal o lance. No segundo, é pouco agressivo no ataque à bola.

Djaniny
Mostrou muito para quem chega das distritais. Não se sentiu intimidado e foi dos jogadores do Leiria que mais problemas criou ao Porto. A seguir.

Ivo Pinto
Esteve muito bem no ataque, mas falhou na defesa. Defendeu muito perto dos centrais, não sei se por falha dele ou por ordem técnica. Faz sentido defender mais perto dos centrais contra o Porto quando joga Varela na esquerda, pois tem tendência a fazer diagonais em direcção à baliza. Quando joga James Rodriguez, as coisas mudam. Ele pode jogar mais junto à linha lateral ou fazer as diagonais para o centro, mas para aparecer no espaço entre-linhas e não na grande área (quando faz este movimento deve ser defendido por um médio e não pelo lateral)

Transição ataque-defesa do Porto
Este foi um dos maiores problemas do Porto na noite de hoje. Muitas vezes ficavam 2 jogadores (Rolando e Maicon) para 2 atacantes do Leiria (Djaniny e Moraes/Robinho). Pareceu-me que Fernando tinha ordens para jogar mais adiantado para ser mais uma opção de passe quando a equipa tinha a bola ou  para seguir o médio ofensivo do Leiria (Élvis/Cacá). Por isso, cabia a um dos laterais compensar a subida do outro. Isso nunca aconteceu, pois Fucile e Álvaro Pereira jogaram muito subidos. O Porto não sofreu nenhum golo deste modo, mas podia ter sofrido. Deve ser corrigido nos próximos jogos.

3 comentários:

  1. Boas Luis ainda não tinha lido o teu texto!

    Concordo com a descrição de Djaniny, menos com Ivo Pinto. Fez-me lembrar em excesso João Pereira, e no meu entender, isso não abona muito a seu favor. Mas são opiniões claro. :)

    Abraço,

    Jorge D.

    ResponderEliminar
  2. Boas!

    Jorge, eu não digo que o Ivo Pinto seja bom ou tenha muito potencial. Só disse que ele esteve bem a atacar e mal a defender. Claro que concordo contigo quando dizes que ainda tem muito a melhorar e certamente que um desses aspectos é a parte defensiva. Na parte ofensiva, hoje gostei do que vi, mas também já tive a mesma opinião em relação a alguns jogos do JP (e não o acho um bom lateral).

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Claro Luis, é uma questão de opinião, no futebol (principalmente) nada é universal. Eu até acho que tem potencial, possivelmente esse será mais visível se começar a adoptar outro tipo de comportamentos.

    Mas é aí que discordo que Ivo Pinto tenha estado bem, a atacar! Cruzou em demasia, subia só com esse sentido, chegar perto da linha e cruzar, seja lá o que isso for! Já escrevi uma vez sobre isso, não percebo a ideia de "cruzamento"! Só o vejo como um passe, e por vezes, parece um fim em si mesmo, tal como sucedeu no jogo de hoje para Ivo Pinto.

    Mas isso não implica que não melhore o seu jogo, é para isso que serve o treino, vamos ver no que vai dar!

    Quanto ao Fernando tens toda a razão, não tendo uma criatividade assinalável com bola, é bastante útil nas transições. Percebendo o plantel do FCP, tem de ser titular, e o jogo melhora muito com ele! Pessoalmente é um jogador que admiro.

    Jorge D.

    ResponderEliminar