domingo, 9 de outubro de 2011

Plantel Proposto vs Plantel Actual - Benfica

Plantel Proposto: Futebol é Isto!
Plantel Actual: zerozero ; transfermarkt

 
Diferenças
GR: - J.Cesar e Moreira + Eduardo e Mika
DD: - Wass
DE: - Carole e Ansaldi + Emerson, Capdevilla e L.Martins
DC: - Roderick e Toloi + Garay e M.Vitor
MD: - N.Coelho
MC: - C.Martins + Witsel
MO: 0
EX: + R.Pinto
PL: - Jara + Saviola, Rodrigo e Mora

Análise
Os 2 jogadores escolhidos pelo Benfica para a baliza são melhores que os 2 jogadores que escolhi. No entanto, para cada um dos jogadores, não parece ter sido uma transferência muito favorável. Eduardo precisava de jogar para ainda ter hipóteses de ser titular no Euro e Mika também precisa de jogar. Não acho que necessite de ser titular e fazer 30/40 jogos por época nesta fase da carreira, mas devia ser pelo menos 2ª opção.
Na direita, fiquei surpreendido com Wass não ter ficado no plantel. R.Amorim, não me parece ser capaz de preencher a vaga de Maxi no caso do uruguaio se lesionar (ou por qualquer outro motivo não puder jogar).
Na lateral esquerda, mais uma revolução. Capdevilla nem foi inscrito na LC e poderá sair em Janeiro. Se foi comprado como 2ª opção, não me parece uma boa política, porque era importante que Carole estivesse no plantel. Entre Ansaldi e Emerson, a escolha seria evidente, mas foram gastos muitos milhões noutras posições e é natural que a escolha tenha recaído num jogador mais barato.
Garay é claramente uma grande aquisição e não teve problemas de adaptação como poderia ter acontecido com Tolói (que ainda precisava de evoluir). A permanência de M.Vítor em detrimento de Roderick no plantel também é interessante, apesar do mais jovem mostrar potencial. Mais uma vez, era importante que M.Vítor fosse a 1ª opção no banco.
No meio-campo, não há muito a dizer. Pensei que por ter chegado recentemente ao clube que N.Coelho integrasse no plantel, mas não foi essa a decisão tomada. Quanto a Carlos Martins e Witsel, o belga oferece exibições mais constantes e tem um enorme potencial e ainda ganha na polivalência. Único argumento que posso apresentar para preferir Carlos Martins no plantel é que o dinheiro gasto em Witsel podia ter sido gasto num defesa (suplente para Maxi, titular na esquerda ou um suplente melhor que Jardel).
A integração de R.Pinto parece mais uma opção para satisfazer alguns fãs desejosos de ver jogadores da formação a chegarem ao plantel principal do que uma opção técnica. Aliás, neste lote também se podem incluir D.Simão, N.Oliveira e L.Martins.
Esperava que Jara tivesse a sua grande época, mas pelo que fez na pré-época, talvez tenha sido uma boa decisao emprestá-lo ao Granada e, sendo assim, manter Saviola no plantel faz todo o sentido. Era bom que a situação contratual de Saviola fosse rapidamente resolvida. Pelo que fez no Mundial Sub-20, Rodrigo merece lugar neste plantel e devia ter mais hipóteses de mostrar o seu valor. A incógnita é Mora. O uruguaio pode ser muito bom, mas tem tantos jogadores à sua frente que não faz muito sentido a sua inclusão no plantel. Cardozo, Saviola, Rodrigo, Oliveira, B.César, Gaitán e Nolito dão para as despesas.


Resumo
Qualitativamente, a baliza, o meio-campo e o ataque estão muito bem servidos, mas há algumas dúvidas quanto à situação "individual" de alguns jogadores (isto é, para a equipa é bom, para os jogadores pode não ser).
A defesa é o único sector que me oferece algumas dúvidas. Maxi é bom, mas não tem suplente. Emerson serve, mas não faz esquecer Coentrão e tenho algumas dúvidas quanto ao que poderá acontecer quando ele não estiver disponível (Capdevilla aceitará jogar? L.Martins tem qualidade/potencial que chegue?)
As situações mais preocupantes são claramente as dos jovens da formação, que não deverão ter muitas oportunidades e Mora que parece estar a mais e a retirar hipóteses de outros terem mais minutos(/oportunidades).
Em comparação com a minha proposta, o plantel oferece mais qualidade e quantidade, o que não será de estranhar porque não faço ideia dos orçamentos e tento fazer as contas "por baixo".

Sem comentários:

Enviar um comentário