sábado, 8 de outubro de 2011

Plantel Proposto vs Plantel Actual - Porto

Antes da época começar, escrevi uns textos onde propunha uma composição do plantel de Porto, Benfica, Braga e Sporting. Agora, vou comparar esses plantéis com os plantéis actuais.

Plantel Proposto: Futebol é isto!
Plantel Actual: zerozero ; transfermarkt

Diferenças
GR: 0
DD: - David Bruno + Sapunaru
DE: + A.Sandro
DC: - Sereno e André Pinto + Maicon e Mangala
MD: - Sérgio Oliveira + Souza
MC: - Castro + Defour
EX: + C.Rodriguez e Iturbe
PL: - Falcao

Análise
Gostava de ver David Bruno no plantel, mas Sapunaru e Fucile foram preferidos. Em termos qualitativos actuais, o Porto ficou a ganhar. Em termos potenciais, na minha opinião, ficou a perder.
A falta de propostas interessantes por Álvaro Pereira, levou a que o Porto ficasse com 3 jogadores para a lateral esquerda. No entanto, tanto E.Rafael como A.Sandro têm tido problemas clínicos e A.Pereira tem sido a única solução (e a adaptação de Fucile). Ganhou mais uma opção que ainda não se mostrou, mas tem muito potencial.
No centro da defesa, Maicon e Mangala ganharam o lugar a André Pinto e Sereno. Maicon começou a época como titular, mas já perdeu o lugar para Otamendi. Mangala continua a ser 4ª opção. Sereno já fez 5 jogos em 8 da Liga Alemã pelo Colónia e André Pinto ainda não ganhou lugar na equipa de Olhão. Entre Sereno e Maicon, a diferença não será muita, mas a polivalência do português devia dar-lhe a preferência. Entre André Pinto e Mangala, o facto de um deles ser formado na equipa devia dar-lhe alguma vantagem, mas parece funcionar ao contrário. Em termos qualitativos, tanto actuais como potenciais, a diferença não será muita.
No meio-campo, mais uma vez, dei preferência a jogadores da formação. O Porto preferiu Souza e Defour. A opção pelo belga em detrimento de Castro, é fácil de explicar qualitativamente, apesar de Castro ser uma peça influente no 11 do Gijón de Preciado. Quanto a Souza e Sérgio Oliveira, o caso é mais complicado de analisar. Talvez a melhor opção fosse, ficarem os 2. Souza tem potencial, mas tem que melhorar alguns aspectos do seu jogo (posicionamento defensivo, leitura de jogo e tomadas de decisão), Sérgio Oliveira, precisava de um grande desafio. Algo que o obrigasse a subir o nível e, de preferência, que mudasse a atitude dentro de campo. Ainda assim, se Fernando saísse no último dia de mercado, o clube tinha um problema grave a resolver, pois nenhum deles seria capaz de assumir a titularidade.
Na frente, algo estranho se passou. Não é normal haver um planeamento tão mau no Porto. Falcao saiu sem que houvesse um jogador a substituí-lo e não foi encontrada colocação para Cristian Rodriguez. Agora, há um excesso de jogadores numa posição (6 extremos!) e escassez noutra (só 2 pontas-de-lança, ainda por cima, não se percebe muito bem a situação de Walter). Iturbe é um jogador com muito potencial, mas também Christian Atsu o é, e custa-me a perceber qual a razão para se escolher o argentino em detrimento de um jogador que já é "da casa".

Resumo
O Porto ficou a ganhar qualitativamente nas opções defensivas, principalmente com Alex Sandro e Sapunaru (no caso do romeno, em comparação com David Bruno). No meio-campo, também parece mais forte com Defour, mas no ataque ficou a perder imenso com a saída não colmatada de Falcao.
Na minha opinião, também fica a perder em termos de identidade e referências para o futuro. Jogadores como André Pinto, Castro, David Bruno e Sérgio Oliveira podiam-se tornar capitães de equipa e, quem sabe, fazer toda a carreira no Porto. Assim, o mais certo é não terem muitas mais hipóteses (talvez os últimos 2 ainda tenham no próximo ano).
Em Janeiro chega Danilo que será uma adição importante, mas falta saber para que posição. Sapunaru e Fucile não são jogadores de top, por isso, pode encaixar na direita da defesa. No entanto, Fernando já mostrou vontade de sair, então também pode ser solução para a posição 6.

Sem comentários:

Enviar um comentário