sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Liga Espanhola: Real Madrid vs Barcelona - Notas Prévias

Aconselho vivamente toda a gente interessada neste jogo a ler a análise no site zonalmarking

Entretanto, aproveito para deixar aqui algumas questões sobre este jogo (que também deixei lá):

1. Será possível Coentrão começar como médio defensivo? A resistência pode ser um factor importante para manter a pressão sobre o meio-campo do Barcelona. Outra opção seria jogar como extremo (posição que conhece bem) para poder "controlar" as subidas de Dani Alves (Mourinho/Karanka já disseram que Ronaldo e Di Maria iam começar nas alas, mas Coentrão pode fazer essa posição noutra fase do jogo).

2. Como é previsível que Xabi Alonso fique mais solto, sobram 2 médios para 3 jogadores do Barcelona no meio-campo. Assim, é expectável que Busquets tenha posse de bola sem grande oposição. Não seria do interesse do Barcelona dar esse lugar a um jogador mais capaz no passe, como Cesc, Iniesta, Xavi ou mesmo Thiago? Não teria que iniciar o jogo nessa posição, mas podia trocar com Busquets para fugir à pressão e arrastar adversários.

3. Vamos supor que Guardiola opta por Iniesta ou Cesc como extremo esquerdo. Não seria recomendável jogar com Messi na outra ala e dar o meio a Villa ou Alexis? Messi e o "médio" vão ter a tentação de ir "buscar jogo" e se o fizerem com Messi no meio, pode ficar um espaço muito grande no lado esquerdo da frente de ataque.

4. E que tal um meio-campo a 4 no Barcelona? Cesc e Iniesta mais laterais, Xavi e Busquets mais centrais e Messi e Villa na frente. Não seria muito diferente do usual (seja o 4-3-3 ou o 3-4-3) e os médios laterais podiam juntar-se ao duo da frente para transformar rapidamente o 4-4-2 em 4-3-3. Podia criar algum factor surpresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário