sábado, 10 de dezembro de 2011

Por essa Europa fora (10-12-2011) - Notas

Swansea (2) - Fulham (0)
Curioso que esta semana sugeri que o treinador do Swansea desse mais oportunidades a Caulker no centro da defesa, trocasse o avançado Graham por um jogador mais móvel (hoje foi Lita) e apostasse em Routledge e Sinclair nas alas. Hoje tudo isto aconteceu. A aposta correu bem, mas a equipa continua com dificuldades na defesa e a fazer faltas em zonas perigosas (hoje tiveram um penálti que Vorm defendeu). Sem Joe Allen (suponho que por lesão), Luke Moore jogou nas costas do avançado e Britton (97% de passes certos!!) e Gower trocaram mais de posição.

Arsenal (1) - Everton (0)
Só vi 15/20 minutos. Chegou-me para ver a obra de arte de Van Persie. Song já andava a tentar encontrar Van Persie com passes longos há algum tempo, mas estava a falhar (2 em 7 passes em profundidade e 3 em 7 passes longos em todo o jogo). Quando conseguiu, Van Persie fez um golaço que certamente fez os adeptos do Arsenal lembrarem-se de Henry (que, por acaso, estava a ver o jogo no estádio).

Real Madrid (1) - Barcelona (3)
Respondendo às minhas próprias questões (no texto anterior):
1. Coentrão jogou de início, mas nem como médio defensivo, nem como extremo. Mourinho decidiu apostar nele como defesa direito. Não foi pelo lado dele que o Barcelona criou muitos problemas (apesar de ter perdido em confronto directo com Cesc no lance do 3º golo).
2. Busquets estava livre, mas não tanto quanto se previa. Ainda assim, por vezes, Xavi refugiava-se numa posição mais defensiva para ter mais algum espaço (interessante ver que nessas situações, o Real dava-lhe espaço e tentava tapar as linhas de passe).
3. Com Iniesta e Cesc a jogarem entre o meio-campo e o ataque, Alexis e Messi jogavam muito soltos. Alexis em movimentos mais horizontais e Messi nos seus habituais movimentos verticais (curioso como chega a ir buscar a bola atrás da linha do meio-campo).
4. Pus a hipótese do Barcelona jogar com um meio-campo a 4 e acertei. Cesc e Iniesta iam-se revezando no apoio ao duo da frente. Contava com Villa na frente por estar mais habituado a estes jogos (a intensidade psicológica do jogo podia ter um efeito negativo em Alexis), mas Alexis acabou por ser o escolhido e foi um jogador muito importante. Fez muitos estragos na defesa do Real (foi o jogador que sofreu mais faltas - 5, marcou o golo, arrancou amarelos,...) e também esteve muito activo na defesa (foi o jogador que fez mais faltas da equipa catalã, pressionou muito na transição defensiva,...).

PS: No ponto 4 do jogo Real Madrid vs Barcelona, disse que Cesc e Iniesta teriam sido os médios mais laterais (no seguimento da pergunta do texto anterior). Isso só aconteceu no início do jogo (meia hora, mais ou menos). Depois, Busquets baixou para o centro da defesa, Puyol abriu na direita e Dani Alves subiu para médio, jogando Cesc mais ao centro. Sinceramente, não me tinha apercebido que Cesc estava a jogar tão no meio até ler a análise do site ZM. Apercebi-me do adiantamento de Dani Alves bastante mais tarde (a posição dele em campo quando a equipa tem a bola não difere muito, por isso, só em situações defensivas é que se notava).

Sem comentários:

Enviar um comentário