sábado, 9 de junho de 2012

Euro2012: Alemanha (1) vs Portugal (0) - Notas

Portugal
A equipa portuguesa apresentou-se no tradicional 4-3-3 mas com uma dinâmica diferente da habitual. A estratégia passava por defender bem, junto à área e apostar nas transições ofensivas. Só resultou a espaços, o que é pouco para uma equipa com tantos jogadores talentosos. Em evidência estiveram Pepe e Nani. O luso-brasileiro esteve muito bem na defesa, anulando quase sempre Gomez (só o deixou fugir no lance do golo, quando foi "traído" por um desvio). Nani também fez uma boa exibição, mas falta-lhe um bom apoio no lado direito (João Pereira foi uma nulidade). Os movimentos interiores devem ser incentivados seja quando Portugal domina o jogo ou quando joga em contra-ataque. Varela entrou bem e Nélson Oliveira é uma boa aposta para jogos em que se aposta nas transições rápidas.

Destaque individual de Portugal:
Nani

Alemanha
Sem surpresas, entraram em campo em 4-2-3-1 e é provável que tenha sido o pior jogo do conjunto alemão neste Euro. Portugal defendeu bem, mas não foi muito perigoso no contra-ataque. Diga-se que muito por culpa de Hummels que esteve irrepreensível. Pareceu-me que Götze ou Reus e Schurrle podiam ter entrado por Podolski (ou Gomez com Podolski a passar para o centro do ataque) e Müller. No entanto, na altura em que Joachim Low ia mexer na equipa, Gomez marcou e não necessitou dessas alterações. Ainda assim, Bender podia ter entrado mais cedo para ajudar a acabar com o jogo.
É, juntamente com Espanha, a grande candidata ao título.
Destaque individual da Alemanha:
Mats Hummels

4 comentários:

  1. gostei d ver portugal a perder...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei a razão do comentário, mas liberdade de pensamento e expressão, sempre! :P

      Eliminar
  2. Apesar dos médios portugueses terem feito um bom trabalho, a base da vitória alemã esteve na boa ocupação dos espaços e no domínio do meio campo. Com equipas desta valia o nosso 4-3-3 com cristiano e nani tem poucas hipóteses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!

      Na minha opinião, o problema não reside no 4-3-3 nem no Nani e no Cristiano. Nós temos 2 grandes problemas: criatividade no último terço e finalização (aconselho a ler o preview de Portugal do zonalmarking. Pode encontrar o link na barra de leituras à esquerda). Em separado, esses problemas podiam ser resolvidos por Nani e Ronaldo, respectivamente. Juntos, acabam por obrigá-los a demasiadas tarefas (criar, desequilibrar, finalizar,...). E depois ainda temos o problema da selecção não ter uma "base de trabalho", isto é, não há nenhum clube que seja a "espinha" da equipa como era o Porto em 2004, como é o Bayern na presente Alemanha, o Barcelona na Espanha, o Zenit na Rússia e até mesmo a Juventus na Itália. Torna-se muito difícil montar uma equipa com o pouco tempo de trabalho que as selecções têm se já não tiverem esses "trabalhos de casa" feitos. (também aconselho a leitura dos últimos textos no blog Lateral Esquerdo que também encontra na barra ao lado)

      Quanto à questão do domínio do meio-campo, acho que foi uma opção do Paulo Bento deixar a Alemanha tomar conta do jogo e tentar aproveitar os contra-ataques, mas a defesa deles esteve muito bem e não se deixou cair nesses lances.

      Já agora, acho que Danny para este jogo tinha sido muito útil. É dos melhores do Mundo em transições rápidas. Mais que azar no jogo, acho que nos podemos queixar do "azar" ao longo da época: esta selecção com Sílvio, Bosingwa, R.Carvalho e Danny era muito mais forte. E ainda podia acrescentar o Manuel Fernandes...

      Cumprimentos!

      Eliminar