quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Matias Suarez (Anderlecht)

Nome: Matías Suárez
Data de Nascimento: 09.05.1988 (23 anos)
Posição: Avançado
País: Argentina
Clube Actual: Anderlecht

Não o vi hoje, nem nos últimos tempos, mas, sem querer, dei com um vídeo dele e decidi escrever este texto. A última vez que vi um jogo dele, já terá sido há mais de um ano, mas recordo-me bem de grande parte das suas características (e o vídeo ajudou a reavivar essas memórias).

Características
Excelente a nível da recepção de bola e passe, muito capaz no drible e no 1x1 e remata bem. Vai marcando alguns golos (esta época leva 9 golos e 5 assistências em 15 jogos repartidos por UEFA e Liga belga), mas é mais jogador de grandes golos do que de golos com regularidade. Gosta de ter liberdade para se mover por toda a frente do ataque para "entrar no jogo", sendo bom para uma frente de ataque com trocas posicionais. O maior problema do seu futebol é a tomada de decisão. Muitas vezes escolhe a situação mais complicada (apesar de a sua qualidade técnica permitir que se muitas vezes se consiga safar), mas aos 23 anos ainda pode corrigir isso. A nível de entrega ao jogo e disciplina táctica, devo dizer que já não me lembro muito bem. Já agora, fazendo uso das palavras dele ao site da UEFA: "I have built up some muscle but, more importantly, have become stronger mentally."

Informações
Já está na Europa há 3 anos, tendo chegado do Belgrano em 2008 para o Anderlecht, por isso, já está adaptado ao futebol europeu. Ainda não é internacional A argentino.

Para quem?
Em Portugal, só os 3 grandes têm capacidade financeira para o comprar (não sei quanto o Anderlecht está a pedir por ele, mas suponho que seja um valor a rondar ou superior a 5M€) e talvez encaixasse no Porto (na frente com Hulk e James) ou no Benfica (como segundo avançado atrás de um jogador mais fixo).


Entrevista ao site da UEFA
Perfil no Transfermarkt

2 comentários:

  1. Está-me a parecer um muito bom substituto para fazer esquecer o Falcão. Alguém me está a ouvir? Pinto da Costa? Talvez custe mais do que cinco milhões, porém.

    ResponderEliminar
  2. Boas!

    Obrigado pelo comentário. Gostava só de pedir que num futuro comentário, se identificasse.

    Os 5M foram mal "avaliados". Estes valores variam muito com o interesse de outras equipas, performance do jogador/equipa, etc., mas mesmo assim, deve ter sido um valor muito baixo. A re-avaliar, diria que ronda os 10M€. E mesmo estes 10, podem ser pouco pela campanha europeia do Anderlecht.

    Quanto à vinda dele para o Porto, diria que apesar de interessante, é pouco provável. Depende muito de quem o Porto conseguir vender e por quanto, naturalmente.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar