sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Plantel Proposto vs Plantel Actual - Sporting

Plantel Proposto: Futebol é Isto!
Plantel Actual: zerozero ; transfermarkt

Diferenças
GR: - Golas + Boeck
DD: - J.Gonçalves + Pereirinha e Arias
DE: - Wendt + Insua
DC: - Torsi, Alex Silva e Cohene + Onyewu e Polga
MD: 0
MC: - Zézinho + Elias e Schaars
MO: - Valdés + A.Martins
EX: - Djaló, Salomão e Wilson Eduardo + Carrillo, Capel e Jeffren
PL: - Saleiro e Postiga + Bojinov e Rubio

Análise
A preferência de Boeck por um jogador jovem é natural, mas preferia vê-lo no lugar de Tiago, mesmo que Golas não fizesse parte do plantel (o 3º GR poderia ser um júnior).
João Gonçalves parecia ter ficado com um lugar no plantel, mas o Sporting decidiu emprestá-lo e dar uma nova oportunidade a Pereirinha, além de manter Arias no plantel. Preferia ver Pereirinha a jogar no meio-campo e Cédric ou João no plantel na vez de Arias, mas entende-se a ideia de emprestar esses 2 jogadores.
O Sporting não conseguiu Wendt em fim de contrato e decidiu dar uma oportunidade a Insua que ainda não se tinha conseguido afirmar no futebol europeu. Para já, parece ter ganho essa aposta. Wendt não ganhou o lugar no Gladbach e Insua já é titular indiscutível no Sporting.
No centro da defesa, Torsiglieri foi emprestado e Polga ficou no plantel. Para o último lugar no eixo da defesa, chegou Onyewu que já ganhou a titularidade. Carriço também conta como central, apesar de Domingos também já o ter testado à frente da defesa.
Um investimento forte no meio-campo trouxe Elias e Schaars para a equipa leonina. Zézinho acabou por ser emprestado ao Atlético (Liga Orangina). Valdés foi dispensado e André Martins impressionou na pré-época e ficou no plantel.
Maior revolução foi no ataque: Djaló, Salomão, Saleiro e Postiga saíram e Wilson Eduardo não teve oportunidade de ficar no plantel (apesar de se falar que pode voltar em Janeiro). Para os lugares destes jogadores chegaram vários "tipos" de jogadores: uns de inegável qualidade (Capel e Jeffren), outros com potencial (Carrillo e Rubio) e um que tem uma última hipótese de mostrar valor (Bojinov).

Resumo
Mais uma vez, comparativamente ao que propus, a equipa perde referências para o futuro, aposta em jogadores estrangeiros e gastam mais do que pensava (e se calhar mais do que o ideal).
Ainda assim, a qualidade do plantel é muito alta e a contratação de Elias, Schaars, Jeffren e Capel tornam o Sporting uma equipa candidata ao título já este ano (a minha proposta era mais pensada a médio prazo) e uma equipa a seguir na Liga Europa (apesar de não poder contar com Elias).

2 comentários:

  1. Referências para o futuro?

    Só da equipa titular Patrício, Carriço, Insua, Rinaudo (Andre Santos), Matias, Capel, Jeffren/Carrillo, Wolfswinkel - 8 dos 11, portanto - sao jovens...

    ResponderEliminar
  2. Boas!

    Não sei se é a mesma pessoa que comentou no tópico do Ismaily mas, de qualquer forma, fica aqui o pedido: para a próxima gostava que o comentário fosse assinado.

    São jovens, mas quantos desses podem fazer mais 4/5 anos no Sporting? Quando falo em referências, falo em capitães, líderes, "figuras de cartaz", etc. Não é muito normal, nos tempos que correm, isso acontecer em Portugal mas era bom que os grandes (e os outros, obviamente) tivessem um ou mais jogadores de carreira no clube. Desses jogadores que apresentou, só Carriço e, talvez, André Santos podem ser esse tipo de jogadores. De resto, em 2/3 anos devem sair todos. Fora dessa lista, talvez André Martins e Pereirinha consigam fazer mais alguns anos no Sporting. Por isso digo que jogadores como Salomão, João Gonçalves ou Cédric, Wilson Eduardo e mesmo Postiga podiam fazer parte deste plantel. Podia não ficar tão forte para esta época, mas podia ser feito um trabalho ao estilo do que o Dortmund fez (é verdade que o poderio financeiro e o estatuto da liga não são comparáveis, mas acho que era possível aos 3 grandes manterem pelo menos 2/3 jogadores durante toda a carreira no clube).

    Espero que tenha respondido à pergunta.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar