terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Liga dos Campeões: Cska Moscovo (1) vs Real Madrid (1)

Desenhos Táticos
Ambas as equipas optaram por um 4-2-3-1 como base. O Real Madrid mantinha esse desenho quando defendia, mas o CSKA teve uma opção diferente: pressionava alto para impedir as transições rápidas do Real, mas quando a transição era lenta (ataque organizado) fazia 2 linhas de 4, passando a um 4-4-1-1.

Desenhos táticos iniciais e algumas movimentações

Espaço
Como se pode perceber pelo esquema acima, no meio-campo ofensivo de ambas as equipas a zona central é composta por situações de 1x2. Isto retirou muito espaço aos "10" de ambas as equipas e deu espaço aos médios mais defensivos. Assim, no caso do CSKA, parte dos desequilíbrios ao longo do jogo foram criados pelos alas e por bolas nas costas da defesa. No Real Madrid, Khedira e Xabi Alonso saíam a jogar ou tentavam passes longos (Sérgio Ramos também aproveitou algum espaço para fazer passes longos). Ambas as equipas tinham laterais esquerdos bastante ofensivos e na primeira parte, tanto Shchennikov como Coentrão passaram muito tempo no ataque. O uso de 2 centrais e 2 médios defensivos também tirou espaço às diagonais dos extremos, principalmente de Cristiano Ronaldo.

Movimentações de Doumbia
Além das subidas dos laterais (principalmente do lado esquerdo) e da típica diagonal de Cristiano Ronaldo, um dos jogadores que mais saiu da sua "posição inicial" foi Doumbia. Como o CSKA apostava em transições rápidas, era muito importante que o seu avançado procurasse os espaços nas costas dos defesas. Tanto Pepe como Sérgio Ramos sofreram muito apesar de serem fortes neste tipo de jogadas. Gostava de ver o "heat map" do costa-marfinense. Tenho quase a certeza que é uma mancha que se prolonga por toda a frente de ataque.

Ronaldo na direita
Pouco antes de marcar o golo, Ronaldo trocou com Callejon. Não é muito habitual jogar na direita e duvido que tenha sido uma tentativa de desequilibrar o CSKA. Se tivesse que apostar, diria que foi uma tentativa de evitar as subidas de Shchennikov que Callejon não conseguia controlar. O lateral russo ficou mais receoso de subir no terreno e Tosic ficou sozinho na ala. Ao longo do jogo, esta situação foi repetida momentaneamente.

Substituições
As trocas de jogadores não alteraram muito os desenhos táticos das equipas (com excepção da troca de Albiol por Ozil). Higuain substituiu o lesionado Benzema. Oliseh trouxe frescura à ala direita, por troca com Musa. Honda e Kaká por Aldonin e Callejon deram mais qualidade em posse às suas equipas, mas não tiveram grande influência no jogo. Irónico que Albiol tenha entrado para dar mais "força" no jogo aéreo e é numa situação dessas que o Real sofre golo. A outra substituição foi a entrada de Necid por Tosic, com Doumbia a jogar mais encostado à ala esquerda.

Outros destaques:
Wernbloom
Segundo o whoscored.com, teve 6 bolas divididas ("tackles") e 10 interceções. Foi muito por culpa dele que o Real não conseguiu ser mais perigoso no ataque. Além do bom jogo defensivo, foi o marcador do golo do empate.

Coentrão
Enquanto esteve envolvido no ataque, esteve bem. Em situações defensivas, deixou muito a desejar. Foi o jogador que mais faltas cometeu e a facilidade com que entra em carrinho permitiu que Oliseh criasse muito perigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário