sexta-feira, 30 de março de 2012

Benfica vs Braga - Antevisão

Vou fazer uma breve antevisão do grande jogo deste fim-de-semana. Não decide nada, mas é um jogo muito importante para o desfecho do campeonato.

Benfica
Ausências
Aimar, Emerson, Garay e Jardel
Onze Inicial
Jorge Jesus deve apostar num 4-4-2 (/4-2-4) com Artur, Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, Capdevilla, Javi Garcia, Witsel, Gaitán, Nolito, Rodrigo e Cardozo.
Alternativas
Tendo em conta o calendário, alguns jogadores podem ter oportunidade. Os casos principais são: Matic no lugar de Witsel ou de Miguel Vítor (com Javi Garcia a jogar no centro da defesa), Nélson Oliveira no lugar de Cardozo, Bruno César numa das alas e mesmo Djaló e Saviola poderão ter uma oportunidade, apesar de ser pouco provável. Outra alternativa é jogar em 4-3-3 com Bruno César na posição habitualmente ocupada por Aimar ou Witsel mais avançado e Matic a fazer de "8".


Braga
Ausências
Baiano, Salino e Rúben Amorim
Onze Inicial
Leonardo Jardim deve manter-se fiel ao seu 4-2-3-1 composto por Quim, Miguel Lopes, Douglão, Nuno André Coelho, Elderson, Custódio, Hugo Viana, Alan, Mossoró, Hélder Barbosa e Lima.
Alternativas
Sem os problemas de sobrecarga de calendário que o Benfica tem, as surpresas podem estar relacionadas com a condição física de alguns jogadores, principalmente o caso de Alan (sendo substituído por Paulo César) ou com questões táticas, por exemplo, ter um meio-campo mais "defensivo" com Djamal junto a Custódio e Hugo Viana mais adiantado com Mossoró na ala. Ewerton também foi um jogador muito importante em grande parte da época, mas é pouco provável que o treinador do Braga desfaça a dupla de centrais que tem jogado bem, ainda mais quando este é o primeiro jogo de Ewerton depois da lesão.

Desenho Tático
Setas são os confrontos previsíveis e sombras são as situações indicadas no ponto seguinte


Situações a ter em conta (se se confirmarem os onzes iniciais)
1. Custódio pode ter muitas vezes a posse de bola com pouca pressão. Será uma excelente alternativa a Hugo Viana, pois é expectável que o organizador de jogo bracarense não tenha muito espaço/tempo.
2. No Benfica, o jogador que poderá ter mais bola será um dos centrais. Assim, Jorge Jesus pode ganhar alguma qualidade na transição defesa-ataque se Javi fizer parelha com Luisão.
3. O "duelo" mais interessante será Maxi Pereira vs Hélder Barbosa. Maxi Pereira é dos jogadores que cria mais perigo no Benfica, mas não se pode descuidar com o extremo português. Hélder Barbosa tem que ajudar Elderson a fechar o lado esquerdo e senão tiver essa disciplina (tática), a equipa pode sofrer muito com os ataques do seu lado. Se Alan jogar, também vai ser curioso ver como Capdevilla se comporta. Não esquecendo a mobilidade de Mossoró e Lima que têm alguma tendência a procurar jogo e dar linhas de passe nas alas.

Sem comentários:

Enviar um comentário