segunda-feira, 12 de março de 2012

A importância da recuperação para o jogo de posse



O vídeo é claramente sobre a capacidade de manter a posse de bola do Barcelona. No entanto, uma das coisas que mais me chama a atenção é a capacidade de recuperar a bola imediatamente após a sua perda, ao ponto de nem fazer sentido falar em posse de bola dos adversários. Por exemplo: aos 37 segundos, a bola está no ar, o jogador do Racing cabeceia para a frente onde estão 2 colegas, mas Dani Alves é agressivo na pressão e recupera imediatamente a bola e aos 1:14, ao tentar entrar na área, há um corte para fora da área e é Puyol que imediatamente pressiona e recupera.
Apesar de se falar muito no "jogo de posse", a recuperação é das armas mais fortes desta equipa (tão ou mais forte que a manutenção da posse de bola).

Já agora, mais 2 notas:
1. A procura de oferecer sempre 2 linhas de passe ao portador da bola. Em quase todas as situações se nota isso.
2. A objectividade. Não faço ideia do resultado aquando do momento presente no vídeo, mas diria que o Barcelona já estava a ganhar por 2-0. No entanto, quando tem uma oportunidade de criar perigo, o futebol deixa de parecer a "posse pela posse", para se tornar evidente a procura do golo. É um fator que é muitas vezes confundido. A "posse pela posse" nunca permitiria que o Barcelona alcançasse os resultados desportivos que alcançou (apesar de, por vezes, ser usada para "matar" o jogo ou para "chamar" a equipa adversária).

Sem comentários:

Enviar um comentário