quinta-feira, 15 de março de 2012

Revisão das projeções para os oitavos da Liga Europa

Nota importante: A negrito as minhas apostas e não quem passou na eliminatória
 
Metalist vs Olympiacos - Passou o Metalist. Eliminatória renhida, ganha pelo desempate dos golos fora.

Sporting vs Manchester City - Passou o Sporting. Foi sofrido, mais do que precisava de ser depois da fantástica primeira parte.

Twente vs Schalke - Passou o Schalke. 1-0 para o Twente na primeira mão deixou a eliminatória em aberto e em casa os alemães não facilitaram.

Standard Liège vs Hannover - Passou o Hannover. Não se repetiram os resultados da fase de grupos e a equipa belga acabou eliminada. Tal como o Schalke, o Hannover resolveu a eliminatória em casa. Sérgio Pinto marcou um dos golos.

Valencia vs PSV - Passou o Valencia. Fez o resultado em casa e fora geriu a eliminatória.

AZ Alkmaar vs Udinese - Passou o AZ. Estava muito indeciso, mas a lesão de Di Natale dava favoritismo à equipa holandesa. O avançado voltou para a segunda mão e ainda marcou 2 golos para empatar a eliminatória. Com 10, o AZ conseguiu marcar 1 golo e passar à fase seguinte.

Atlético Madrid vs Besiktas - Passou o Atlético. 3-0 em casa e 3-1 fora. Não deixa dúvidas sobre a diferença de valores. Foi pena o Braga não ter seguido em frente no lugar da equipa de Carlos Carvalhal.

Manchester United vs Athletic Bilbao - Passou o Bilbao. Tal como previ, foi o confronto mais interessante desta fase, mas alguma displicência do United e a capacidade fantástica de ter sucesso em competições curtas deste Atlhetic de Bielsa fizeram com que falhasse a previsão.

Sucesso: 5 (Metalist, Schalke, Valencia, AZ Alkmaar e At. Madrid) em 8
Foi positivo, mas podia ter sido melhor. As eliminações das equipas de Manchester foram as maiores surpresas e o Hannover superou o que fez na fase de grupos para levar de vencida a equipa de Liège.

PS: Ia fazer uma análise ao jogo Bilbao vs Man Utd, mas Michael Cox do site Zonal Marking fez mais um excelente trabalho e pouco ia acrescentar ao que ele escreveu. Deixo só 4 notas:
1. O sistema de marcação do Bilbao é muito interessante. Não consegui perceber ao certo se é um sistema misto (acompanhamento do homem, mantendo preocupações zonais) ou se é uma marcação zonal de pressão muito alta (que leva os jogadores a alargarem a sua zona de ação).
2. Muita mobilidade por parte dos elementos atacantes de ambas as equipas. No Manchester, Giggs, Young e Rooney trocavam muito de posições; no Bilbao, De Marcos, Ander, Muniain e Toquero também. Teve mais influência na organização ofensiva do Bilbao do que do Manchester United.
3. No seguimento da nota anterior, nota-se a falta de um organizador de jogo no Man Utd. Hoje, Carrick, Park e Giggs que jogaram em zonas mais centrais nunca "pegaram" na bola.
4. Reação à posse de bola por parte dos centrais. O Man Utd procurava pressionar para não deixar o Bilbao sair a jogar e o Bilbao pressionava para impedir a transição rápida, mas quando estava organizado não parecia muito incomodado. Normalmente em organização defensiva, procurava fechar as linhas de passe para Carrick e Park.

Sem comentários:

Enviar um comentário