sexta-feira, 23 de março de 2012

Liga Portuguesa: Olhanense (0) vs Benfica (0) - Notas

Onzes Iniciais
A equipa da casa jogou em 4-3-3 com Fabiano, Luís Filipe, Vasco Fernandes, Maurício e Ismaily na defesa, Fernando Alexandre como pivô defensivo, Jander e Rui Duarte nas transições (com Rui Duarte mais avançado) e Agra, Toy e Dady na frente.
O Benfica alinhou em 4-2-4 com Artur, Maxi, Luisão, Jardel e Emerson na defesa, Javi Garcia e Witsel no meio-campo e Gaitán (extremo direito), Nolito (extremo esquerdo), Nélson Oliveira e Cardozo na frente.

Primeira Parte - Meio-campo do Benfica estava controlado
Com Javi como pivô e Witsel encarregue de levar a bola para a frente e organizar jogo, com pouco apoio dos extremos, tornou-se fácil para o Olhanense controlar a zona do meio-campo. Rui Duarte e Jander "tomavam conta" de Witsel e Fernando Alexandre ficava a apoiar a defesa e a fazer dobras aos laterais (teve especial importância a defender as diagonais de Nolito e Gaitán, principalmente do primeiro).

Segunda Parte - Jorge Jesus escolhe jogar sem meio-campo a partir da expulsão de Aimar
Quando o treinador do Benfica faz entrar Aimar para o lugar de Nolito (encostando Nélson Oliveira à ala esquerda), parecia que tinha identificado o problema da equipa. No entanto, após a expulsão do argentino, decide tirar de campo o único médio com funções criativas para dar lugar a Rodrigo, que jogou a 10 durante algum tempo. Não percebi o critério. Depois trocou um defesa por mais um avançado. A equipa estava totalmente partida e só um lance de "sorte" podia dar a vitória à equipa (tal como podia dar a derrota). A minha sugestão seria a entrada de Matic para o lugar de Cardozo e Rodrigo por Nélson Oliveira. Witsel dava alguma largura na direita, ajudado por Maxi Pereira, Gaitán jogava na esquerda e Rodrigo mais solto na frente.
Quanto ao Olhanense, depois da expulsão de Aimar, tentou controlar o jogo até final, sem arriscar muito. Podia ter feito muito mais. Contra uma equipa sem meio-campo e com 1 jogador a menos, procurar ter mais posse de bola ia obrigar o Benfica a abrir espaços. A entrada de Regula poderia ter sido benéfica nesse sentido. Ainda assim, entendo que jogar com alguns jogadores que não têm ritmo de jogo pode ter influenciado a decisão do treinador.

Jander
Já tinha visto alguns vídeos dele e, apesar de Cauê estar a fazer uma grande época, sempre achei estranho que não tivesse mais hipóteses de jogar. Gostava de o ver num jogo em que tenha mais bola no pé.

Vasco Fernandes
Sempre gostei de o ver jogar, mas acho que não teve a evolução que devia. Talvez não tenha ajudado o facto de jogar num clube diferente todas as épocas e em posições diferentes. Pode ser um bom complemento a um jogador mais lento como aconteceu hoje (com Maurício). Explorar a capacidade de sair a jogar pode ser interessante.

Maxi Pereira e Witsel
Mesmo quando a equipa não está no seu melhor, esta dupla parece aguentar-se bem. São 2 peças muito importantes no Benfica. Equilibram e desequilibram.

Sem comentários:

Enviar um comentário