sábado, 29 de outubro de 2011

Ismaily (Olhanense)


Nome: Ismaily
Data de Nascimento: 11.01.1990 (21 anos)
Posição: Lateral/Médio
País: Brasil
Clube Actual: Olhanense

Hoje não teve um jogo fácil na primeira parte, principalmente pela falta de apoio, mas melhorou imenso na segunda (Maxi ficou mais atrás e Wilson Eduardo ajudou mais na defesa).

Características
Não é muito rápido, mas tem velocidade suficiente para acompanhar os lances, tem raça, lê bem o jogo, decide bem e é bom tecnicamente. Joga principalmente como lateral esquerdo, mas também gosto de o ver no meio-campo. Acho que pode ser um jogador muito influente na equipa se jogar como "6" ou como "8".

Informações
É mais um dos jogadores que chegou a Portugal via Estoril.  Esta já é a sua 3ª época em Portugal, 2ª no clube de Olhão.

Para quem?
Não sou fã de Elderson e Imorou não parece fazer parte das contas, por isso, podia ser um bom reforço para a lateral esquerda bracarense. Como médio, terá que se mostrar mais, porque as equipas com mais ambições que a sua equipa actual (Guimarães, Marítimo, Braga e Nacional, por exemplo), já estão bem servidas de jogadores para essa posição. Quanto ao preço, é difícil dizer um valor realista, mas diria que abaixo dos 500 mil euros seria um valor razoável.

Perfil no transfermarkt
Perfil no zerozero

Acrescento só que nesta equipa de Daúto Faquirá são vários os jogadores, além de Ismaily, que parecem ter capacidade para dar o salto: Salvador Agra, Wilson Eduardo, João Gonçalves, Cauê e André Pinto são alguns nomes a reter, só falando dos que jogaram hoje.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Matias Suarez (Anderlecht)

Nome: Matías Suárez
Data de Nascimento: 09.05.1988 (23 anos)
Posição: Avançado
País: Argentina
Clube Actual: Anderlecht

Não o vi hoje, nem nos últimos tempos, mas, sem querer, dei com um vídeo dele e decidi escrever este texto. A última vez que vi um jogo dele, já terá sido há mais de um ano, mas recordo-me bem de grande parte das suas características (e o vídeo ajudou a reavivar essas memórias).

Características
Excelente a nível da recepção de bola e passe, muito capaz no drible e no 1x1 e remata bem. Vai marcando alguns golos (esta época leva 9 golos e 5 assistências em 15 jogos repartidos por UEFA e Liga belga), mas é mais jogador de grandes golos do que de golos com regularidade. Gosta de ter liberdade para se mover por toda a frente do ataque para "entrar no jogo", sendo bom para uma frente de ataque com trocas posicionais. O maior problema do seu futebol é a tomada de decisão. Muitas vezes escolhe a situação mais complicada (apesar de a sua qualidade técnica permitir que se muitas vezes se consiga safar), mas aos 23 anos ainda pode corrigir isso. A nível de entrega ao jogo e disciplina táctica, devo dizer que já não me lembro muito bem. Já agora, fazendo uso das palavras dele ao site da UEFA: "I have built up some muscle but, more importantly, have become stronger mentally."

Informações
Já está na Europa há 3 anos, tendo chegado do Belgrano em 2008 para o Anderlecht, por isso, já está adaptado ao futebol europeu. Ainda não é internacional A argentino.

Para quem?
Em Portugal, só os 3 grandes têm capacidade financeira para o comprar (não sei quanto o Anderlecht está a pedir por ele, mas suponho que seja um valor a rondar ou superior a 5M€) e talvez encaixasse no Porto (na frente com Hulk e James) ou no Benfica (como segundo avançado atrás de um jogador mais fixo).


Entrevista ao site da UEFA
Perfil no Transfermarkt

sábado, 22 de outubro de 2011

Porto - Ataque e Defesa Organizada

Ao ver o jogo do Porto contra o APOEL, achei estranho o uso do duplo-pivot e a maneira como a equipa se posicionava quando tinha a bola em ataque organizado. Portanto, decidi analisar a situação (não em muito detalhe) e propor algumas soluções alternativas que, na minha opinião, melhoravam a qualidade de jogo da equipa.

1. Posições iniciais
A equipa do Porto desenhou um 4-3-3, com Hélton na baliza, quarteto defensivo composto por Sapunaru, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira; Fernando, Guarín e Moutinho no meio-campo e Hulk, James e Kléber abertos na frente. Em esquema não foge muito do seguinte:
Desenho Base

2. Defesa Organizada
Quando a equipa estava em situação defensiva, Guarín juntava-se a Fernando e formavam um duplo-pivot. É uma situação pouco usual no Porto, principalmente contra uma equipa de valor claramente inferior. James fecha na esquerda, Kléber também baixa um pouco para participar na pressão, mas Hulk quase não participa no processo defensivo. Diga-se que este é um grande problema. Já é difícil entender como no futebol actual, um jogador não cumpra a nível de posicionamento defensivo, mas ainda me é mais difícil entender que um jogador nem sequer faça parte do processo defensivo (por exemplo, fazendo pressão). Acaba por deixar a equipa a defender com 1 a menos, o que obriga outros jogadores a saírem das suas posições.
Em situação de defesa organizada

Qual seria a solução? Hulk passar para o meio nestas situações, pode ajudar (Kléber parece mais disponível), mas a melhor solução seria Hulk mudar de atitude e ser mais activo nas tarefas defensivas. Uma mistura das 2 também podia ser interessante. A parte do duplo-pivot é, obviamente, fácil de resolver: Guarín subia e jogava lado-a-lado com Moutinho como é normal. Nestas condições, o Porto também costuma "criar" um desenho parecido a um duplo-pivot defensivo, mas mais dinâmico e com trocas de jogadores. Por exemplo: se a bola estiver do lado de Moutinho, Fernando faz a cobertura/dobra e Guarín fecha o outro lado, ao invés, se a bola estiver do lado de Guarín, é Moutinho que fecha. Sugiro a leitura do texto do blog lateral esquerdo para se perceber melhor este "falso" duplo-pivot que normalmente o Porto usa:
http://lateral-esquerdo.blogspot.com/2011/09/ainda-o-sporting-proteccao-dos-medios.html

3. Ataque Organizado
Em ataque, Hulk encosta-se à linha, James vem para o centro, os médios invertem o triângulo (em relação à situação defensiva, isto é, passa a ser 1-2), os laterais sobem e Fernando fica mais próximo dos centrais. Aqui, o problema parece ser a distância entre alguns jogadores, nomeadamente de Hulk e Álvaro Pereira do resto da equipa. Guarín, Moutinho e James jogam próximos no centro e Sapunaru ao subir ocupa o espaço entre Hulk e os médios (às vezes entre Hulk e Kléber). Não me parece que seja o ideal, não só pela distância dos tais 2 jogadores do resto da equipa, mas também pela distância de Hulk aos lugares no campo onde ele pode criar mais perigo (imediações da meia-lua da área). No caso de Álvaro Pereira, fica sem apoios e é obrigado a fazer cruzamentos que grande parte das vezes acabam por não criar perigo.

Em situação de ataque organizado

Solução: Uma alternativa é jogar ao estilo do Palermo do ano passado ou do Nápoles (3 jogadores da frente em trocas posicionais a jogarem próximos). Assim, Hulk estaria mais próximo das zonas de finalização, James poderia envolver-se mais na construção de jogo (ao estilo de Pastore ou Hamsik nos casos que referi), Moutinho e Guarín davam suporte aos laterais quando estes subiam pela linha e Kléber teria mais apoio. No caso dos laterais fazerem cruzamentos, também seria mais fácil de ter um maior número de jogadores na área.

Solução Proposta para situação de ataque organizado

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Liga dos Campeões: Basileia (0) vs Benfica (2) - Notas

Rodrigo e Shaqiri
Não enganam. São craques e certamente que o futuro de ambos passará por ligas mais competitivas e equipas com mais ambições.

Bruno César
Parecia não ter pedalada para esta equipa, mas está a lutar pela titularidade com Nolito e Gaitán. Nolito não parece agradar muito a Jorge Jesus e Gaitán é um pouco inconstante e isso tem ajudado imenso o brasileiro. Independentemente dos titulares, há uma certeza: qualidade existe (e Enzo Pérez tem estado lesionado!).

Steinhöfer
Esteve muito bem a atacar juntamente com Shaqiri. A defender teve alguns problemas com ambos os alas, as subidas de Emerson e Rodrigo, que por vezes procura espaço nas alas.

Xhaka e Fabian Frei
Xhaka é o organizador de jogo do Basel e esteve bem. Muita certeza no passe (segundo o whoscored, fez 58 passes e acertou 53) e muito bem no posicionamento, procurando muito o jogo.
Comparando à equipa do Benfica que foi campeã, se Shaqiri é Di Maria, Fabian Frei é Ramires. Shaqiri preocupa-se mais com a fase atacante, Frei com as transições e a defesa. Possivelmente, quando Stocker estiver em condições, Frei jogará no centro do terreno, mas esta também é uma opção interessante que potencia outras qualidades do seu jogo.
Tanto Frei como Xhaka saíram, na minha opinião, erradamente (ainda por cima, Cabral e Zoua não acrescentaram nada à equipa).

Artur Moraes
A cada jogo que passa menos se percebe como passou ao lado de tantos olheiros e departamentos de prospecção. Fantástico jogador que o Braga recuperou e que brilha na baliza benfiquista.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Plantel Proposto vs Plantel Actual - Sporting

Plantel Proposto: Futebol é Isto!
Plantel Actual: zerozero ; transfermarkt

Diferenças
GR: - Golas + Boeck
DD: - J.Gonçalves + Pereirinha e Arias
DE: - Wendt + Insua
DC: - Torsi, Alex Silva e Cohene + Onyewu e Polga
MD: 0
MC: - Zézinho + Elias e Schaars
MO: - Valdés + A.Martins
EX: - Djaló, Salomão e Wilson Eduardo + Carrillo, Capel e Jeffren
PL: - Saleiro e Postiga + Bojinov e Rubio

Análise
A preferência de Boeck por um jogador jovem é natural, mas preferia vê-lo no lugar de Tiago, mesmo que Golas não fizesse parte do plantel (o 3º GR poderia ser um júnior).
João Gonçalves parecia ter ficado com um lugar no plantel, mas o Sporting decidiu emprestá-lo e dar uma nova oportunidade a Pereirinha, além de manter Arias no plantel. Preferia ver Pereirinha a jogar no meio-campo e Cédric ou João no plantel na vez de Arias, mas entende-se a ideia de emprestar esses 2 jogadores.
O Sporting não conseguiu Wendt em fim de contrato e decidiu dar uma oportunidade a Insua que ainda não se tinha conseguido afirmar no futebol europeu. Para já, parece ter ganho essa aposta. Wendt não ganhou o lugar no Gladbach e Insua já é titular indiscutível no Sporting.
No centro da defesa, Torsiglieri foi emprestado e Polga ficou no plantel. Para o último lugar no eixo da defesa, chegou Onyewu que já ganhou a titularidade. Carriço também conta como central, apesar de Domingos também já o ter testado à frente da defesa.
Um investimento forte no meio-campo trouxe Elias e Schaars para a equipa leonina. Zézinho acabou por ser emprestado ao Atlético (Liga Orangina). Valdés foi dispensado e André Martins impressionou na pré-época e ficou no plantel.
Maior revolução foi no ataque: Djaló, Salomão, Saleiro e Postiga saíram e Wilson Eduardo não teve oportunidade de ficar no plantel (apesar de se falar que pode voltar em Janeiro). Para os lugares destes jogadores chegaram vários "tipos" de jogadores: uns de inegável qualidade (Capel e Jeffren), outros com potencial (Carrillo e Rubio) e um que tem uma última hipótese de mostrar valor (Bojinov).

Resumo
Mais uma vez, comparativamente ao que propus, a equipa perde referências para o futuro, aposta em jogadores estrangeiros e gastam mais do que pensava (e se calhar mais do que o ideal).
Ainda assim, a qualidade do plantel é muito alta e a contratação de Elias, Schaars, Jeffren e Capel tornam o Sporting uma equipa candidata ao título já este ano (a minha proposta era mais pensada a médio prazo) e uma equipa a seguir na Liga Europa (apesar de não poder contar com Elias).

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Futebol é Isto! - O segredo do sucesso

Aproveitei o título do vídeo para título do texto, porque o achei muito curioso. Vejam:


Não é fantástico?

PS: não me esqueci do texto do Sporting. O tempo não tem sido muito, mas conto tê-lo no blogue até domingo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Plantel Proposto vs Plantel Actual - Braga

Plantel Proposto: Futebol é Isto!
Plantel Actual: zerozero ; transfermarkt

Diferenças:
GR: - Cristiano e Beto + Marcos e Berni
DD: - Miguel Garcia + Baiano
DE: 0
DC: - Paulão, Henrique e Aníbal + P.Vinicius, Ewerthon e Douglão
MD: - Vandinho + Vinicius e Custódio
MC: - Guilherme
MO: - Stilic + Mérida
EX: - B.Gama e Yazalde + Alan e P.César
PL: - Douglas + N.Gomes, Meyong, Carlão e Rivera

Análise
Entre Cristiano e Beto e Marcos e Berni, a diferença qualitativa não será muita. Mas mantinham um jogador com potencial na equipa e tinham mais um jogador de selecção no plantel, o que poderia ser importante para uma equipa como o Braga.
A chegada de Baiano foi uma boa novidade, pois é melhor que M.Garcia, tendo já ganho a titularidade. Também se enquadrava com a minha política de compras no mercado interno.
A revolução no centro da defesa parece estar a correr bem (o Braga é uma das equipas menos batidas da Liga), mas é sempre arriscado. Segurar Paulão teria sido interessante, mas P.Vinicius entrou bem na equipa. Ewerthon ganhou o lugar a Henrique na pré-época e Douglão será uma alternativa mais forte do que Aníbal. Ainda assim, Aníbal é um jogador da formação e seria interessante que tivesse hipótese de mostrar valor pela sua equipa.
Na proposta disse que o Braga devia escolher 1 entre Vinicius, Vandinho e Custódio. Acabou por escolher os 2 que eu não tinha escolhido. São jogadores de valor e o Braga não ficou a perder. Só se nota a falta de Vandinho quando H.Viana tem que sair e ninguém tem capacidade de pegar no jogo à frente da defesa. No entanto, o problema podia ficar resolvido com a permanência de Guilherme no plantel.
No negócio Pizzi, o Braga recebeu Fran Mérida. O espanhol tem muito potencial, mas ainda não conseguiu mostrar o seu valor. Diga-se que tanto no At.Madrid como no pouco tempo que jogou no Braga, jogou a extremo e isso pode estar a condicioná-lo. Stilic continua a ser uma boa opção, pois Mérida só está no clube por empréstimo.
Contava com as saídas de Alan e P.César que acabaram por não acontecer e o Braga ficou a ganhar com isso. Ainda assim, Bruno Gama teria sido uma excelente adição ao plantel, principalmente  por "troca" com P.César (apesar de Gama jogar preferencialmente à direita e P.César do lado esquerdo).
Na frente, mais uma revolução. Douglas desapontou na pré-época e foi emprestado e Zé Luís teve uma lesão grave que obrigou o clube a ir ao mercado. Meyong continua a mostrar valor e manteve-se no plantel. A chegada de N.Gomes foi muito importante não só a nível de projecção nacional do clube, mas também a nível desportivo. Carlão é a solução que Zé Luís está impossibilitado de ser e Rivera é um projecto para o futuro (incluí o mexicano no grupo dos avançados mas tenho ideia que é um jogador polivalente e também pode ser usado nas alas.

Resumo
Qualitativamente, é um plantel muito interessante. A permanência de Alan e as entradas de Baiano e Nuno Gomes foram muito boas para o clube.
A maior preocupação era ver como reagia a equipa à revolução na defesa. Sem problemas nesse aspecto, a única falha que aponto é a decisão de emprestar Guilherme. É um jovem com muita qualidade e potencial. Possivelmente, a decisão de emprestar terá sido feita tendo em conta uma maior utilização no Gil Vicente do que teria no Braga, mas não concordo com esse conceito (abordarei isso num texto futuro).
Em comparação com o proposto, tal como o Porto, perde referências para o futuro. Bruno Gama, Yazalde, Aníbal e Cristiano podiam ser elementos interessantes no futuro do clube.
Fica por saber o que acontecerá quando (/se) Pizzi voltar.

domingo, 9 de outubro de 2011

Plantel Proposto vs Plantel Actual - Benfica

Plantel Proposto: Futebol é Isto!
Plantel Actual: zerozero ; transfermarkt

 
Diferenças
GR: - J.Cesar e Moreira + Eduardo e Mika
DD: - Wass
DE: - Carole e Ansaldi + Emerson, Capdevilla e L.Martins
DC: - Roderick e Toloi + Garay e M.Vitor
MD: - N.Coelho
MC: - C.Martins + Witsel
MO: 0
EX: + R.Pinto
PL: - Jara + Saviola, Rodrigo e Mora

Análise
Os 2 jogadores escolhidos pelo Benfica para a baliza são melhores que os 2 jogadores que escolhi. No entanto, para cada um dos jogadores, não parece ter sido uma transferência muito favorável. Eduardo precisava de jogar para ainda ter hipóteses de ser titular no Euro e Mika também precisa de jogar. Não acho que necessite de ser titular e fazer 30/40 jogos por época nesta fase da carreira, mas devia ser pelo menos 2ª opção.
Na direita, fiquei surpreendido com Wass não ter ficado no plantel. R.Amorim, não me parece ser capaz de preencher a vaga de Maxi no caso do uruguaio se lesionar (ou por qualquer outro motivo não puder jogar).
Na lateral esquerda, mais uma revolução. Capdevilla nem foi inscrito na LC e poderá sair em Janeiro. Se foi comprado como 2ª opção, não me parece uma boa política, porque era importante que Carole estivesse no plantel. Entre Ansaldi e Emerson, a escolha seria evidente, mas foram gastos muitos milhões noutras posições e é natural que a escolha tenha recaído num jogador mais barato.
Garay é claramente uma grande aquisição e não teve problemas de adaptação como poderia ter acontecido com Tolói (que ainda precisava de evoluir). A permanência de M.Vítor em detrimento de Roderick no plantel também é interessante, apesar do mais jovem mostrar potencial. Mais uma vez, era importante que M.Vítor fosse a 1ª opção no banco.
No meio-campo, não há muito a dizer. Pensei que por ter chegado recentemente ao clube que N.Coelho integrasse no plantel, mas não foi essa a decisão tomada. Quanto a Carlos Martins e Witsel, o belga oferece exibições mais constantes e tem um enorme potencial e ainda ganha na polivalência. Único argumento que posso apresentar para preferir Carlos Martins no plantel é que o dinheiro gasto em Witsel podia ter sido gasto num defesa (suplente para Maxi, titular na esquerda ou um suplente melhor que Jardel).
A integração de R.Pinto parece mais uma opção para satisfazer alguns fãs desejosos de ver jogadores da formação a chegarem ao plantel principal do que uma opção técnica. Aliás, neste lote também se podem incluir D.Simão, N.Oliveira e L.Martins.
Esperava que Jara tivesse a sua grande época, mas pelo que fez na pré-época, talvez tenha sido uma boa decisao emprestá-lo ao Granada e, sendo assim, manter Saviola no plantel faz todo o sentido. Era bom que a situação contratual de Saviola fosse rapidamente resolvida. Pelo que fez no Mundial Sub-20, Rodrigo merece lugar neste plantel e devia ter mais hipóteses de mostrar o seu valor. A incógnita é Mora. O uruguaio pode ser muito bom, mas tem tantos jogadores à sua frente que não faz muito sentido a sua inclusão no plantel. Cardozo, Saviola, Rodrigo, Oliveira, B.César, Gaitán e Nolito dão para as despesas.


Resumo
Qualitativamente, a baliza, o meio-campo e o ataque estão muito bem servidos, mas há algumas dúvidas quanto à situação "individual" de alguns jogadores (isto é, para a equipa é bom, para os jogadores pode não ser).
A defesa é o único sector que me oferece algumas dúvidas. Maxi é bom, mas não tem suplente. Emerson serve, mas não faz esquecer Coentrão e tenho algumas dúvidas quanto ao que poderá acontecer quando ele não estiver disponível (Capdevilla aceitará jogar? L.Martins tem qualidade/potencial que chegue?)
As situações mais preocupantes são claramente as dos jovens da formação, que não deverão ter muitas oportunidades e Mora que parece estar a mais e a retirar hipóteses de outros terem mais minutos(/oportunidades).
Em comparação com a minha proposta, o plantel oferece mais qualidade e quantidade, o que não será de estranhar porque não faço ideia dos orçamentos e tento fazer as contas "por baixo".

sábado, 8 de outubro de 2011

Plantel Proposto vs Plantel Actual - Porto

Antes da época começar, escrevi uns textos onde propunha uma composição do plantel de Porto, Benfica, Braga e Sporting. Agora, vou comparar esses plantéis com os plantéis actuais.

Plantel Proposto: Futebol é isto!
Plantel Actual: zerozero ; transfermarkt

Diferenças
GR: 0
DD: - David Bruno + Sapunaru
DE: + A.Sandro
DC: - Sereno e André Pinto + Maicon e Mangala
MD: - Sérgio Oliveira + Souza
MC: - Castro + Defour
EX: + C.Rodriguez e Iturbe
PL: - Falcao

Análise
Gostava de ver David Bruno no plantel, mas Sapunaru e Fucile foram preferidos. Em termos qualitativos actuais, o Porto ficou a ganhar. Em termos potenciais, na minha opinião, ficou a perder.
A falta de propostas interessantes por Álvaro Pereira, levou a que o Porto ficasse com 3 jogadores para a lateral esquerda. No entanto, tanto E.Rafael como A.Sandro têm tido problemas clínicos e A.Pereira tem sido a única solução (e a adaptação de Fucile). Ganhou mais uma opção que ainda não se mostrou, mas tem muito potencial.
No centro da defesa, Maicon e Mangala ganharam o lugar a André Pinto e Sereno. Maicon começou a época como titular, mas já perdeu o lugar para Otamendi. Mangala continua a ser 4ª opção. Sereno já fez 5 jogos em 8 da Liga Alemã pelo Colónia e André Pinto ainda não ganhou lugar na equipa de Olhão. Entre Sereno e Maicon, a diferença não será muita, mas a polivalência do português devia dar-lhe a preferência. Entre André Pinto e Mangala, o facto de um deles ser formado na equipa devia dar-lhe alguma vantagem, mas parece funcionar ao contrário. Em termos qualitativos, tanto actuais como potenciais, a diferença não será muita.
No meio-campo, mais uma vez, dei preferência a jogadores da formação. O Porto preferiu Souza e Defour. A opção pelo belga em detrimento de Castro, é fácil de explicar qualitativamente, apesar de Castro ser uma peça influente no 11 do Gijón de Preciado. Quanto a Souza e Sérgio Oliveira, o caso é mais complicado de analisar. Talvez a melhor opção fosse, ficarem os 2. Souza tem potencial, mas tem que melhorar alguns aspectos do seu jogo (posicionamento defensivo, leitura de jogo e tomadas de decisão), Sérgio Oliveira, precisava de um grande desafio. Algo que o obrigasse a subir o nível e, de preferência, que mudasse a atitude dentro de campo. Ainda assim, se Fernando saísse no último dia de mercado, o clube tinha um problema grave a resolver, pois nenhum deles seria capaz de assumir a titularidade.
Na frente, algo estranho se passou. Não é normal haver um planeamento tão mau no Porto. Falcao saiu sem que houvesse um jogador a substituí-lo e não foi encontrada colocação para Cristian Rodriguez. Agora, há um excesso de jogadores numa posição (6 extremos!) e escassez noutra (só 2 pontas-de-lança, ainda por cima, não se percebe muito bem a situação de Walter). Iturbe é um jogador com muito potencial, mas também Christian Atsu o é, e custa-me a perceber qual a razão para se escolher o argentino em detrimento de um jogador que já é "da casa".

Resumo
O Porto ficou a ganhar qualitativamente nas opções defensivas, principalmente com Alex Sandro e Sapunaru (no caso do romeno, em comparação com David Bruno). No meio-campo, também parece mais forte com Defour, mas no ataque ficou a perder imenso com a saída não colmatada de Falcao.
Na minha opinião, também fica a perder em termos de identidade e referências para o futuro. Jogadores como André Pinto, Castro, David Bruno e Sérgio Oliveira podiam-se tornar capitães de equipa e, quem sabe, fazer toda a carreira no Porto. Assim, o mais certo é não terem muitas mais hipóteses (talvez os últimos 2 ainda tenham no próximo ano).
Em Janeiro chega Danilo que será uma adição importante, mas falta saber para que posição. Sapunaru e Fucile não são jogadores de top, por isso, pode encaixar na direita da defesa. No entanto, Fernando já mostrou vontade de sair, então também pode ser solução para a posição 6.

domingo, 2 de outubro de 2011

Manoel (Penafiel)

Nome: Manoel
Data de Nascimento: 01.02.1989 (22 anos)
Posição: Avançado
País: Brasil
Clube Actual: Penafiel

Mais um bom jogador na nossa segunda liga. Joga no centro do ataque, mas procura sempre a bola, mesmo em terrenos mais recuados (às vezes até parece que joga a médio). Remata com ambos os pés, tem boa técnica (no controlo de bola e no 1vs1) e passa bem. Não é muito forte fisicamente, mas não tem medo do confronto físico e também é capaz no jogo aéreo. No ano passado, já jogou no Penafiel sendo suplente de Michel (agora no Paços). Este ano pode aproveitar a saída do seu compatriota para se mostrar. Aos 22 anos ainda pode ter um grande futuro à sua frente. Na Primeira Liga, podia ser um bom reforço para Feirense e Rio Ave.

Nota: Gostava de rever Aldair (19 anos, extremo, Penafiel) e Carlos Eduardo (21 anos, médio centro/ofensivo, Estoril).