sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Observação: Atlético de Madrid

O jogo observado foi o encontro da LC At. Madrid vs Zenit. O At. Madrid não contou com Diego Costa e Raul Garcia. Nos seus lugares jogaram Adrián e Arda Turan.

1. Sistema. A defender é evidente: 4-1-4-1. O ataque será explorado nos pontos seguintes.
vs Zenit
Muita organização, linha quase perfeita.

2. Transição ofensiva com processo interessante. Primeiro, comparando o que foi dito acima e as imagens anteriores com as posições médias disponibilizadas pela UEFA notam-se algumas diferenças.

Primeiros 15 minutos de jogo: Arda Turan no meio. O resto sensivelmente igual ao mostrado.
Primeira Parte (e sensivelmente igual às posições médias no final): já não se nota tanto a alteração
da posição de Arda Turan, mas ainda parece estranho.

Então, qual a razão deste posicionamento?

Lance no seguimento de uma recuperação de bola
Lance no seguimento de um pontapé de baliza,
com condução para o corredor central.

Em transição ofensiva, Turan faz uma diagonal da direita para o corredor central ou mesmo para o lado esquerdo.
Do lado contrário, não há esse movimento. Adrián limita-se a juntar-se a Villa no meio. Quem se aproxima mais desse movimento é Koke. Como interior esquerdo aparece muitas vezes em zonas mais próximas do corredor direito, mesmo em organização.

3. Organização Defensiva. Bloco baixo, muito central. Lentidão a "bascular", torna fácil a entrada da bola no corredor lateral quando a passe é feito de posições recuadas, principalmente no lado de Turan.
Início da jogada do lado direito ofensivo, passe para corredor central
 e depois o passe é feito para Ansaldi que recebe junto à linha lateral e
consegue conduzir para o meio no espaço entre-linhas.

Outra movimentação normal da equipa em organização defensiva é a saída do interior do lado da bola na contenção. Quando isso acontece, Suárez dá cobertura ocupando a posição deixada pelo colega na linha do meio-campo e no caso de Suárez ficar mais próximo desse interior, o outro ocupa a posição "6".
Koke sai à bola, Suárez ocupa a sua posição na linha.
Koke contém, Suárez dá cobertura a Koke e Gabi dá cobertura a Suárez.

Equipa com processos interessantes tanto defensivos como ofensivos. A entrada de Diego Costa não altera muito os processos (Villa ocupa a posição de Adrián e Costa a de Villa), mas gostava de ver com Raúl García se a dinâmica que Arda executa também acontece.


PS: A intenção era fazer vídeos para tornar mais perceptível a análise a alguns movimentos, mas tive alguns problemas com o editor e decidi deixar com as imagens para não atrasar mais a publicação do texto.

Nota não relacionada: Um comentário (ao texto sobre os coeficientes da UEFA) não foi publicado quando foi enviado por não ter recebido mail associado ao mesmo. Só ontem o encontrei na página de moderação e aceitei.

10 comentários:

  1. Excelente Luís! Acreditas que o Atlético já tem capacidade pra fazer frente ao Real e talvez disputar a liga? Conheces o Oliver e sabes se tem jogado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Acreditas que o Atlético já tem capacidade pra fazer frente ao Real e talvez disputar a liga?"
      Difícil lutar contra os 2 "monstros" mas tem capacidade para ganhar tantos jogos às outras equipas como eles. E depois são 4 jogos para decidir tudo...

      "Conheces o Oliver e sabes se tem jogado?"
      Conheço. Tem 53 minutos segundo o transfermarkt. Difícil entrar na equipa. Tiago e García não jogaram neste jogo e também podem jogar no meio. A outra promessa, o Saúl Ñíguez, talvez tenha feito uma melhor opção. Está a titular no Rayo Vallecano, por empréstimo.

      Eliminar
  2. Boa análise Luís,

    "Tem 53 minutos segundo o transfermarkt. Difícil entrar na equipa." Difícil vencer os estatutos, ele tem futebol mais que suficiente para entrar nesta equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ronaldinho, obrigado!

      "Difícil vencer os estatutos"
      Também, claro.

      "ele tem futebol mais que suficiente para entrar nesta equipa."
      Talvez. Precisava de o ver num jogo com este nível de exigência. Só o vi em jogos pelas equipas jovens de Espanha. Mas Gabi, Suárez e Koke fazem um meio-campo muito bom.

      Eliminar
    2. O Ronaldinho é o agente do gajo! Fora de brincadeiras, ele oferece muitas coisas boas nas selecções jovens. Eu teria de jogar com um miudo desses em todos os jogos, nem que fossem 20 minutos. O potencial dele é gigante, e só por isso passaria à frente de jogadores mais experientes. Talvez na posição do Turan, com os movimentos que aqui referiste.

      Eliminar
    3. Eu vi algumas coisas do At Madrid a espaços e tenho ideia que ele costuma entrar para o lado esquerdo. Talvez para o lugar de Koke. Não tomes como certo, mas tenho ideia disso. Eu preferia dar-lhe uma posição mais central. Talvez a entrar para o lugar do Gabi.

      Eliminar
    4. Do que me lembro das selecções ele jogava a interior. Acredito que a razão porque não jogue seja pela componente física (infelizmente..). Coloca-lo no flanco era apenas para resguarda-lo de tantos choques.

      Mas para mim é jogador de corredor central e espero que assim continue.

      Eliminar
  3. Que tal fazer nova análise?

    ""Acreditas que o Atlético já tem capacidade pra fazer frente ao Real e talvez disputar a liga?"
    Difícil lutar contra os 2 "monstros" mas tem capacidade para ganhar tantos jogos às outras equipas como eles. E depois são 4 jogos para decidir tudo..."

    Um abraço! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho tempo... Mas também não mudaram muito. Ás vezes jogam em 4-4-2 com Costa e Villa na frente. Na 2a volta contra o Zenit, jogou o Raul Garcia como PL e Adrián e Rodriguez nas alas (esquerda e direita, respectivamente). Em 4-4-2, fiquei com a sensação que juntam mais as linhas (será natural, para compensar a não existência de um jogador entre a defesa e o meio-campo). De resto, é das equipas que mais gosto de ver a defender. A atacar, depende. Gostei muito dos contra-ataques com o Raul Garcia e adoro o Villa. Diego Costa não faz muito o meu estilo, mas marca (/está a marcar). Muito!

      Eliminar
    2. Ah e sobre a citação, mantenho. Estão a ganhar os jogos aos outros e dão luta nos jogos contra os "monstros": ganharam ao Real e empataram com o Barcelona. É preciso é continuar assim. Não sei se a forma do Diego Costa dura até ao fim da época. Se não durar, é preciso ver como a equipa reage.

      Eliminar